Buscando Restaurantes em Bogotá, certo? Aqui vão as dicas de um dos mais tradicionais Restaurantes em Bogotá, o La Puerta Falsa. Trata-se de um botequinho pequeno, bem no centrinho histórico da cidade. Mas foi uma das melhores experiências gastronômicas que eu já vivi buscando restaurantes em Bogotá. É uma casinha onde se come bem há mais de 100 anos! Comida do povo, coisa típica e bem simples, mas deliciosa.

Leia também: Cinco coisas para fazer na Colômbia

Um pouco sobre a história do La Puerta Falsa

O lugar começou como uma pequena padaria, servindo somente alguns bolos típicos, empanadas e pães tradicionais. Até hoje ainda servem isso por lá. Com o tempo e com a grande procura, os donos resolveram investir um pouco no menu para oferecer um almoço mais completo e saboroso para os clientes.

La Puerta Falsa

Quando estivemos por lá, os dois únicos pratos do menu eram Tamal e Ajiaco. São dois dos pratos mais populares e típicos de Bogotá. Eu conheço pouco da culinária colombiana, mas o Diego (que nasceu em Bogotá) provou e atestou: é um dos lugares onde se come o melhor Ajiaco e o melhor Tamal de Bogotá. Dito isso, vamos às dicas!

Leia também: Tour do Grafitti em Bogotá

Como é o restaurante La Puerta Falsa em Bogotá?

É um lugar pequeno, com poucas mesas e muita gente na espera de um lugar. Os donos estão há 6 gerações no mesmo local e não pretendem mudar de estratégia tão cedo.

As receitas caseiras são o bem mais precioso do La Puerta Falsa, que serve os pratos mais tradicionais e alguns quitutes de fazer qualquer vovó colombiana lamber os dedos. É importante lembrar que restaurantes caseiros como este estão perdendo o espaço em Bogotá. A concorrência são as grandes cadeias de restaurantes em Bogotá, onde a comida não é exatamente a protagonista.

Para a nossa sorte, o La Puerta Falsa foi re-descoberto pelos moradores locais e já acumula algumas centenas de fãs, que defendem a simplicidade e preferem o sabor slow food desta portinha no centro de Bogotá.

La Puerta Falsa

Menu do La Puerta Falsa

Durante a nossa visita havia somente dois pratos no Menu do La Puerta Falsa: Tamal e Ajiaco.

Tamal é uma pamonha salgada com linguiça ou outras carnes. O tamal deles vinha com um pequeno molho de tomate e pimentão, tudo devidamente salpicado com temperos locais.

Já o Ajiaco é uma sopa que leva milho, batatas, legumes e frango. É como uma espécie de canja de galinha bogotana, temperada com coentro. Algumas vezes leva creme de leite, abacate e otras cositas más. Ambos são pratos deliciosos para comer no friozinho de Bogotá!

Para beber, as opções também não são muitas, normalmente há suco de frutas e refrigerante. Ou o típico chocolate quente bogotano ou a aguapanela, um chá de rapadura!

Se você quiser somente um lanchinho, pode pedir empanadas ou pan de bono com um chocolate quente com queijo. Sim, eles colocam queijo dentro do chocolate quente. Apesar de parecer estranho, fica bem gostoso! Enfim, aproveite o lugar para comer algo típico, caprichado e verdadeiramente bogotano.

La Puerta Falsa
La Puerta Falsa

Onde fica o La Puerta Falsa?

O restaurante La Puerta Falsa fica ao lado da Catedral de Bogotá, na Calle 11 Número 6-50. Funciona das 7h às 22h, mas o melhor horário para comer é durante o almoço. Ou entre no lugar para desfrutar das “las onces”, o lanchinho da tarde de Bogotá. Como este é um restaurante disputado e a estrutura do local é pequena, talvez você encontre uma fila considerável, principalmente na hora de pico, entre 12h e 13h.

Leia também: Onde ficar em Bogotá

Links úteis para viajar pela Colômbia

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Colômbia. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Aqui neste post tem informações gerais o país. E aqui vão os guias completos sobre Bogotá e Cartagena, duas das cidades mais visitadas no país. Para ler todos os posts sobre a Colômbia, é só clicar aqui neste link.

Se você pretende alugar um carro em Bogotá, o site da Rental Cars pode ser bem útil, porque ele dá comparativos de várias companhias e os melhores preços para alugar um carro na Colômbia.

Aqui vai um link sobre onde ficar em Bogotá, com os melhores bairros e algumas sugestões de hotel para você. Mas se tiver alguma dúvida, aqui eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum!

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.

Ah, e aqui vai um link com o vídeo sobre 5 coisas para fazer na Colômbia.