A Índia não é apenas um paraíso natural, é também um paraíso para compras! Então, se você está planejando uma visitinha por lá, prepare o espaço na mala, pois você vai querer trazer muita coisa pra casa. Eu estive lá há pouco tempo e me arrependi de não ter aproveitado para comprar mais. E, justamente por isso, decidi fazer uma listinha de coisas que você não pode deixar de comprar na Índia quando estiver por lá.

O que comprar na Índia: cosméticos naturais

A Índia é a terra da ayurveda, a ciência da vida. A ayurveda promete longevidade e é famosa entre pessoas que buscam tratamentos de beleza naturais, que trazem efeitos rápidos e extremamente benéficos ao corpo. Por isso, se você vai à Índia, não pode deixar de ir atrás desse tipo de produto. A vantagem é que lá tem de todos os tipos, modelos e preços. E vou te confessar que os preços são infinitamente mais baratos que os praticados no Brasil.

Compras na India Ayurveda

Em qualquer farmácia você encontra produtos como os da Himalaya, que são naturais e excelentes para a pele e o cabelo. A Ghandi Natural também é uma marca conhecida, livre de parabenos. A Biotique e Banjaras possuem linhas exclusivas para cabelos, para resolver qualquer problema.

A vantagem é que todos eles são naturais e formulados sob os princípios ayurvédicos. E também uma excelente opção de presente, na minha opinião.

O que comprar na Índia: Pasta de dente ayurvédica

Recentemente um amigo me disse que estava usando uma pasta de dentes ótima, recomendada por sua nutricionista. Ele disse que a pasta era natural e excelente, mas custava muito caro. Coincidentemente ele estava falando de uma marca ayurvédica produzida na Índia! Exatamente uma que eu também tinha comprado lá. Com a diferença de que ele pagou 40 reais no Brasil e eu paguei 2 reais na Índia. Então, amigo, se você ta indo pra Índia e é daqueles que gosta de cuidar bem da saúde bucal, a minha dica é essa pasta de dente aqui abaixo. Ou qualquer outra ayurvédica. É simples achar em qualquer farmácia. Elas são naturais e prometem proteger contra cáries e problemas na gengiva. São bem recomendadas por dentistas e nutricionistas por isso.

O que comprar na Índia: Tiger Balm

Essa pomada é o suprassumo da Ásia. Não tem um lugar na Ásia que você vá que não a encontre. E ela é maravilhosa! Serve para tudo: picada de mosquito, dor de cabeça, dor muscular, dor nas juntas… Eu acho um excelente souvenir para dar de presente pros amigos (olha, sou virginiana hipocondríaca. Haha) e algo legal de deixar na bolsa quando estiver na Índia também. Fim da tarde é aquela mosquitaiada, então um Tiger Balm salva. Ela não serve como repelente, mas depois da picada ela é ótimo. Para dores musculares ela também é salvação. E vantagem é que custa super barato.

O que comprar na Índia: Ervas e especiarias

A Índia é historicamente conhecida por sua explosão de sabores, né? E tudo isso por causa de suas especiarias, que, olha, são maravilhosas. Entrar numa loja de especiarias na Índia é viajar nos perfumes e sabores que eles proporcionam. É uma experiência fantástica, quase sinestésica. Mais um item que não pode faltar na sua lista de compras. Principalmente o cardamomo, que pode ser adicionado no café e diversos pratos, dando um sabor todo especial. Sem falar nas inúmeras variedades de pimentas também. Ou seja, se você é aquele tipo que ama comer e cozinhar, já reserve um pedacinho na sua mala para a sua caixinha de especiarias!

especiarias_india

O que comprar na Índia: Incesos, óleos essenciais e perfumes

Pelas ruas da Índia você encontrará diversas lojinhas de óleos essenciais que dão a base dos perfumes que conhecemos. Nessas lojinhas você pode criar o seu próprio aroma, como comprar aromas já conhecidos ou inusitados. Eles vêm em vidrinhos pequenos com um roll-on, que você aplica nos pulsos e pescoço e fica perfumado o dia todo. Essas lojas também vendem incensos feitos de forma natural e que perfumam a casa e o ambiente de maneira fantástica.

A Forest Essentials é uma marca de luxo que oferece esses produtos em shoppings e aeroportos, ideal para presentear. Eu acabei ganhando esse incenso delicioso e esse perfuminho de uma amiga indiana, que me deu essa dica de ouro. O perfume é realmente indescritível e essa experiência vale muito a pena se você gosta desse tipo de produto.

O que comprar na Índia: Tecidos e roupas

Outra coisa fantástica de se comprar na Índia são tecidos. Os tecidos são de uma qualidade ímpar e as cores inigualáveis. Para nós que somos também de um país tropical, a gente se sente praticamente em casa! São pashminas, cashmeres, tecidos avulsos, saias, blusas bordadas… tudo o que você não acredita de tão lindo e barato. Eu me apaixonei nas saias longas e acabei comprando duas. E confesso que só comprei duas porque não tinha mais espaço na mala. Senão, traria uma loja inteira!

As cashemeeres e as pashiminas são lindas e infinitamente mais baratas também. Uma excelente oportunidade para você que gosta de qualidade, com precinho direto da fábrica.

tecidos india

O que comprar na Índia: Pratas

As pratas são de uma qualidade muito boa e com preços bem convidativos. Para quem curte acessórios, já é bom separar uma grana extra para gastar com isso por lá. São anéis, colares, pulseiras e tornozeleiras que você não acredita. O design também é um diferencial. Sem falar nas pedrarias… Então, se você é do tipo que curte uma boa prata, a Índia é o lugar para se esbaldar, porque você vai conseguir comprar 3 ou até 4 vezes mais barato do que as mesmas peças no Brasil. E a vantagem é que você pode comprar em grande quantidade e negociar um desconto. Aliás, desconto é que o que você deve pedir sempre numa negociação com um indiano!

prata india

O que comprar na Índia: dicas de como negociar

Se você estiver em lojas de rua, barganhe. Isso não é nada feio. Os indianos já esperam por isso. O vendedor vai ver claramente que você é turista e vai jogar o preço lá no alto. Isso não significa que você deve pagar o valor pedido. Ele já espera a sua negociação. Negocie! Rebata com um preço bem menor, ele vai dar a contra proposta, rebata novamente e aí sim vocês chegarão num preço final. Se ele for bem intolerante na negociação, saia da loja pretendendo que não vai levar a mercadoria. Ele certamente vai até você te oferecendo um preço melhor.

Eu sei que às vezes esse teatrinho parece bobo, mas é assim que funciona por lá. Eu te garanto que eles já estão esperando por isso. Então, não se acanhe e boas compras!

Links úteis sobre o Kerala Blog Express

O Kerala Blog Express é um evento organizado anualmente pelo governo de Kerala, na Índia, que seleciona blogueiros do mundo inteiro para viajar pela região e descobrir os encantos e belezas deste estado no sul da Índia. Para quem não sabe, Kerala fica na costa Malabar, cuja capital é a cidade de Thiruvananthapuram, ou Trivandrum (mais fácil de falar!).

Nosso blog foi um dos selecionados deste ano e estamos postando a viagem em tempo real nas redes Instagram e Facebook. E você pode acompanhar a viagem dos blogueiros seguindo a hashtag oficial #KeralaBlogExpress no instagram também! 😀

Para ler todos os posts sobre o Kerala Blog Express, clique aqui!