Já sei, você vai viajar para as Filipinas e precisa saber o que fazer em Manila? Veio para o lugar certo! Há pouco tempo estivemos pela primeira vez na Ásia e o destino escolhido foram as Filipinas! Manila foi a nossa primeira parada e hoje vou deixar por aqui algumas dicas sobre o que fazer em Manila. Apesar de ser uma cidade um pouco caótica e bem longe do clichê das ilhas asiáticas, eu diria que Manila é uma parada importante no país, porque ali você irá conhecer muito sobre a cultura e história do país, e aqui vão as dicas!

Onde fica Manila no mapa?

Antes de mais nada, vamos falar sobre o mapa das Filipinas. Parece um quebra cabeças! Tem tanta ilha que é difícil se localizar bem por ali, mas você consegue ver Manila no Noroeste do país, numa baía dentro da ilha mais ao norte. A cidade sempre teve uma posição estratégica e hoje em dia é por Manila que chegam as principais mercadorias nas atividades do Porto. Você vai ver que o Porto de Manila é bem movimentado porque quase 100% dos produtos tem que chegar de barco ao país!

Como chegar em Manila?

Ao contrário das mercadorias, para que você possa chegar confortavelmente em Manila, a melhor opção é ir de avião! A cidade tem um aeroporto modesto mas com boas opções de vôo, cujo nome oficial é Airport Ninoy Aquino. Sim, a língua oficial do país é o inglês e aeroporto vai em inglês mesmo! Como não há vôos diretos entre Brasil e Filipinas eu sugiro que você faça uma parada pela Europa, passe uns dias na cidade da sua conexão para aproveitar, e de lá, faça um vôo para Manila. No nosso caso, saímos de Zurique, via Cathay Pacific e fizemos o vôo direto para Hong Kong, onde tivemos a conexão para Manila. Aliás, a Cathay Pacific foi a melhor companhia aérea que eu já voei na vida! Aqui neste link eu conto como foi a nossa experiência. Falando em vôos, outras companhias aéreas também voam para as Filipinas, entre elas, a Delta, Emirates, KLM, Qatar e United.

A minha rota em Manila

A rota que decidimos fazer em Manila foi completamente guiada e orientada pela nossa querida cunhada que é Filipina! Olha que sorte! Então ela nos deu as melhores dicas sobre que fazer em Manila, nos levou aos restaurantes mais escondidos para provar a culinária asiática e nos passou recomendações importantes sobre a cidade. Então, a gente não podia estar em melhores mãos para desfrutar de Manila e das Filipinas. O que eu notei é que, de forma geral, as pessoas reclamam muito dizendo que Manila é uma cidade poluída, desorganizada e sem nada pra fazer… mas nossa experiência foi tão intensa (e saborosa) que devo discordar completamente destas opiniões. Veja só o que fazer em Manila:

O que fazer em Manila?

1. Intramuros

Intramuros é o centro histórico de Manila e vale a pena começar por este bairro para ter uma idéia de como a vida foi se moldando e se adaptando na cidade. Só pra você ter uma ideia muito rápida sobre a história da cidade, por ser localizada em uma baía, Manila sempre se privilegiou da posição estratégica para o comércio marítimo. Isso até a conquista espanhola, que começou no final do século XVI. Os espanhóis conquistaram, colonizaram e catequizaram os Filipinos, que até hoje possuem sobrenome espanhol, olha que curioso. Depois dos espanhóis, os americanos decidiram que queriam colonizar outras terras também e no final do século XIX começa a era da colonização americana. Como resultado, veio o idioma oficial inglês e nomes de ruas mais modernas pela cidade. Para finalizar, depois dos americanos, os japoneses conquistaram as Filipinas durante a segunda guerra mundial e o resultado foi muita destruíção, em função da guerra. Para quem gosta do assunto 2a Guerra Mundial, tem um passeio incrível só sobre isso, vai lendo que já explico! Bom, Intramuros se chama assim porque fica dentro de uma muralha que foi construída durante a conquista espanhola e dentro da muralha há uma arquitetura típica colonial, é bonito ver o contraste. Lá em Intramuros você vai poder ver os principais monumentos históricos, entre eles o Forte Santiago, nossa próxima recomendação.

