Munnar é uma deliciosa cidade no alto das montanhas de Kerala, o Estado de Deus, na Índia. Kerala é bem conhecida por suas praias e backwaters (canais), mas é ali que são plantados os chás que consumimos ao redor do mundo. Se você é um apreciador de chá, certamente você já provou um pouco de Munnar na vida.

Onde fica Munnar no mapa?

Munnar fica nas montanhas de Kerala, a 3 horas e meia de Kochi, aproximadamente. É uma região belíssima de montanhas, cercada por reservas naturais que são como o pulmão da Índia. A melhor forma para chegar até ali é por carro ou ônibus, desde Kochi. Uma viagem por curvas sinuosas e uma vista espetacular.

Por que Munnar?

Munnar é um destino recomendado para quem gosta mais de turismo de aventura ou no meio da natureza. O lugar para quem gosta de relaxar entre a mata, escutando o barulho dos pássaros e caminhar por entre trilhas, conhecendo a flora e fauna locais.

Nós, infelizmente, não tivemos muito tempo para fazer trilhas, mas pudemos ver a natureza nos circundando numa vista deliciosa. Aquele típico lugar que você vai e só te traz paz.

As plantações de chá em Munnar

No meio da mata, por entre as montanhas, também estão as plantações de chá. A forma como as pequenas árvores são plantadas, formam um desenho especial no horizonte, o que dá o charme da região. Você consegue passear por entre as plantações e ver como se cultiva e se colhem as folhas de chás.

O chá não é um arbusto, ele é uma árvore que nunca cresce na verdade, pois suas folhas da superfície são constantemente cortadas. O broto das folhas é o que se transforma em chá branco e seu recolhimento é muito delicado, por isso é tão mais caro.

Munnar é mundialmente conhecida por sua produção de chá. São toneladas de chás exportadas todos os anos para vários lugares do mundo, principalmente Inglaterra. Os chás são mesclados para formarem os sabores específico das marcas, mas tradicionalmente saem quase todos ali dessa região.

O chá e a sociedade

As famílias que trabalham nos campos de chá recebem, das fábricas, moradia, escola para os filhos e seguro saúde. Geralmente são as mulheres que trabalham coletando as folhas de chá e elas recebem por peso coletado. Elas devem coletar um mínimo de 13kg por dia, mas geralmente acabam coletando algo ao redor de 100 a 120kg/dia. O que lhes dá algo entorno de 8 dólares por dias de trabalho. Essa quantidade de folhas, depois de secas e processadas, se transformam em 25kg de chá.

Apesar do valor recebido parecer pouco, o custo de vida na Índia é bem barato, principalmente alimentação. Como as fábricas são obrigadas a oferecer moradia e seguro saúde, praticamente todo o dinheiro recebido fica para eles.

Visitando as plantações de chá

Você pode visitar os campos de chás com jipes e existem várias empresas que oferecem esse serviço na região. Certamente o seu hotel te oferecerá um serviço específico.

Um passeio muito interessante que fizemos, foi visitar uma fábrica de chá e ver como o chá é processado, ensacado e transformado no que compramos no mercado.

O processo de fabricação do chá

Após a colheita, as sacas são levadas à fábrica para serem pesadas e separadas. Ali elas são colocadas em um local especial para secarem e passarem pelo processo de oxidação. O oxigênio do ar reage com as folhas, que vão se tornando marrom. É esse processo de oxidação que determina a cor, o sabor e o quão forte o chá será. Quanto mais escura a folha ficar, mais oxidado e mais forte o chá será.

Após esse processo, as folhas passam pela secagem. Isso é feito em um maquinário específico, reduzindo a quantidade de água nas folhas em 3%, deixando-as prontas para serem selecionadas e empacotadas. Essa etapa final demora em torno de 24 horas e geralmente, dali, elas vão para as marcas compradoras. Essas outras fábricas misturam os diferentes tipos de chás vindos de outras regiões da Índia e do mundo para compor seus blends.

Nós visitamos esse processo na Fábrica Lockhart, mas Munnar possui várias fábricas de chás que podem ser visitadas. Certamente o seu hotel poderá te ajudar nessa escolha e no transporte.

Conhecendo o  mercado e a cidade

Já na cidade, um passeio interessante é conhecer o mercado central e ver como os indianos fazem as suas compras. Eu amo esse tipo de passeio e você não precisa ter medo nenhum, porque Munnar é uma cidade super tranqüila e as pessoas são extremamente amigáveis e agradáveis.

Além das deliciosas frutas e coloridas verduras e legumes, você encontrará lojas de tecidos, especiarias, perfumes, roupas… Aquela coisa tudo junto e misturado que a Índia sabe fazer bem. É um passeio gostoso e cheio de cores e sabores, que destoa um pouco da natureza tão intensa ao redor, mas que vale muito a pena experimentar.

