O Peñon de Guatapé é uma montanha na Colômbia que é um dos pontos turísticos mais interessantes que eu já visitei no mundo! Trata-se de uma montanha monumental que está localizada dentro de uma propriedade privada e que tem uma das vistas mais impressionantes da região onde está o Embalse del Peñol, uma represa que foi construída nos anos 70 na Colômbia.

Onde fica o Peñon de Guatapé?

Fica em Antioquia, região centro-norte da Colômbia, cuja capital é Medellín. O curioso desta região é que o Embalse del Peñol formou várias ilhas fluviais que, juntamente com o litoral recortado, formou uma paisagem única no país. Esta é a maior represa da Colômbia e uma das hidroelétricas mais importantes para o país.

 

Como chegar no Peñon de Guatapé?

Se você está pensando em visitar o Peñon de Guatapé, é porque provavelmente está em Medellín, correto? Neste caso, eu sugiro que você contrate um tour para ir até lá, como nós fizemos. Este serviço é muito eficiente na Colômbia! No nosso caso, o tour que a gente escolheu saiu às 8h da mnhã, fez uma pausa para um café típico, passou pelo município de Marinilla, depois fomos até Guatapé daí rolou almoço típico “paisa” (como são chamadas as pessoas da região) , passeio de barco e passeio pelo centro histórico de Guatapé! Eu sei que há tours em inglês que se pode reservar online neste link aqui, mas veja com eles se há opção de tour em Espanhol, que é mais fácil pra gente, né? Ou então reserve o passeio no dia anterior com uma das empresas de turismo que ficam na praça Plazueleta Nutibara ou no Parque Principal de Poblado.

Chegando na montanha, o ingresso para subir as escadas (na verdade, os 659 degraus)) custa 12.000 pesos colombianos, aproximadamente 15 reais. Apesar de cansativo, é uma subida que eu recomendo de verdade a todos que tem um pouquinho de energia para gastar. Porque a vista lá de cima da pedra é SENSACIONAL!!!

Guatapé

Colômbia

Links úteis para viajar pela Colômbia

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Colômbia. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Aqui neste post tem informações gerais o país. E aqui vão os guias completos sobre Bogotá e Cartagena, duas das cidades mais visitadas no país. Para ler todos os posts sobre a Colômbia, é só clicar aqui neste link.

Se você pretende alugar um carro em Bogotá, o site da Rental Cars pode ser bem útil, porque ele dá comparativos de várias companhias e os melhores preços para alugar um carro na Colômbia.

Aqui vai um link sobre onde ficar em Bogotá, com os melhores bairros e algumas sugestões de hotel para você. Mas se tiver alguma dúvida, aqui eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum!

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.

Ah, e aqui vai um link com o vídeo sobre 5 coisas para fazer na Colômbia.