A ilha de Bali é, sem sombra de dúvidas, um dos lugares mais lindos e impressionantes que já conheci na Ásia. Eu estive hospedada em Ubud por alguns dias, uma cidade charmosa no centro da ilha. Apesar de não ser praia, a vantagem de estar em Ubud é que existem várias opções de passeios por perto que te ajudam a aproveitar bem a região.

Veja também:
10 Motivos para incluir as Filipinas no seu roteiro pela Ásia
Conheça as paisagens paradisíacas das praias Filipinas neste vídeo

São várias as coisas para fazer por lá. Portanto, vai pegando a caneta para anotar ai a listinha que preparei para você das melhores dicas de coisas para fazer em Ubud!

Conhecendo melhor a ilha de Bali, na Indonésia

Bali é a única ilha hinduísta na Indonésia. E você vai notar isso assim que desembarcar no aeroporto. São vários altares espalhados por todos os cantos da ilha, com flores e incensos, fazendo com que o perfume ali seja bem característico. Ao chegar em Ubud você verá em frente às casas e comércios pequenos pratinhos de folha de bananeira com flores e incensos no chão. Não os ignore! Logo pela manhã, se você tiver oportunidade, você verá a cidade inteira cantando e colocando esses pratinhos na frente de suas casas. Essa é uma oferenda aos deuses locais em agradecimento e pedido por bênçãos para o dia.

Ubud Bali
Imagem: Tropical studio | Adobe Stock

7 coisas para fazer em Ubud, Indonésia

Chegando em Ubud você vai se deparar com uma cidadezinha pequena rodeada por muita, mas muita natureza. É como se você estivesse em um local em total harmonia. As pessoas são felizes e receptivas, todas muito dispostas a ajudar.

A comida é deliciosa, as lojinhas todas delicadas… E o mais interessante é ver que em toda residência há um pequeno templo que você verá sempre cheio de flores.

Templo Ubud Bali
Imagem: Chao | Adobe Stock

1. Templo das Águas

O Templo das Águas é um dos templos mais famosos em Ubud, Bali. Elas são consideradas águas sagradas, que possuem o poder de purificar quem entra ali. Por isso você verá muitas pessoas se banhando em suas piscinas. A nascente fica ali mesmo no templo, num lago. E o templo é formado por várias piscinas com fontes que jorram essa água sagrada.

As piscinas são de livre acesso e você pode se banhar nelas. Cada uma das fontes possui um significado: dependendo do que você quer pedir ou agradecer, existe uma fonte específica. Por isso, eu recomendo que você verifique a fonte antes de entrar, até por uma questão de respeito. Mas se você não quiser pedir nada, acho que não tem problema entrar apenas para experimentar.

No domingo, por ser um dia sagrado para os hindus, o templo costuma ficar mais cheio e entrar nas fontes pode demorar horas. Portanto, eu recomendo um outro dia para a visita.

Também na tradição hinduísta, mulheres menstruadas não devem entrar nos templos, como sinal de má sorte. Muitos turistas desrespeitam essa regra, até porque ninguém fica checando ninguém, mas vale deixar avisado, né?

Templo das águas Ubud
Imagem: ekix | Adobe Stock

2. Floresta dos Macacos

A Floresta dos Macacos fica quase que no centro de Ubud e é um local de fácil acesso.

É um local sagrado, rodeado de templos em que os macacos são considerados sagrados. A verdade é que você verá muitos macacos por Bali, mas ali é o local especial deles. Eles são cuidados e reverenciados e estando lá você também pode interagir com eles.

Apesar de ficar no meio da cidade, a mata ali é fechada e a sensação é realmente de estar no meio de uma floresta. Evite levar comidas e bebidas, pois os macacos podem roubá-los.

Imagem: Instagram | Juliana França

Lá dentro existem guardas florestais que cuidam da interação das pessoas com os macacos e alguns até vendem bananas que você pode dar a eles como isca para que eles subam no seu ombro.

Quando eu fui com amigos, nos divertimos muito, pois os macacos subiram nas costas de um dos meus amigos e ficou mexendo no cabelo dele, como se estivesse catando piolho. É bem divertido! Sem falar na beleza natural exuberante do local. Definitivamente, um lugar que não pode faltar na sua lista de coisas para fazer em Ubud.

Floresta Macacos Ubud Bali
Imagem: Instagram | Juliana França

3. Aula de culinária local em Ubud, Bali

Eu amo comer, né? E para mim não há nada mais incrível do que conhecer a culinária local de um país. Em Ubud existem vários programas de aulas de culinária que são ótimos para conhecer pessoas e saber um pouco mais sobre a culinária balinesa.

Para quem gosta de cozinhar e descobrir novos aromas, eu super recomendo esse programa. A cozinha Asiática é muito diferente da nossa, a mistura de sabores é algo muito único e é quase impossível tentar misturar os temperos em casa sozinho se você não tem uma base. Então, para os interessados, o curso vale muito a pena. Eles não costumam ser caros e geralmente termina num almoço ou jantar, o que faz o custo benefício ser ainda mais interessante.