O que mais fazer em Munnar?

Se vistas de tirar o fôlego de colinas cobertas de plantações de chá não são bastam, te garanto que Munnar pode te oferecer ainda muito mais. Devido a restrições de tempo, nós não conseguimos visitar tudo o que Munnar tem a oferecer durante o Kerala Blog Express. E, na realidade, a beleza de Munnar não pode ser apenas escrita ou explicada, tem que ser experimentada. No entanto, escutei várias recomendações de moradores da região e indianos que vão muito para lá, como: Eravikulam National Park, Represa Mattupetty, Marayoor Dolmens, Attukal ou Cachoeiras Athirapally e Ramakalmedu. E para quem é caçador de emoção, existem diversos trekkings e atividades de aventura espalhados pela região.

Curiosidade sobre Munnar

Você sabia que o filme Life of Pi foi filmado em Munnar? Há uma cena do filme que captura a beleza de Munnar, quando o protagonista Pi visita uma igreja. A história de Life of Pi é baseada nos tigres que o autor viu no zoológico de Trivandrum, que também fica em Kerala. Cidade que deu início à nossa viagem do Kerala Blog Express!

Onde se hospedar em Munnar?

Munnar Tea Country Resort

O Munnar Tea County Resort é um hotel com selo greenearth. Então, o foco deles é ser um hotel amigo do meio ambiente, o que eu achei maravilhoso. Nós ficamos pouco tempo nesse hotel e acabamos não comendo nele, mas nos foi oferecido um confortável chalé de dois andares, com uma linda vista das montanhas desde a nossa varanda. Pela manhã, eles oferecem passeios guiados para mostrar a mata próxima, explicando detalhadamente as plantas, temperos e ervas medicinais da região. Eu confesso que não consegui acordar a tempo de fazer esse passeio, pois estava exausta, mas a Gloria, que estava dividindo quarto comigo, foi e adorou! Outro ponto alto desse passeio, foi ver o nascer do sol por entre as montanhas também. Deve ter sido algo realmente mágico.

Faça aqui a sua reserva com cancelamento grátis no Munnar Tea Country Resort.

Blanket Hotel

Escondido por entre as montanhas, no meio de lindas plantações de chá está o Blanket Hotel. Ele tem uma vista deslumbrante e posso dizer que a comida é maravilhosa! Nós não nos hospedamos ali, mas fomos recebidos com festa para um almoço que ficou na minha memória como um dos melhores da nossa expedição. Tudo estava uma delícia e fomos muito bem recebidos e acolhidos pelo staff.

Eles estão situados perto das cachoeiras místicas de Attukad e possuem um spa com tratamentos ayurvédicos, ideal para quem quer relaxar no meio das montanhas ou inclusive ter uma lua de mel especial.

Faça aqui a sua reserva com cancelamento grátis no Blanket Hotel.

Tea County Munnar

Nós nos hospedamos neste hotel, que é um resort regulado pelo governo da Índia. Existem vários hotéis assim em Kerala, que são geridos pelo departamento de turismo da região e muito bem cuidados. Esse hotel fica perto do vilarejo, um lugar aconchegante e uma opção para quem gosta mais de curtir a vida urbana, além da natureza. Passamos uma noite lá e posso dizer que foi bem confortável, com boa comida e recepção.

Faça aqui a sua reserva com cancelamento grátis no Tea County.

Melhor época para visitar Munnar

Devido ao seu clima um pouco mais frio, por ser no alto das montanhas, Munnar acaba sendo um destino para todas as estações. Na verdade, a temporada mais turística em Munnar normalmente começa em agosto e vai até março. Tem também a “temporada de verão”, entre abril e maio, quando, então, se torna um destino para se escapar do calor nas planícies. Mas se você busca quietude, Munnar é menos movimentada durante a estação das monções, entre junho e julho. Mas não se esqueça que essa é também a estação das chuvas, então, para quem busca atividades outdoor, não é muito recomendada.

Links úteis sobre o Kerala Blog Express

O Kerala Blog Express é um evento organizado anualmente pelo governo de Kerala, na Índia, que seleciona blogueiros do mundo inteiro para viajar pela região e descobrir os encantos e belezas deste estado no sul da Índia. Para quem não sabe, Kerala fica na costa Malabar, cuja capital é a cidade de Thiruvananthapuram, ou Trivandrum (mais fácil de falar!).

Nosso blog foi um dos selecionados deste ano e estamos postando a viagem em tempo real nas redes Instagram e Facebook. E você pode acompanhar a viagem dos blogueiros seguindo a hashtag oficial #KeralaBlogExpress no instagram também! 😀

Para ler todos os posts sobre o Kerala Blog Express, clique aqui!