Os dias em Kerala, na Índia, foram quentes e intensos. Praticamente trocamos de hotel e cidade todos os dias, para conseguirmos ver tudo. A Índia é um pais gigante e Kerala também é um estado grande e com muito para ser visitado.

Desde o meu último post, já fizemos muitas coisas. A internet estava ruim e não consegui me conectar para atualizar o blog, então vou contar um pouquinho aqui um resumo dos últimos dias.

A praia na Índia

Enquanto eu escrevia este post, estava na praia de Kannur. É engraçado que as praias aqui são belíssimas, mas as pessoas não têm cultura de praia. Ou seja, para os turistas é uma maravilha! Praias desertas, com água quentinha só para você! Um excelente custo benefício para quem gosta de praia e cultura e não curte multidão.

Conhecemos algumas praias no meio do caminho, como a praia de Nattika, também deserta e maravilhosa.

A cultura da Ayurveda

Fomos ao Museu da Ayurveda, uma ciência milenar de saúde e bem estar, muito presente na Índia e principalmente na região de Kerala. Aqui, a maioria dos hotéis oferecem pacotes para tratamento ayurvédico e existem hotéis SPA específicos para isso também.

A Ayurveda é muito buscada como tratamento alternativo para doenças que a medicina tradicional não consegue curar. É muito baseada na adoção de um estilo de vida saudável, focada na alimentação.

A importância do chá na Índia

Durante esses dias conhecemos também as plantações de chá na região montanhosa de Kerala, em Munar. A Índia é a maior produtora de chá do mundo e a cultura do chá foi trazida para cá pelos ingleses. Vimos como se colhe e como se produz o chá, que é exportado para todo o mundo. Outra coisa interessante foi acompanhar uma colheita e saber como essa atividade é importante para o sustento das famílias locais. O governo de Kerala obriga as fábricas a pagar, além do salário da colheita, também a moradia e seguro saúde para todos os funcionários.

Home stays e o turismo ajudando a comunidade

Outra coisa interessante que vimos aqui é como o turismo tenta ajudar as comunidades. Uma coisa bem forte aqui é a cultura de ‘home stays’, ou seja, famílias que possuam quartos extras em suas casas, podem alugá-los para turistas. Isso é amplamente divulgado e ajuda a complementar a renda dessas famílias, que recebem turistas e dão a eles toda assistência necessária, como comida e transporte. Todos saem ganhando e felizes!

Os artesanatos mais lindos que você respeita!

Também existem locais especiais para difundir o artesanato local, onde você pode comprar tudo a preços bem convidativos e ajudar as comunidades e ainda levar coisas lindas para casa, como o Sargalaya, um local que estive e pude ter o gostinho de como são produzidos os tecidos e todos os artesanatos de fibra de coco, talvez a fruta mais importante da região.

E tudo aqui acaba em jaca

Falando em fruta da região, há poucos dias a Jaca foi considerada a fruta símbolo do Estado de Kerala! Sim, aqui tem jaca para todo lado e eles fazem tudo, absolutamente tudo com jaca!

E se você quer saber mais sobre essa grande aventura a convite do Kerala Tourism, segue a gente lá no Instagram: @euandopelomundo.

O resumo completo desta viagem linda está lá nos arquivos do Instagram! 😀

Links úteis sobre o Kerala Blog Express

O Kerala Blog Express é um evento organizado anualmente pelo governo de Kerala, na Índia, que seleciona blogueiros do mundo inteiro para viajar pela região e descobrir os encantos e belezas deste estado no sul da Índia. Para quem não sabe, Kerala fica na costa Malabar, cuja capital é a cidade de Thiruvananthapuram, ou Trivandrum (mais fácil de falar!).

Nosso blog foi um dos selecionados deste ano e estamos postando a viagem em tempo real nas redes Instagram e Facebook. E você pode acompanhar a viagem dos blogueiros seguindo a hashtag oficial #KeralaBlogExpress no instagram também! 😀

Para ler todos os posts sobre o Kerala Blog Express, clique aqui!