Reserve aqui a sua aula de culinária em Ubud.

4. Campos de arroz

Outra coisa maravilhosa de se fazer em Ubud é visitar um dos inúmeros campos de arroz ao redor da cidade. É definitivamente uma experiência que você precisa viver se for pra lá.

Existem vários tipos de tour, onde você pode ir apenas aos campos, como também pode combinar com visitas de cachoeiras, templos e caminhadas pela natureza, por exemplo. A paisagem pelo caminho é de tirar o fôlego e, ao chegar nos campos, você pode caminhar por eles e entender como funciona o sistema de plantação e irrigação da terra.

Geralmente você tem um tempo para almoçar algo típico na estrada também, em algum restaurante no meio do mato. Quando fui com meus amigos, paremos num restaurante num penhasco, com uma vista linda para os campos. A comida era muito saborosa e a vista, de tirar o fôlego. Eu amei!

Veja aqui algumas opções de tour pelos campos de arroz e por Bali.

Imagem: Instagram | Juliana França

5. Ubud Palace

O Ubud Palace é a casa da família real balinesa. Ele fica bem no centro da cidade e pode ser visitado durante o dia, com entrada gratuita. Como toda construção balinesa, você verá vários templos ali dentro. Construções como você nunca viu antes no Ocidente, super ricas em detalhes. Como você verá por Ubud e Bali, muitos templos não permitem a entrada de turistas, por respeito mesmo. E ali não é diferente. Mas o patio do Palácio, por si só, já merece a visita, pois é de cair o queixo.

Imagem: lcchew | Adobe Stock

O interessante é que o Ubud Palace oferece espetáculos diários de danças típicas, todas as noites, às 19h30. Eu assisti algumas e super recomendo. Você não pode sair de Ubud sem ver um espetáculo de dança! Só recomendo que fique esperto, pois existem muitos cambistas ao redor que abordam turistas para vender ingressos com preços mais caros.

Minha recomendação é que você compre o seu ingresso diretamente na entrada do palácio para evitar transtornos.

ubud palace bali
Imagem: Instagram | Juliana França

6. Nascer do Sol no Mount Batur

Quer adicionar algo incrível na sua lista de coisas para fazer em Ubud? Um dos passeios imperdíveis para quem gosta de caminhadas pela natureza é ver o nascer do Sol no Mount Batur.

O Mount Batur é um vulcão ainda ativo na região, famoso por sua beleza exuberante. Eu acabei não fazendo esse passeio, mas alguns amigos foram e amaram. É um tour que começa bem na madrugada em que você sobe a montanha para ver o nascer do Sol lá de cima. Eu devo confessar que me arrependi de não ter feito e até por isso resolvi recomendar aqui no blog. Você precisa ter disposição, pois a caminhada é longa e também precisa acordar bem cedo, mas tirando isso, é um passeio inesquecível.

Reserve aqui o seu tour para o Mount Batur

Imagem:  glass_frog | Adobe Stock

7. Massagem em Ubud, Bali

O que não pode faltar em Bali é massagem! E você verá muitas casas de massagens espalhadas por Ubud. São muitas, muitas mesmo! Eu fazia praticamente uma por dia. Os preços são excelentes e as massagens deliciosas.

Muitos hotéis também oferecem esse tipo de serviço, então vale a pena você se informar direitinho e ver o melhor custo benefício. Também é possível fechar pacotes com diferentes tipos de tratamento. Isso vai muito da pessoa e do gosto. Mas se você é do tipo que gosta de massagem eu já vou te avisando: você vai se esbaldar em Ubud!

Massagem Ubud Bali
Imagem:  Ivan Kurmyshov | Adobe Stock

Onde ficar em Ubud, Indonésia?

No Ubud Bungalow, onde ficamos. Este hotel é um três estrelas com uma localização excelente! Fica na rua principal de Ubud e já surpreende logo na entrada. Uma pequena portinha que te dá acesso a um corredor no meio da floresta, cheio de bungalows privativos rodeados pela mata tropical da Indonésia. Você vai acordar com o barulho dos pássaros e degustar seu café da manhã no jardim, com muitas opções de sucos e frutas tropicais. Ele fica a poucos passos das principais atrações turísticas da cidade e também rodeado de lojinhas e ótimos restaurantes.

Os quartos são variados, tendo opções mais baratas e simples, apenas com ventilador, e opções mais luxuosas com ar condicionado. Como o calor na Indonésia é grande, se você é do tipo calorento como eu, recomendo pagar um pouco a mais e prezar por este conforto. O Ubud Bungalow possui piscina entre os quartos e no meio do jardim e não oferece serviço de massagem. Mas próximo a ele você encontrará vários mini spas com todos os tipos de massagem que puder imaginar. Um lugar que fiquei e adorei!

Ubud Bungalow
Endereço: Jln. Monkey Forest, Ubud, 80571 Ubud, Indonésia

Reserve com cancelamento grátis no booking.com

Booking.com

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com