2. Forte Santiago

Durante a visita em Intramuros, aproveite para entrar no Forte Santiago, lá é possível visitar as ruínas da antiga fortaleza, o museu Jozé Rizal e o parque de mesmo nome, em homenagem ao herói nacional José Rizal. Dá pra conhecer alguns dos documentos que ele escreveu e imaginar como foi a sua vida durante o final da colonização espanhola, ele foi morto pelos espanhóis por suas ideias de independência e anti-colônia.

rizol

3. Tour com Carlos Celdrán

Eu infelizmente não consegui fazer este tour. Mas ouvi tanto dele que vou colocar nas recomendações. O guia, Carlos Celdrán é um personagem bem conhecido em Manila por ser um ativista que luta pela concientização sobre o HIV e saúde reprodutiva nas Filipinas. Por ser um país conservador, o uso de preservativos e contraceptivos ainda é um tabu nas Filipinas e ele trata de conscientizar as pessoas sobre a importância disso. Depois de anos trabalhando diretamente com teatro, artes, cinema e cultura, ele montou um tour que fosse ao mesmo tempo informativo e entretenido para os turistas, curiosos e quem tivesse interesse. Seus tour contam, às vezes debochado, às vezes patriota,  o que passou dentro de Intramuros e informa ferozmente algumas passagens tristes, mas importantes que ocorreram no país. Você pode ver mais informações sobre ele e a sua empresa “Walk This Way” aqui.

4. Passeio de Jeepney

Ah, o Jeepney! Não é uma atração turística e sim, o principal meio de transporte público em Manila. Apesar disso, eu tenho certeza que você achar no mínimo curioso, um passeio de Jeepney por Manila. Trata-se de um jeep americano adaptado, herança da segunda guerra mundial. As pessoas entram pelos fundos no Jeepney e avisam ao motorista onde querem descer, em qualquer ponto da linha. Nas laterais e frente do Jeepney é possível ver o destino, então, vai lá, separa umas notas e embarca num jeepney, mesmo que por alguns metros! Depois me conta o que achou!

jeepney

5. Makati City

Makati é um outro distrito, é a ilha de riqueza de Manila. Tudo em Makati é bem diferente de Manila, você vai ver mega edifícios, mega lojas, mega restaurantes, recomendo a visita ao centro comercial Green Belt Malls, que permite uma caminhada agradável entre lojas e pavilhões climatizados, parques e restaurantes ao ar livre. É muito bem cuidado e seguro também para caminha à noite. Tem parquinhos para crianças e costuma agradar gente de todas as idades.

makati_city

6. Ayala Museum

Este um museu interessante, que sempre tem exposições temporárias e um andar que conta toda a história das Filipinas através de maquetes, desde o período antigo até os acontecimentos mais modernos do país. Foi ali que eu aprendi sobre a Imelda Marcos, a mulher do antigo ditador “presidente” e corrupto “cleptocrata” Ferdinand Marcos. Para resumir a polêmica, os dois viviam uma vida de sultões, roubando tudo o que podiam, enquanto o país vivia numa imensa e absoluta pobreza. A Imelda Marcos é conhecida por sua obessão por pares de sapatos, diz a lenda que ela tinha cerca de 8.000 pares de sapatos de luxo em seu simplório closet. Nas Filipinas tem até um adjetivo que foi batizado em função desta mulher: “Imildic” ou seja, algo exageradamente fútil ou inútil.

ayala_museum

7. Green Hills

Green Hills é diferente de Green Belt, veja bem! Green Hills é uma galeria onde é possível ver, comprar e negociar produtos locais das Filipinas, entre eles, as famosas pérolas e pedras preciosas regionais! É tipo o mercado de ouro de Dubai, só que com pedras preciosas, tais como esmeralda, topázio, safira, rubi, acquamarine, diamante e claro, pérolas! Dependendo da peça que você quer, vai custar mais caro. Mas de forma geral, as pérolas e as acquamarinas (minhas preferidas!) são bem baratas. Eu comprei umas lembrancinhas, porque tava com a grana meio contada, mas em dia de pagamento eu iria fazer a festa por lá! Chegando lá você vai ver várias barraquinhas que vendem as jóias, mas eu recomendo que você busque por um lugar específico que foi recomendação da minha cunhada: Rocha Rocka Jewelry. Segundo ela, aqui é garantido que seja tudo verdadeiro e dá pra negociar o preço.

greenbels

8. Corregidor Island

Este é um passeio de 1 dia inteiro para visitar a ilha de Corregidor, que fica a 1 hora de distância de Manila. Esta ilha fica bem na entrada da Baía de Manila, ou seja, tem uma posição geográfica bastante estratégica na cidade e foi ocupada pelos americanos, invadida pelos japoneses durante a segunda guerra e depois recuperada pelos americanos outra vez, que liberaram as ilhas do controle japonês. Em Corregidor há tours guiados em ônibus e a pé (o que fizemos) passando pelas ruínas militares que foram deixada ali e contando cada etapa da 2a guerra. É impressionante, um passeio que me surpreendeu em todos os sentidos, porque ali aprendi que batalha do pacífico foi importantíssima durante a segunda guerra mundial e a gente normalmente sabe muito mais sobre a parte europeia do que a parte asiática desta guerra. Imaginem que nesta região, lutar contra japoneses era uma batalha sem fim. Eles nunca se rendiam, eles jamais recuavam, eles eram capazes de se matar antes de ter que se entregar ao inimigo. Estas e outras coisas você vai aprender neste tour, que é uma das atrações mais disputadas de Manila, portanto, agende com antecedência. Você precisa pagar o ferry até lá (cerca de 1500 pesos filipinos por pessoa) e depois o tour (se for a pé custa 1800 php por pessoa e se for de bus é 2200 pho por pessoa). Tem que estar cedinho no terminal, às 7h30 da matina é o embarque. Mais informações aqui.

