Quando soube que havia sido selecionada para viajar para a índia pelo Kerala Blog Express, confesso que não acreditei. Sabe aquela sensação de que quando a esmola é demais, o santo desconfia? Não que nós aqui não merecêssemos, pelo contrario. Eu só não queria comemorar antes da hora. Então esperei ter tudo em mãos para, enfim, comunicar a minha ida à Índia, oficialmente. E isso aconteceu poucos dias antes da viagem. Acho que tudo isso fez com que eu não cultivasse tanta expectativa. E quando a gente não tem expectativas, o resultado é quase sempre incrível! 🙂

Kerala Blog Express

Medo de ir pra Índia. Quem nunca?

Já falei aqui que eu morria de vontade de ir pra Índia e ao mesmo tempo sentia um medinho, né? Isso é fato. Afinal, somos sempre tão bombardeados de notícias ruins o tempo todo, que medo virou algo natural de se sentir hoje em dia. Não me perguntem o porquê. O medo existia e era real. Mas ele foi se rompendo a cada minuto dessa viagem…

Kerala Blog Express

Viajar pra índia: mais fácil do que eu imaginava

Essa é a minha quarta vez na Ásia e já conheço alguns países bem interessantes por aqui. Mas a Índia me surpreendeu positivamente em vários sentidos. Um deles foi a facilidade de se viajar por aqui por causa do idioma.

Kerala Blog Express

Viajar para a Ásia não é uma coisa muito fácil por causa da questão do idioma. Não são todos os países em que o inglês é bem falado. Mas confesso que aqui na Índia – em Kerala – não tive nenhum problema. Devido à colonização inglesa, muitas pessoas falam inglês e a maioria dos avisos e inclusive publicidade, são também em inglês. Isso, por si só, já te dá um senso de pertencimento bem maior.

Kerala Blog Express

Foto: www.omeuescritorioelafora.pt

Pessoas: a melhor parte da viagem

As pessoas são extremamente simpáticas e solícitas. Isso é uma característica marcante da Ásia na minha opinião. Mas na Índia, parece que tem um quê especial. Me senti extremamente bem tratada e bem acolhida por todos os lugares que passei. Mesmo quando não existia uma fluência do inglês, existia um certo entendimento com o olhar, com o sorriso. Como se as pessoas te abraçassem com os olhos. Uma coisa mágica.

Kerala Blog Express

Foto: www.omeuescritorioelafora.pt

Do medo à total confiança

Essa questão do acolhimento ajudou na sensação de segurança. Lembra ali do meu medo? Pois ele foi pouco a pouco deixando de existir. Tudo bem que Kerala é uma das regiões mais ricas da Índia e a riqueza aqui é bem diferente dessa riqueza que estamos acostumados a ver no Brasil. As pessoas são simples, mas tem uma coisa diferente por aqui, algo que não atiça a cobiça, sei lá. A minha sensação era de segurança durante todo o tempo. Andamos de trem, metrô, tuk tuk, à pé pelo centro das principais cidades, mercados de rua… sempre com dinheiro, câmeras caras e celulares em mãos. Nada, absolutamente nada, nos aconteceu ou nos fez sentir inseguros. Mesmo à noite. Mesmo sendo mulher.

Kerala Blog Express

Choque cultural: não seja o desavisado!

Mas apesar da questão da segurança, houve momentos de choque cultural para desavisados como eu. Aqui tem praias lindíssimas, mas a cultura de praia não é tão bem estabelecida. O povo indiano até frequenta praia, mas as mulheres raramente entram no mar e se o fazem, entram de roupa. Os homens até entram de short e as crianças também, sempre com roupa.

Kerala Blog Express

Não tem dessa de usar biquíni por aqui. E óbvio que chegamos ali na nossa primeira praia numa cidade e a vontade era de tirar a roupa e se jogar no mar. Mas bastou um sinal disso e vários homens se aproximaram para ver a cena. Óbvio que absolutamente nada aconteceu ou aconteceria, mas confesso que me assustei com os olhares curiosos e tentativas de conversa. A verdade é que eles são muito inocentes, como crianças às vezes, o que acaba gerando esse tipo de situação. Mas entendido o tema, evitei ficar de biquíni e troquei o banho de mar por uma caminhada na areia.

Kerala: terra de lindas praias

As praias aqui são lindas e sim, é possível nadar sem passar por esse tipo de situação. Mas, para isso, é preciso que você vá a praias específicas, geralmente dos resorts. Daí sim você tem toda a liberdade de nadar de biquíni e não gerar um choque cultural, pois as praias são privadas. E as praias aqui são lindas. Areia branca e mar quentinho!

Kerala Blog Express

Comida indiana em Kerala: morri de amores

A comida de Kerala é bem saborosa e quase tudo leva coco. Ao invés de usar cominho, eles usam mais sementes de mostarda, o que dá um sabor todo especial aos pratos.

Kerala Blog Express

Eles também tem o costume de comer com a mão direita, algo que parece ser bem comum na Índia como um todo e que me assustou quando cheguei. Comer com as mãos e lamber os dedos ao final, simboliza respeito e quer dizer que você gostou muito da comida. Engraçado ver como higiene e etiqueta é algo relativo, né? Outra coisa interessante é que eles usam folhas de bananeira como pratos em ocasiões especiais. Ou seja, nada de prato e talheres! Se o jantar é chique, como uma grande recepção ou casamento, a comida será servida na folha de bananeira e é esperado que você coma mesmo com a mão (direita)!

Kerala Blog Express

Sobre a etiqueta na Índia

E sabe porque a mão direita? Porque a esquerda é para se limpar! Sim! Aqui, como em quase toda a Ásia as pessoas não tem o costume de usar papel higiênico. Elas se limpam com água, usando a mão esquerda. Portanto, na Índia, é super indelicado oferecer a mão esquerda para cumprimentar as pessoas. E se você for canhoto e quiser comer com a mão esquerda, talvez enfrente uns olhares estranhos de locais.

Kerala Blog Express

Bom, logo teremos vários posts sobre essa viagem, com dicas de lugares para visitar e hotéis para se hospedar. Se você busca um destino diferente, barato, cheio de belezas naturais e aventura, Kerala é a minha grande recomendação.

Links úteis sobre o Kerala Blog Express

O Kerala Blog Express é um evento organizado anualmente pelo governo de Kerala, na Índia, que seleciona blogueiros do mundo inteiro para viajar pela região e descobrir os encantos e belezas deste estado no sul da Índia. Para quem não sabe, Kerala fica na costa Malabar, cuja capital é a cidade de Thiruvananthapuram, ou Trivandrum (mais fácil de falar!).

Nosso blog foi um dos selecionados deste ano e estamos postando a viagem em tempo real nas redes Instagram e Facebook. E você pode acompanhar a viagem dos blogueiros seguindo a hashtag oficial #KeralaBlogExpress no instagram também! 😀

Para ler todos os posts sobre o Kerala Blog Express, clique aqui!