Certamente você já esteve em muitos lugares paradisíacos, mas nada como as Ilhas Gili, na Indonésia. Um dos lugares mais mágicos e exuberantes que eu já conheci.

A Indonésia é formada por um complexo de inúmeras ilhas, cada uma com sua cultura e culinária local. As ilhas Gili não ficam atrás. Estas são um conjunto de três pequenas ilhas no mar de Bali, e costumam ser um passeio popular para quem está em Bali.

Leia também: Tudo sobre o templo Borobudur na ilha de Java, Indonésia

E uma viagem para as ilhas Gili é uma experiência fantástica. É a viagem ideal para quem pensa em comer bem, dormir em hotéis deliciosos na beira da praia e fazer massagens a preços super convidativos. Ou seja, relaxar e aproveitar a sombra e água fresca, né?

O mar é de uma transparência tão pura que eu não consigo descrever. Você consegue ver peixes a olho nu, numa profundidade de até 20 metros. Quem é apaixonado por mergulho adora ir pra lá! E mesmo para quem só pretende nadar no mar, as Ilhas Gili são o paraíso perfeito!

Ilhas Gili na Indonésia
Imagem: Akarat Phasura | Adobe Stock

Onde ficam as ilhas Gili no mapa?

As ilhas Gili ficam a leste de Bali, e pertinho de Lombok, uma das inúmeras ilhas do arquipélago.

A melhor forma de chegar nas ilhas Gili é por barco. Se você estiver em Bali, é cerca de uma hora de viagem. Para quem está em Ubud, que fica no centro de Bali, será necessário ir até a costa (1 hora) e dali pegar um barco até as ilhas Gili (mais cerca de 1 hora).

Se você estiver em Sonda Ocidental, é cinco minutos de barco até lá! Pertinho!

Leia também: 7 coisas para fazer em Ubud, na Indonésia

As ilhas Gili são as seguintes: Gili Trawangan, Gili Air e Gili Meno. Gili Trawangan, ou simplesmente Gili T, é a mais badalada de todas as ilhas. Se você curte festas, lá é o lugar.

GIli Trawangan
Imagem: Scottiebumich | Adobe Stock

Se você busca mais conforto e tranquilidade, seu lugar é Gili Air, onde eu fiquei. É um lugar mais tranquilo e com boa infraestrutura de turismo.

Ilhas Gili na Indonésia
Imagem: Instagram Juliana França

E Gili Meno é mais tranqüila ainda, eu diria até mais rústica e ainda não tão preparada para turismo, mais para quem gosta de viagens introspectivas.

Gili Meno
Imagem: Luciano Mortula-LGM | Adobe Stock

Minha viagem nas ilhas Gili

Como eu queria sossego, acabei ficando em Gili Air e não me arrependi. Havia muitos restaurantes com peixes frescos na beira da praia, massagens diárias, e um silêncio e tranqüilidade raros de se encontrar. E não existem carros na ilha!

Eu cheguei com o barco e fui recebida por uma charrete que me levou até o hotel. Ali é possível alugar bicicletas pelo período que você quiser, mas a ilha é tão pequena, que você pode caminhá-la toda à pé.

E apesar de não ser uma ilha tão badalada quanto Gili Trawangan, ela também tem alguns bares onde você pode ouvir boa música e tomar alguns drinks enquanto vê o pôr do sol. Parece um sonho, né?

Ilhas Gili na Indonésia
Imagem: Instagram Juliana França

O que fazer nas ilhas Gili?

Bom, sombra e água fresca não são suficientes? Ok! Alguns resorts oferecem aulas de yoga à beira mar, o que é perfeito para quem quer relaxar! Também há escolas que você pode simplesmente ir e pagar pela aula, não são difíceis de encontrar.

Outra opção são os tours de mergulho. Há vários tours excelentes e para todos os níveis, vale a pena demais. Para quem tem pouco tempo, é o tour que eu mais recomendo. Isso porque é uma experiência realmente inesquecível, e, de quebra, poderá também conhecer as outras ilhas Gili neste passeio.

Quanto tempo ficar nas ilhas Gili?

O tempo necessário para aproveitar a ilha vai depender muito da sua disponibilidade e paciência. Como eu disse, é um paraíso. Mas não é uma cidade com diversas coisas para ver e fazer. Dois dias é o tempo mínimo que eu recomendaria para estar ali e curtir um pouco a vibe do lugar. Até porque, imagino que você também vá querer conhecer outras coisas da Indonésia, como Ubud e Borobudur.

Onde ficar nas ilhas Gili?

No hotel Bambu Cottages. Este é um hotel super charmoso na beira da praia, com excelente custo benefício. Os quartos são pequenos bungalows confortáveis, o café da manhã é servido na beira do mar e o banheiro é a céu aberto, uma experiência que achei incrível, pois adorei tomar banho olhando para as estrelas.

Ah! Eles também oferecem massagem a preços bem camaradas, basta agendar horário.

Hotel Bambu Cottages
Endereço: Desa Gili Indah, 83353 Gili Air, Indonésia
Reserve com cancelamento grátis no booking.com

Últimas dicas sobre as ilhas Gili

Se você quiser ir por conta própria para as ilhas Gili, é possível reservar o seu barco para as ilhas pela internet. Aqui vai o link para que você faça a reserva direto pelo site da Get Your Guide.

Você também já pode reservar o tour de mergulho pela internet, aqui neste link tem mais informações.

Mas se você é do tipo que odeia dor de cabeça e quer já se programar para ter tudo certinho, esta é nossa dica de ouro. Este tour já inclui o transfer saindo de Bali, hospedagem por uma noite e mergulho, tudo no pacote. Ideal para quem só quer escapar de Bali por uma noite e ter uma experiência diferente na Indonésia.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com