Recentemente estive em Kerala, um estado lindo no sul da Índia. Uma viagem inesquecível, a convite do Kerala Tourism, no Kerala Blog Express. A viagem foi maravilhosa e você pode acompanhar tudo aqui, no Diário da Índia. Apesar de ser brasileira, filha de país tropical, confesso que me apertei um pouco na hora de fazer a mala. E alguns itens importantes ficaram faltando… Então, se você está se preparando para ir para a Índia pela primeira vez, aqui vão algumas dicas de ouro do que levar na sua mala para Índia.

Mala para Índia: menos é mais

Eu não sou o tipo de pessoa que gosta de viajar com muita bagagem. A minha conta é: levo sempre o que posso carregar. Se você está indo para a Índia, essa dica vale ouro! Porque provavelmente você irá se locomover pelo país por trem e ônibus, então não levar muita bagagem é a minha grande recomendação. Leve o essencial, não exagere nas quantidades. O país é quente e você pode pedir serviço de lavanderia nos hotéis ou lavar você mesmo no banheiro e deixar a roupa secar no quarto. O calor é tão grande, que te garanto que vai secar rapidinho!

Mala para Índia

Mala para Índia: roupas de algodão e discretas

Roupas de algodão são as melhores amigas do clima quente da Índia. Opte por elas, caso você as tenha. Elas absorvem melhor o suor e são mais fáceis de lavar e secar. Evite também roupas curtas, por uma questão cultural. Na índia não é comum ver mulheres com roupas curtas, pelo contrário. Nem biquíni elas usam. Então, dependendo do lugar que você for, pode haver um choque cultural se a sua roupa estiver muito curta para os padrões indianos.

Mala para Índia

Mala para Índia: cuidado com as roupas para visitar os templos!

Nos templos na Índia é recomendado que você use roupas discretas e que não mostre os ombros ou pernas. Isso é válido para homens e mulheres. Então, não se esqueça de se vestir de acordo quando tiver planejando visitar um templo na Índia. Se você estiver com regata, um echarpe que cubra os ombros já ajuda. Saias longas são as mais recomendadas para esses casos, mas calças também podem ser usadas.

Mala para Índia

Aqui vai uma listinha básica do que não pode faltar na sua mala:

5 blusinhas (pelo menos uma com manga)
1 saia longa
1 calça fresca e confortável
1 bermuda jeans
1 echarpe (para cobrir os ombros para visitar os templos)
1 casaquinho meia estação
1 boné ou chapéu
1 Havaianas / chinelo / sandália confortável
1 par de tênis
meias, calcinhas/cuecas
1 canga
óculos de sol para rosto e corpo
filtro solar
repelente
xampu e condicionador
sabonete
hidratante
absorvente íntimo ou coletor menstrual (se for o caso)
lenços de papel (os banheiros públicos geralmente não oferecem papel higiênico!)
remédios de sua necessidade e de emergência (para dor de cabeça, dor de barriga, anti-alérgico, band-aids, cotonete, Nebacetin)
álcool gel
Hidrosteril (para desinfetar a água, sempre bom ter em mãos)
Seus acessórios pessoais e maquiagem (se for o caso)

Mala para Índia: espaçosa e com pouco peso

Apesar de levar pouco peso, recomendo que você leve também uma mala que caiba coisas extras, porque certamente você vai querer fazer compras na Índia. Os tecidos são maravilhosos, as roupas também. E tudo muito barato! Pratas e mais pratas, acessórios de decoração, especiarias… São coisas a perder de vista e com preços excelentes. Então, já pense nisso de ante mão para não ter que pagar excesso de bagagem!

Mala para Índia

Mala para Índia: leveza e frescor pra não morrer de calor!

Procure levar roupas confortáveis, que sejam frescas, assim como sapatos que te deixem andar por muitos kilometros sem machucar. Ter uma garrafinha de água a tira colo e uma mochila são extremamente importantes também. Afinal, o calor é grande e é bom ter itens como álcool gel e lenços em mãos, pois eles são sempre úteis. E, de resto, leve muita animação, porque a Índia é um país mágico!

Links úteis sobre o Kerala Blog Express

O Kerala Blog Express é um evento organizado anualmente pelo governo de Kerala, na Índia, que seleciona blogueiros do mundo inteiro para viajar pela região e descobrir os encantos e belezas deste estado no sul da Índia. Para quem não sabe, Kerala fica na costa Malabar, cuja capital é a cidade de Thiruvananthapuram, ou Trivandrum (mais fácil de falar!).

Nosso blog foi um dos selecionados deste ano e estamos postando a viagem em tempo real nas redes Instagram e Facebook. E você pode acompanhar a viagem dos blogueiros seguindo a hashtag oficial #KeralaBlogExpress no instagram também! 😀

Para ler todos os posts sobre o Kerala Blog Express, clique aqui!