Kochi é a maior cidade portuária do Sudoeste da Índia. Ela tem pouco mais de 2 milhões de habitantes e é conhecida historicamente como a Rainha do Mar Arábico. Ela tem uma grande importância histórica, pois era ali, no século XV que as grandes trocas de mercadorias aconteciam entre árabes, chineses, europeus e indianos. Tanto, que muito disso ainda pode ser visto em sua arquitetura e no comércio de especiarias que acontece até hoje pelas ruas da cidade.

Eu estive lá no Kerala Blog Express, a convite do Kerala Tourism. Foi uma viagem deliciosa que você pode ler mais aqui neste link.

Leia também: os melhores hotéis para ficar em Kochi, na Índia

Um pouco mais sobre Kochi

Por causa de toda essa influência externa, o Estado de Kerala possui uma população de 80% hinduístas, 20% cristãos e 20% mulçumanos. E você verá isso fortemente pelas ruas de Kochi. Seja nas roupas das pessoas ou nas igrejas, templos e mesquitas que se misturam com harmonia.

Quanto tempo ficar em Kochi?

Kochi, apesar de ser a maior cidade de Kerala, não demanda tanto tempo para conhecer seus pontos principais. Eu diria que dois dias ali são mais que suficientes. Ela conecta vários outros pontos importantes da região, levando a Allepey, onde você pode fazer o incrível passeio nos canais de Kerala. Ou ainda a Munnar, as montanhas da região que vão te dar um gostinho de fazer rafting e passeios mais dentro da natureza.

Onde fica Kochi no mapa?

Kochi tem uma posição estratégica no Estado de Kerala. Fica na costa do mar Laccadive e tem canais que conectam todo o Estado por água, além das estradas de ferro que também fazem essa ligação. Possui um moderno e arrojado aeroporto internacional e chegar ali é fácil, desde vôos que venham de conexões com o Oriente Médio ou Mumbai ou Nova Deli. Por ser um grande porto, Kochi também recebe muitos cruzeiros, sendo Possível adentrar a cidade por seu porto.

O que ver em Kochi? Breve roteiro

1. Forte Kochi

Comecemos por uma das partes mais famosas da cidade: o Fort Kochi. Ideal para uma passeada pela manhã, quando os pescadores estão vendendo seus peixes em banquinhas improvisadas. Você pode ver como funcionam as redes de pesca chinesas e inclusive testar uma delas! Dar uma passeada pela orla é bem agradável. Você verá locais comprando peixes, negociando e poderá comprar algum artesanato também. Mas não gaste todo o seu dinheiro ali, pois o melhor vem já já.

kochi india
Imagem: Kerala Blog Express

2. Igreja de São Francisco de Assis

Ainda na região de Fort Kochi está a Igreja de São Francisco de Assis. Ela foi a primeira igreja católica construída na Índia. Feita pelos portugueses, foi depois assumida pelos holandeses e repassada aos britânicos. Mas ainda preserva muito da sua arquitetura original. Tire os sapatos para entrar na igreja. Sim, em todo lugar sagrado na Índia se pede isso. Incluindo as casas. Pode parecer estranho, mas todos fazem isso.

igreja kochi india
Imagem: Juliana França

A igreja tem muito do estilo português e ali Vasco da Gama foi enterrado e seu corpo mantido por 15 anos, quando foi transferido para Portugal. Essa igreja tem uma grande importância para os indianos e história da cidade, pois marca a entrada do cristianismo na Índia.

3. Jew District

Se você conseguir aguentar o calor (dependendo da época, pode ser beeem quente!), a minha recomendação é que vá andando de Fort Kochi a Jew Street. São uns 15 minutos de caminhada que valem a pena, pois você irá passar por várias lojinhas bem interessantes.

jew street kochi  índia
Imagem: Juliana França

A Jew Street fica no Jew District e vale muito a visita por seus deliciosos cafés e pelas lojinhas, óbvio. Ali tem também a sinagoga de Kochi, que pode ser visitada. No dia que estive ali, ela estava fechada, infelizmente. Por ali você encontrará lojas de todos os tipos. Pashminas e Cashemeeres, pratas, tecidos, perfumes… tudo o que a Índia pode te oferecer, você encontra lá. E vai se esbaldar com as saias e pulseiras maravilhosas. Portanto, vá com calma e disposição, pois esse é um passeio que vale a pena. E não se esqueça de barganhar!

4. Passeio de barco ao entardecer

Ali nessa mesma região você pode pegar um barco para fazer um delicioso passeio para ver o entardecer em Kochi. Nós fizemos esse tour quando estivemos com o Kerala Blog Express, a convite do Kerala Tourism. Foi um passeio de aproximadamente uma hora, em que passamos por entre as redes de pesca chinesas, vimos diversas embarcações, o skyline da cidade e pudemos ver o vermelho do Sol se pondo. Pois ver o por do Sol na Índia é uma experiência única.

