Está pensando em conhecer o que há de mais espetacular nas Filipinas? Coloque Palawan no seu radar!!! Quando decidimos ir para as Filipinas, tinhamos em mente que não iriamos conhecer as praias mais pop do país, como Boracay, por exemplo. Nossa ideia era conhecer uma região com mais natureza, com praias quase desconhecidas e descobrir as verdadeiras belezas do país. Nossa rota escolhida foi a região de Palawan, e não poderiamos ter feito uma escolha melhor. Vai lendo que eu vou te contar porque Palawan deve entrar no seu roteiro pelas Filipinas!

Onde fica Palawan no Mapa?

Palawan fica no sudoeste das Filipinas, numa região conhecida por Mimaropa, que é banhada pelo Mar Sulu e o Mar do sul da China e fica a cerca de 1 hora da capital, Manila, de avião. O estado de Palawan recebeu este nome porque a maior ilha da região se chama Palawan, mas há outras ilhas que compõem o estado, como por exemplo Busuanga e Coron Island, onde nós estivemos. Como o turismo ainda está começando a ser desenvolvido, Palawan possui muita natureza virgem e águas realmente limpas e cristalinas. A população vive em função da pesca e serviços gerais, principalmente em torno da capital do estado, a cidade de Puerto Princesa. É a capital menos povoada das Filipinas e várias vezes já foi mencionada como a cidade mais verde e limpa do país.

Como chegar em Palawan?

A melhor forma é chegar lá de avião, há vários aeroportos e os mais importantes são o de Puerto Princesa e o de Busuanga, por onde chegamos. Nosso vôo foi de Manila a Busuanga pela Philippine Airlines, uma aventura já no começo da viagem. Por ser um vôo curto, nosso avião era pequeno e despressurizado, e a chegada ao aeroporto de Busuanga (USU) foi divertida: o lugar é pequeno, há poucos vôos comerciais e a rotina do aeroporto não é nada com o que você está acostumado por aí. Ao chegar em Busuanga é melhor relaxar e desfrutar tudo aquilo que eles têm de melhor: uma natureza incomparável.

Palawan

Minha rota em Palawan

Bom, nós contamos com a ajuda de parte da nossa família que é filipina, e portanto, tivemos todas as manhas garantidas por ali! Chegamos em Busuanga pela manhã, ao redor da das 9h30 e de lá já tinhamos um transfer nos esperando para levar-nos ao Club Paradise Palawan, uma ilha privada onde estaria o nosso hotel, um lugar SENSACIONAL que vamos falar em breve em outro post. Para chegar no hotel, uma van esperava pela gente no aeroporto, que nos levou até o porto, onde havia um barco esperando para o transfer até o hotel. Tudo isso é organizado previamente com o hotel que você escolher, portanto, verifique com antecedência como será o transporte no seu caso. No nosso caso, o trajeto do aeroporto até o hotel durou cerca de 2 horas! Mas compensou porque no meio do caminho a gente já foi conhecendo as vilas, os animais, as casas e depois, sentindo a brisa do mar e toda aquela imensidão de natureza que as Filipinas possuem.

palawan98

O que fazer em Palawan?

Nós ficamos na região por 3 noites e faltou tempo para conhecer tudo o que a gente queria! Uma coisa interessante para saber antes de organizar qualquer passeio, é que por ali é bem mais fácil reservar os tours direto com o seu hotel, em vez de organizar os passeios sozinhos e por conta própria. Aqui vamos passar as dicas do que o nosso hotel nos ofereceu, mas cada hotel oferece um passeio personalizado e se você não quiser ficar no mesmo lugar que a gente, verifique na recepção do seu hotel como organizar o seu passeio pelas diferentes atrações turísticas da região.

Coron Island

Simplesmente o melhor passeio da região! É onde você vai conhecer aquelas paisagens fantásticas de montanha cravada no mar, água cristalina e praias paradisíacas. No nosso caso, o hotel tinha um tour organizado que foi o mais completo roteiro que a gente encontrou para conhecer bem a região. Nós saímos de barco pela manhã bem cedo e de lá fomos levados à vila de Maricaban, onde uma van nos levou ao centro da cidade de Coron. Em Coron, pegamos um barco para fazer o passeio pelas lagoas gêmeas e pelo lago de Cayangan. No meio do passeio, tinha um almoço particular esperando pela gente! Depois do almoço fomos levados à zona de corais Siete Pecados, onde pudemos mergulhar e observar os exuberantes corais com toda a fauna aquática que tem por lá. Finalizamos o passeio nas termas de Maquinit, o que foi perfeito para relaxar descansar do dia mais agitado que tivemos por ali. No nosso caso, o passeio completo custou 5.500 pesos filipinos por pessoa, o que pode parecer muito, mas considerando tudo o que a gente fez, e todos os transportes que tivemos, e toda aquela comida inclusa, omg, tava até barato!

palawan42

Palawan

Dimakya Island

Essa é a ilha do hotel e a gente queria aproveitar a estrutura do lugar e conhecer um pouco a nossa praia! É uma ilha pequena, com praias quase desertas e privativa para os hóspedes do hotel, uma trilha para subir ao topo da montanha e visualizar os arredores, além de piscina e zona de mergulho. Nós passamos os dois dias seguintes na própria ilha, onde desfrutamos de toda a estrutura do hotel, comemos, bebemos e mergulhamos, estivemos relaxando na nossa própria ilha da magia. O hotel sabe agradar aos clientes e proporciona muitas atividades para crianças, sem ser aquela coisa intensa. Quem quiser simplesmete ficar mais tranquilo em um ambiente mais intimista, ali é o lugar ideal.

