A ayurveda na Índia é mais que uma prática, é uma filosofia. É uma medicina milenar, datada de 5 mil anos de existência. Na verdade, não existe um registro inicial do seu surgimento. Pois, reza a lenda, que ela foi trazida dos céus e traduzida aos reles mortais pelo deus Brahma – um dos deuses do hinduísmo.

O que é a ayurveda?

Muitas pessoas buscam a ayurveda como tratamento alternativo para doenças auto-imunes e reumatóides, por serem desacreditadas pela medicina tradicional. E dependendo do estágio das doenças, elas podem ser revertidas em até 100%. Fora isso, a ayurveda também é uma excelente resposta para todos os desequilíbrios do corpo – físicos e mentais – por se tratar de uma mudança de hábito de vida. É por isso que ela é conhecida como ciência da vida (ayus: vida e veda: ciência), pois ela vê o paciente de forma integral e única, e cada tratamento é especial para cada pessoa.

Kerala e a ayurveda na Índia

Kerala é a região da Índia onde a ayurveda começou a ser difundida. Por isso, pessoas que buscam adquirir conhecimento e se tratarem com a ayurveda vão sempre pra lá. Na nossa viagem com o Kerala Blog Express, pudemos observar como a ayurveda tem uma importância singular na região, sendo adotada pelo seu povo na alimentação e rotinas diárias. Assim como na economia local, com inúmeros hospitais e hotéis oferecendo tratamentos ayurvédicos.

Kerala Blog Express

Benefícios da ayurveda

Uma das vantagens da ayurveda é a longevidade. Isso porque ela não trata apenas o sintoma, mas busca o equilíbrio entre o corpo e a mente do paciente. Com isso, um dos benefícios é um rejuvenescimento total de quem se trata com ayurveda. E é também por isso que há muita procura por tratamentos estéticos ayurvédicos, pois eles ajudam a tonificar e rejuvenescer a pele, o cabelo e os músculos, por meio de massagens e alimentação equilibrada. Sem falar no aspecto do relaxamento, um grande benefício para quem se trata com a ayurveda.

Se tratando com ayurveda na Índia

Durante a nossa viagem, passamos por vários hotéis que ofereciam tratamentos ayurvédicos para seus hóspedes. A maioria deles ficava na beira da praia, um verdadeiro paraíso. Esse hotéis não são necessariamente hospitais, mas contam com médicos e equipe própria de terapeutas para cuidar de você e suas necessidades. Todos estes lugares contam com os equipamentos necessários para os mais diversos procedimentos ayurvédicos. Portanto, uma excelente combinação para quem quer se cuidar, relaxar e curtir as férias num lugar paradisíaco ao mesmo tempo. E o melhor de tudo, você terá esse luxo sem gastar muito, pois os preços na Índia são extremamente convidativos.

Minha experiência com a ayurveda na Índia

Eu namoro a ayurveda desde 2009 e já passei por vários médicos no Brasil e outros lugares do mundo. Mas devo confessar que a minha perspectiva mudou radicalmente desde que estive em Kerala. Tive a oportunidade de conhecer e até me hospedar em alguns hotéis que oferecem esse tipo de tratamento e preparei uma listinha aqui caso você tenha essa curiosidade ou vontade de explorar isso na sua viagem à Índia.

Opções de hotéis com tratamento em ayurveda na Índia

Neeleshawar Hermitage

Esse é aquele típico hotel em que você se sente no paraíso. Com o café da manhã na areia, na beira da praia, piscina infinita e com os quartos separados no meio da mata. Esse hotel oferece tratamentos ayurvédicos de todos os tipos e tem todo o cuidado com seus hóspedes. Yoga e aulas de meditação estão incluídas na hospedagem e são ministradas à beira da praia, a poucos passos da areia. Um lugar para relaxar ao extremo, com uma praia particular só para você, com uma estadia de luxo e muito conforto.

Endereço: District Kasargod, perto da Padankkad bridge, North Kerala, 671314 Nīleshwar, India
Faça aqui a sua reserva com cancelamento grátis!

Ayurveda na India

Xandari Pearl

Se você quer curtir as suas férias na praia e na piscina, com uma praia particular para você, esse hotel é para você. Também com tratamentos ayurvédicos incluídos, o Xandari oferece um cuidado todo especial aos seus hóspedes. A culinária em Kerala é algo a parte e o Xandari oferece comidas locais deliciosas. Definitivamente, uma excelente opção para quem quer relaxar, se cuidar com todo o luxo e sem gastar muito.

Endereço: Mararikulam North P.O, S L Puram, Alleppey- 688 549, Kerala, India, 688549 Mararikulam, India
Faça aqui a sua reserva com cancelamento grátis!

ayurveda na india

Backwater Ripples

Essa é aquela opção para quem quer curtir uns dias na beira do lago, num ambiente extremamente tranqüilo, no meio da natureza. Você pode passear de lancha pela manhã e ver a comunidade local de pescadores lançando suas redes ao lago. Fazer caminhadas ao entardecer, no meio do mato. Relaxar na sua varanda na beira da água, enquanto lê ou livro ou apenas descansa. Ou aproveitar a piscina também!

Eles possuem com uma clínica, com médicos e terapeutas especializados dentro da área do hotel para tratar os hóspedes. Uma excelente oportunidade para quem não é muito fã de praia, mas ama natureza.

Endereço: Nazreth Church Road Kumarakom P.O | Kottayam | Kerala-686563 |India, 686563 Kumarakom, India
Faça aqui a sua reserva com cancelamento grátis!

Ayurveda na India

Links úteis sobre o Kerala Blog Express

O Kerala Blog Express é um evento organizado anualmente pelo governo de Kerala, na Índia, que seleciona blogueiros do mundo inteiro para viajar pela região e descobrir os encantos e belezas deste estado no sul da Índia. Para quem não sabe, Kerala fica na costa Malabar, cuja capital é a cidade de Thiruvananthapuram, ou Trivandrum (mais fácil de falar!).

Nosso blog foi um dos selecionados deste ano e estamos postando a viagem em tempo real nas redes Instagram e Facebook. E você pode acompanhar a viagem dos blogueiros seguindo a hashtag oficial #KeralaBlogExpress no instagram também! 😀

Para ler todos os posts sobre o Kerala Blog Express, clique aqui!

Crédito das Imagens: Booking.com e Adobe Stock