Tirar o visto para a Índia é muito mais simples do que você imagina. Tudo vai depender do motivo da sua viagem e do período que você pretende ficar no país. Descobri recentemente que a Índia é um paraíso à parte. Com inúmeros atrativos que atraem gente do mundo todo. Por isso, eu diria que uma vida só não é suficiente para conhecer tudo o que a Índia tem para mostrar. Mas como não temos tanto tempo disponível assim, e muitos outros destinos para explorar, comecemos com a possibilidade de ficar até dois meses por lá.

Visto para Índia: duas opções

Existem duas formas de tirar o visto para a Índia: diretamente pelo consulado ou online (e-visa). O visto online é tão simples de se tirar, que parece até pegadinha. Se a sua viagem é curta e você não pretende ficar mais de dois meses no país, o visto online é a melhor opção. Mas se você é o tipo de viajante sem destino, que deixa a vida acontecer e te levar, talvez seja mais recomendado tirar o visto pelo consulado. Ele te dá a opção de múltiplas entradas e te permite uma estadia de até 6 meses como turista na Índia.

visto para a índia

Tirando o visto para a Índia online

O visto online é bem menos burocrático. Por isso é o mais recomendado caso você não tenha planos de voltar à Índia em um curto período de tempo. Lembrando que ele só dá direito a uma entrada no país também. Para tirá-lo, você precisa apenas entrar no site do e-visa e preencher os seus dados, anexando uma foto 3×4 em formato .jpg. Após isso, eles te darão os dados para pagamento da taxa (aproximadamente 115 dólares) e depois da confirmação, o visto chega no seu email.

Na verdade, você receberá um documento, o ETA, que deverá imprimir e levar contigo na viagem. Portanto, é importante que ele esteja impresso, pois as autoridades migratórias irão pedi-lo no aeroporto para poderem carimbar o seu passaporte. É este documento que te dará a permissão de entrada.

Quanto tempo de antecedência para tirar o visto para a Índia online?

Outra coisa importante é não pedir esse visto com muita antecedência, pois ele te dá um período limite de entrada no país. O recomendado é pedi-lo 2 semanas antes, pois em até 48 horas você terá tudo em mãos. E como todo o processo é online, você pode fazê-lo de qualquer lugar do mundo. Não necessariamente no país em que você é residente.

Lugares de entrada com o visto para a Índia online

Com esse visto você pode entrar pelos seguintes aeroportos: Ahmedabad, Amritsar, Bagdogra, Bengaluru, Calicut, Chennai, Chandigarh, Cochin, Coimbatore, Delhi, Gaya, Goa, Guwahati, Hyderabad, Jaipur, Kolkata, Lucknow, Mangalore, Mumbai, Nagpur, Pune, Tiruchirapalli, Trivandrum & Varanasi e 3 portos (ex. Cochin, Goa, Mangalore). Eu fui ao estado de Kerala, uma das regiões mais fantásticas da Índia! Para saber o que fazer em Kerala, acesse este post!

Leia também: O que comprar na Índia? Guia de compras pela Índia

Tirando o visto para a Índia pelo consulado ou embaixada

Para tirar o visto pelo consulado é importante levar todos os documentos específicos no consulado ou embaixada da Índia. Em aproximadamente uma semana seu visto será concedido. Lembrando que esse visto te dá direito a múltiplas entradas e a um período máximo de 6 meses de estadia. Ele também tem uma validade de 1 ou 5 anos.

Para retirar esse visto, é importante que você seja residente no país em que o solicita.

O custo do visto válido por um ano é de aproximadamente 115 dólares e o de 5 anos é o dobro. Portanto, acaba sendo conveniente para quem é apaixonado pela Índia e não se contenta com uma só viagem para lá.

visto para a índia

Documentos necessários para tirar o visto para a Índia no consulado/embaixada

– Preencher o formulário online e levá-lo impresso
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Recibo bancário original do pagamento da taxa consular feita em dinheiro no banco
– Envelope auto-endereçado
– Uma autorização assinada, mencionando o seu endereço completo e dados pessoais para retornar o seu passaporte e visto para você

Visto para a Índia: como escolher o consulado ou embaixada?

Não é você que escolhe se deve ir à Embaixada ou Consulado para tirar o visto para a Índia.

Para os residentes nos seguintes Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, o visto deverá ser solicitado no Consulado Geral da Índia em São Paulo. 

Para os residentes em todos os demais Estados, o visto deverá ser solicitado na Embaixada em Brasília. 

Entrando na Índia

Para quem tirou o visto online, chegando no aeroporto eles irão conferir o seu ETA e carimbar o seu passaporte. Nesse carimbo constará o período máximo de saída do país, que é de aproximadamente 2 meses. Por isso é de extrema importância que você leve esse documento impresso.

Para os portadores do visto no passaporte (retirado no consulado), basta apresentar o visto e pronto!

Vacina de febre amarela: obrigatória para entrada na Índia

Não se esqueça do certificado internacional da vacina de febre amarela! Ela é mandatória para entrar na Índia. Ela deve ter sido aplicada no mínimo 15 dias antes da viagem. Ela é exigida para embarque para o país, assim como na entrada da Índia. Portanto, programe-se e deixe o seu certificado internacional junto com o seu passaporte para não ter maiores problemas!

Links úteis sobre o Kerala Blog Express

O Kerala Blog Express é um evento organizado anualmente pelo governo de Kerala, na Índia, que seleciona blogueiros do mundo inteiro para viajar pela região e descobrir os encantos e belezas deste estado no sul da Índia. Para quem não sabe, Kerala fica na costa Malabar, cuja capital é a cidade de Thiruvananthapuram, ou Trivandrum (mais fácil de falar!).

Nosso blog foi um dos selecionados deste ano e estamos postando a viagem em tempo real nas redes Instagram e Facebook. E você pode acompanhar a viagem dos blogueiros seguindo a hashtag oficial #KeralaBlogExpress no instagram também! 😀

Para ler todos os posts sobre o Kerala Blog Express, clique aqui!