Palawan

Palawan

Mergulho e Snorkel

Seja qual for a praia que você escolher, ali você tem que brincar de mergulhar ou pelo menos, fazer snorkel para visualizar os peixes naquela água cristalina. Para quem quer uma brincadeira mais séria, também é possível alugar equipamento de mergulho profissional e se você não tiver o certificado de mergulho, dá pra fazer um curso rápido para águas menos profundas e já ter uma ideia de como é mergulhar pela região. Recomendo para quem vai ficar por mais tempo em Palawan, porque daí você consegue aprender, mergulhar e ter ainda um tempo para recuperar do mergulho, antes de voar de volta pra casa. O nosso instrutor disse que no nosso caso era melhor não fazer o curso porque eles recomendavam que a gente passasse ao menos 48 horas sem mergulhar antes de pegar o avião. Mas a gente ficou só no snorkel e ainda assim, foi sensacional!

Palawan

Caiaque

Sim, fizemos um passeio de caiaque na nossa ilha, mas a parte mais legal é que o caiaque era transparente!!! E foi sensacional! Ver os peixes passando no fundo do caiaque é uma sensação que recomendo a todo mundo que gosta de mar, sol e verão! Maravilhoso!

palawan85

Safari em Calauit

Calauit é uma ilha da região onde há um parque natural e é possível observar os animais típicos das Filipinas e algumas espécies típicas de um passeio mais selvagem. Nós não fizemos este safari, mas é uma das opções mais procuradas em Palawan. Se você gosta de vida selvagem, pode ser um passeio interessante para fazer.

Comer peixes e frutos do mar

Ir para as Filipinas e não comer peixes e frutos do mar é tipo ir ao Brasil e não comer feijoada! A comida é deliciosa e super fresca em Palawan, isso porque a pesca ainda é uma atividade praticada por pequenos grupos de pescadores e comunidades locais, e portanto, é bem provável que você coma pela noite um peixe que estava nadando na mesma manhã! Não deixe de provar o polvo e a salada de algas marinhas e se tiver no cardápio, vá de carangueijo!

Palawan

Onde ficar em Palawan?

Eu não poderia recomendar outro hotel em Palawan, o nosso hotel tinha uma estrutura animal, um café da manhã delicioso, um buffet sensacional, opções de passeios para todos os gostos, piscina, praias secretas e bangalôs, música ao vivo ao entardecer, instrutores de mergulho, trilhas para hiking e uma atmosfera encantadora. O Club Paradise Palawan tem justamente esta proposta, e há pessoas que há mais de 20 anos só viajam para as Filipinas para ficar neste hotel. Você não vai se arrepender de ficar neste lugar.

palawan66

Últimas dicas sobre Palawan

A melhor época para visitar as ilhas filipinas é entre Dezembro e Maio. Depois disso, começa a temporada de tufões e não recomendo estar nas ilhas durante este período! É bom levar protetor solar, chapéu, óculos de sol e sapatos para caminhar na água, já que dependendo do passeio, as praias de pedra podem machucar um pouco os pés. Outra dica é levar um kit com alguns remédios básicos, entre eles, para dor de cabeça e para gastroenterite. Tanto eu como o Diego tivemos episódios de gastroenterite nas ilhas em função da água. Portanto outra dica é: beba somente água mineral!

Palawan

Links úteis para viajar pelas Filipinas

Abaixo uma lista de links que podem te ajudar durante a sua viagem pelas Filipinas. Começando pelo post falando de Internet 3G nas Filipinas, que vai ser muito útil para a sua viagem!

O post completo sobre o que fazer em Manila tem várias dicas detalhadas para te ajudar no seu roteiro pela cidade. Tem vários passeios bacanas, como por exemplo,  um tour de Jeepney, que faz parte da experiência mais autêntica em Manila! Ou este tour completo até Tagaytay, um espetáculo. Em Manila há vários hotéis espetaculares e nós tivemos a oportunidade de ficar no badaladíssimo Discovery Primea, que super recomendamos! Mas se você quer outras opções de hotéis legais para se hospedar em Manila, dá uma olhada aqui neste link. Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Recomendo uma vista em Palawan, uma das regiões mais lindas que eu já fui na vida! Se você também for ao hotel Club Paradise, vai concordar comigo que Palawan é um espetáculo. Os hotéis costumam organizar passeios de barco pelas ilhas e montanhas mais lindas, mas você também pode reservar o seu passeio online, como este aqui por exemplo.

Aqui vai um post com 10 curiosidades sobre as Filipinas, para que você já comece a se animar e informar sobre as particularidades deste lindo país!

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa.

E recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.