Passeio de barco Kochi India

5. Broadway Street

Para o dia seguinte, já mais relaxados, a minha recomendação é ir à Broadway Street. Essa rua é famosa por ser a rua de comércio local. Onde você encontrará de tudo, principalmente especiarias. São várias lojinhas de especiarias nas quais você se deliciará com os cheiros dos mais diversos. Porque é tanto tempero, mas tanto tempero, que você nem acredita. Ai sim você vai entender porque Kerala era famosa no século XV como a terra das especiarias. Mas nem só de especiarias vive a Broadway de Kerala. Então, lá você encontrará lojas de roupas, bijouterias, jóias, sapatos… Tudo o que os indianos compram para si.

broadway street india

Diferente da Jew Street, que é um comércio mais refinado e para turistas, na Broadway você vai se surpreender com os preços. Se você quer comprar um sári ou saias longas, batas e vestidos baratos, esse é o lugar. Essa é uma rua de comércio frequentada pelos indianos. Então, é bem interessante ver como acontece a interação local. Vá preparado para barganhar, mas não tanto como no Jew District. Até porque os preços aqui são bem baixos.

6. Lulu Mall

Se você quer ter uma experiência de shopping na Índia, vá ao Lulu Mall. Eu particularmente não gosto de shoppings. Mas acabei indo no ali de curiosa que sou. O Lulu Mall é o maior shopping do Estado de Kerala e um dos maiores da Índia. Ali há um supermercado onde você poderá comprar muitas coisas típicas, incluindo temperos. E, além das lojas internacionais que já conhecemos e estão presentes em quase todos os shoppings do mundo, ali você encontrará lojas típicas indianas. Lojas de jóias, sáris e batas e adereços que os indianos usam. Não é necessariamente um local turístico, mas sim um lugar bem freqüentando pelos indianos. Eles vão ali para passar o tempo, comer na praça de alimentação e fazerem compras, claro. Para quem gosta de observar como vivem os locais, vale a pena o passeio.

Se locomovendo em Kochi

Na Índia, em geral, é bem fácil de se locomover utilizando os tuktuks. A recomendação é sempre negociar o preço antes de começar a se locomover. Existem taxis também, que são mais caros, porém mais confortáveis. Eu andei bastante de Uber por achar o preço mais em conta. Na verdade, os tuktuks servem para distancias mais pequenas e uma corrida pode custar 2 ou 3 reais. Se a distancia a percorrer é grande, o Uber acaba sendo uma boa sugestão, pois funciona super bem e é mais econômico que taxi. Mas a boa de Kochi é o metrô. O metrô de Kochi é super moderno, limpo e de fácil acesso. Para ir no Lulu Mall, por exemplo, a melhor opção é o metrô, que tem uma parada justo em frente.

Onde se hospedar em Kochi?

Estivemos num hotel super bem localizado em Kochi, ao lado da Jew Street e bem perto do Fort Kochi. O Xandari Harbour é um hotel boutique bem confortável, à beira do canal que leva ao mar. Os quartos são luminosos, possuem varanda e são bem espaçosos. A piscina fica no jardim e é de fundo infinito. Você se sente nadando no canal, acompanhada pelos barcos. Uma linda experiência!

kochi hotel

O ponto alto é o restaurante, que fica no que era um antigo galpão que servia para armazenar especiarias para serem exportadas. Eles mantiveram a arquitetura original do armazém e fizeram ali o restaurante que serve pratos a la carte e está também aberto ao público. A comida é deliciosa e você percebe o cuidado do chef no menu selecionado com opções de pratos vegetarianos ou não. Sem falar que você tem essa opção de comer enquanto olha a água e os barcos passando no horizonte.

Xandari Harbour Hotel

Door No.V/40, Bazar Road, Mattancherry, Kochi, 682002 Cochin, Índia

Faça aqui a sua reserva com cancelamento grátis no Xandari Harbour.

Links úteis sobre o Kerala Blog Express

O Kerala Blog Express é um evento organizado anualmente pelo governo de Kerala, na Índia, que seleciona blogueiros do mundo inteiro para viajar pela região e descobrir os encantos e belezas deste estado no sul da Índia. Para quem não sabe, Kerala fica na costa Malabar, cuja capital é a cidade de Thiruvananthapuram, ou Trivandrum (mais fácil de falar!).

Nosso blog foi um dos selecionados deste ano e estamos postando a viagem em tempo real nas redes Instagram e Facebook. E você pode acompanhar a viagem dos blogueiros seguindo a hashtag oficial #KeralaBlogExpress no instagram também! 😀

Para ler todos os posts sobre o Kerala Blog Express, clique aqui!