9. Memorial Americano

Fica dentro da Embaixada Americana em Manila e é basicamente um memorial que presta homenagem aos soldados americanos e filipinos que morreram durante a segunda guerra mundial em território filipino. É avassalador ver a representação da quantidade de gente que morreu nesta guerra absurda. O memorial conta mais detalhes sobre a batalha do pacífico e aponta os nomes de cada soldado, de cada ser humano que teve que se sacrificar por ali. Informações sobre endereço, horários e exigências para a entrada, aqui. Leve o seu passaporte.

segunda_guerra_mudnial_filipinas

10. Little Tokio e outras comidinhas

Comer comida asiática é uma ótima opção sobre o que fazer em Manila. Lá tem comida boa em vários restaurantes e eu fiz uma espécie de turnê gastronômica por lá que foi incrível! Para quem gosta de comida japonesa, há um lugar chamado Little Tokio, um pequeno refugio de restaurantes japoneses no meio da cidade. É tão famoso entre os filipinos como entre os japoneses. É o cantinho favorito da comunidade japonesa das Filipinas!

 Onde dormir em Manila?

Aconselho que você se hospede em Makati City, é a melhor parte para se hospedar em função da infra estrutura e da segurança. Por exemplo, você pode facilmente encontrar opções para sair à noite, ir a um restaurante, barzinho e não precisar enfrentar o trânsito maluco de Manila. Uma boa opção é o hotel Discovery Primea, é um 5 estrelas FABULOSO que nós tivemos a oportunidade de conhecer durante a nossa viagem por lá. Se você quiser ter mais detalhes sobre este hotel, aqui vai o post completo falando dele.

Hotel Discovery Primea

Endereço: 6749 Ayala Avenue, Makati, 1226 Manila, Filipinas

Reserve pelo Booking.com

discovery_primea

Últimas dicas sobre Manila

Quando eu falo que o trânsito é maluco, é porque é mesmo. É uma loucura, tem muito mais carro do que rua e o resultado é um tráfego pesado por lá. Muita gente se aventura de jeepney, mas se você quiser algo mais confortável para se deslocar por Manila, e melhor opção é usar o Uber. É mais seguro e mais garantido que os táxis. Aliás, os táxis em Manila escolhem o lugar para onde querem ir, então não se assuste se um taxista mandar você sair do taxi se o lugar for muito longe. Outra coisa, na chegada do aeroporto, peça para o seu hotel mandar um transfer para ir buscá-lo, ou você corre o risco de ficar horas a fio esperando um táxi que te leve ao seu hotel. Além disso, não confie em todos os caixas eletrônicos para sacar dinheiro, prefira caixas em centros comerciais grandes e com segurança, lá é comum clonar o cartão de crédito. E por fim, para trocar dinheiro, no próprio aeroporto, antes de sair da zona das malas tem algumas casas de câmbio, e costumam ser a melhor opcão para o turista.

Links úteis para viajar pelas Filipinas

Abaixo uma lista de links que podem te ajudar durante a sua viagem pelas Filipinas. Começando pelo post falando de Internet 3G nas Filipinas, que vai ser muito útil para a sua viagem!

O post completo sobre o que fazer em Manila tem várias dicas detalhadas para te ajudar no seu roteiro pela cidade. Tem vários passeios bacanas, como por exemplo,  um tour de Jeepney, que faz parte da experiência mais autêntica em Manila! Ou este tour completo até Tagaytay, um espetáculo. Em Manila há vários hotéis espetaculares e nós tivemos a oportunidade de ficar no badaladíssimo Discovery Primea, que super recomendamos! Mas se você quer outras opções de hotéis legais para se hospedar em Manila, dá uma olhada aqui neste link. Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Recomendo uma vista em Palawan, uma das regiões mais lindas que eu já fui na vida! Se você também for ao hotel Club Paradise, vai concordar comigo que Palawan é um espetáculo. Os hotéis costumam organizar passeios de barco pelas ilhas e montanhas mais lindas, mas você também pode reservar o seu passeio online, como este aqui por exemplo.

Aqui vai um post com 10 curiosidades sobre as Filipinas, para que você já comece a se animar e informar sobre as particularidades deste lindo país!

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa.

E recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.