Kerala é um Estado no Sudoeste da Índia, cheio de história e belezas que merecem ser vistas de perto. Famosa por suas especiarias e pela medicina ayurvédica, Kerala é um lugar ainda não tão explorado turisticamente, mas que deveria estar na lista de lugares para você não deixar de ver se estiver planejando uma viagem pela Índia. Ou seja, você precisa conhecer Kerala!

Recentemente estive lá com o Kerala Blog Express, uma viagem oferecida pelo Kerala Tourism, e fiquei tão apaixonada, que resolvi fazer esse post com 7 motivos para conhecer Kerala! Tudo para que você se convença de que sim, visitar Kerala vale muito a pena!

1. Kerala: Onde tudo começou

Sabe qual a ligação de Kerala com o Brasil? Vamos ter que voltar no tempo, nas aulas de história… Vasco da Gama desembarcou em Calicut – Kerala – em busca de especiarias, em 1498, e ficou encantando com o que encontrou. Ele ficou famoso por ter descoberto a rota marítima da Europa até a Índia. Foi por causa disso, que Pedro Álvares Cabral saiu em direção à Kerala e acabou caindo no Brasil.

Kerala Blog Express

Bom, até hoje você pode ver em Calicut a famosa rua onde os mercadores da época faziam suas trocas de mercadorias. Entre elas, as famosas especiarias de todos os tipos. Diferentes tipos de cardamomos, canela, gengibre seco, pimentas de mil variedades, cravos, cominho, e inúmeros outros tipos de temperos.

A Rua Mittai Theruvu fica no centro de Calicut e é a única rua de pedestres da cidade. E hoje, além de especiarias, você pode encontrar de um tudo. Um verdadeiro shopping a céu aberto!

2. Culinária maravilhosa!

É claro que a terra das especiarias não podia deixar a desejar na culinária, né? E a culinária é de deixar o queixo caído mesmo. Não, não pense no tikka masala ou no curry que você conhece. Essas comidas mais famosas indianas são do Norte e a culinária de Kerala é bem específica, com um sabor especial e diferente. Primeiro porque eles usam e abusam dos sabores. Também por influencia da ayurveda, que dizem que se popularizou na Índia começando por lá.

Outro ponto é que o coco é muito utilizado, pois Kerala é a terra do coco. Inclusive, é exatamente isso que o nome Kerala significa: kera em malayalam (o dialeto local) significa coco e alam significa terra. Ou seja, é coqueiro a perder de vista e tudo isso está bem retratado nos pratos deliciosos.

Outra coisa interessante, é que nas ocasiões especiais as comidas são servidas em folhas de bananeira e você come com as mãos. Sim, esse é um costume bem comum por lá, e você verá os indianos comendo com a mão direita sem pudor nenhum. E, olha só, se gostar do prato, pode lamber os dedos. Isso é sinal de que você apreciou a comida e eles adoram!

3. Praias paradisíacas

Quando você pensa em praia, aposto que a Índia não é o primeiro lugar que te vem em mente, né? Pelo menos, para mim, não era. Até eu conhecer Kerala. Justamente por não ser um destino tão popular em praias, são poucos os turistas que acabam aqui por essa razão e o povo indiano também não é praieiro, o que acaba fazendo com que as praias sejam desertas e lindas.

Kerala Blog Express

Se aproveitando disso, muitos resorts acabam construindo suas instalações à beira da praia, com serviços de SPA ayurvédico. Assim você curte o mar e um tratamento de saúde ou beleza num lugar paradisíaco. E falando em mar, o mar de Kerala é morninho e delicioso, com areia branca e vários coqueiros na praia. Quase uma Bahia, mas com um gostinho de Índia que deixa tudo muito mais especial!

4. Paraíso da ayurveda

A ayurveda é a ciência da vida. Uma medicina milenar que trata o ser humano de forma integral e por isso é tão famosa. Não só como tratamento alternativo para diversas doenças, como também por ser conhecida como a medicina do rejuvenescimento.

Reza a lenda que a Ayurveda ‘surgiu’ em Kerala. Na verdade, não há registros do surgimento da ayurveda, que data de 5 mil anos de existência. Mas sabe-se que foi em Kerala que ela foi difundida. É por isso que quem busca esse tipo de tratamento no mundo, vai para Kerala. Pois ali estão os grandes hospitais referência em ayurveda, assim como os hotéis e resorts, que oferecem tratamentos e alimentação ayurvédica aos hóspedes, como uma espécie de SPA.

5. Backwaters

Kerala também é famosa por seus canais. Tanto que é conhecida como a Veneza do Oriente. É tanta água, mas tanta água, que inúmeros canais invadem a terra, dando espaço a uma paisagem de tirar o fôlego. Nesses canais, que antigamente eram usados para navegação de comércio, hoje navegam casas-barco ou hotéis flutuantes onde você pode experimentar um pouco da cultura local.

Kerala Blog Express

Imagina passar o dia navegando por entre as águas numa casa com sala, quartos/suítes e cozinha, podendo ver a paisagem e os pescadores locais pescando calmamente os seus peixes? Isso é possível em Kerala! Uma experiência maravilhosa, daquelas que ficam na memória para sempre.

6. Segurança

Eu devo confessar que tinha medo de ir para a Índia, por questões de segurança. É até estranho escutar isso de uma brasileira, mas a gente escuta tanta notícia ruim, que às vezes esses medinhos bobos batem. Mas a verdade é que me senti extremamente segura em Kerala.

Kerala Blog Express

Estávamos com um grupo de blogueiros do mundo todo, todos carregando celulares e câmeras caras pelas ruas e nada, absolutamente nada nos aconteceu. Nem mesmo uma suspeita ou um olhar que nos fizesse desconfiar de algo. Inclusive grupos de mulheres sozinhas pelas ruas não surtou nenhum efeito negativo, pelo contrário. Sempre éramos recebidos com sorrisos e alegria por onde passávamos. Eisso dá o gancho para o sétimo motivo da lista.

7 Motivos para conhecer Kerala: Pessoas queridas e amáveis

Sorrisos, receptividade, contato visual e alegria são coisas que não vão faltar na sua ida a Kerala. A natureza de lá é algo impressionante. As belezas naturais são mesmo de cair o queixo. Mas são as pessoas que fazem Kerala ser calorosa (além do Sol, claro! haha). Você sempre vai encontrar alguém disposto a te ajudar e fazer com que a sua estadia seja especial.

Sem falar que o inglês é bem difundido, então o idioma também não é um problema. E diferente de outros Estados da Índia, Kerala é um dos com o maior PIB do país. Então, as pessoas têm melhores condições de vida, todos têm oportunidade de trabalho ou um pedacinho de terra para cultivar os seus alimentos. Uma beleza de se ver e sentir!

Se esses motivos ainda não foram suficientes para incluir Kerala na sua lista de desejos pela Índia, veja aqui mais posts sobre essa viagem incrível!

Links úteis sobre o Kerala Blog Express

O Kerala Blog Express é um evento organizado anualmente pelo governo de Kerala, na Índia, que seleciona blogueiros do mundo inteiro para viajar pela região e descobrir os encantos e belezas deste estado no sul da Índia. Para quem não sabe, Kerala fica na costa Malabar, cuja capital é a cidade de Thiruvananthapuram, ou Trivandrum (mais fácil de falar!).

Nosso blog foi um dos selecionados deste ano e estamos postando a viagem em tempo real nas redes Instagram e Facebook. E você pode acompanhar a viagem dos blogueiros seguindo a hashtag oficial #KeralaBlogExpress no instagram também! 😀

Para ler todos os posts sobre o Kerala Blog Express, clique aqui!