Procurando dicas de Bogotá? Veio ao lugar certo! Já é a quarta vez que vou a Bogotá e sigo afirmando que tem muita coisa legal para se conhecer na cidade! Eu separei aqui todas as minhas dicas de turismo e algumas dicas fora da rota para você aproveitar o melhor de Bogotá. Tudo isso com a ajuda de um Bogotano (o meu marido, que nasceu e cresceu na cidade). Espero que as dicas te ajudem a fazer uma viagem perfeita em Bogotá! 😀
O que você precisa saber sobre Bogotá?
Bogotá é uma cidade gigante, como quase toda capital latino-americana. São pouco mais de 7 milhões de pessoas circulando todos os dias pela cidade, entre ônibus, vans, carros, motos, bicicletas e outros transportes alternativos que você já pode imaginar. Portanto, evite transitar com objetos de valor ou dar mole pelas ruas, é sempre bom tomar cuidado. Mesmo assim, devo admitir: me senti muito mais segura nas ruas de Bogotá que em São Paulo, a comparação mais óbvia entre Brasil e Colômbia. Há muita polícia e militares nas ruas, tudo parece ser bastante vigiado e protegido, principalmente nas zonas mais turísticas, o que ajuda a ter uma experiência mais segura e tranquila em Bogotá.
Onde fica Bogotá no mapa?
Bogotá fica bem no meio da Colômbia, faz fronteira com o Brasil, no estado do Amazonas. Também faz fronteira com o Equador e Peru ao sul, e Venezuela e Panamá, no Caribe. Falando em Caribe, a Colômbia tem umas ilhas maravilhosas e praias fantásticas, tanto no mar do Caribe quando no oceano pacífico. É sem dúvida um dos países com maior biodiversidade que eu já vi, desde montanhas geladas, passando por campos, cachoeiras, praias, ilhas, selva, enfim, dá pra fazer um monte de coisa por lá! Um dueto interessante é Bogotá e Cartagena na mesma viagem, vale a pena!
Como chegar em Bogotá?
De avião, com a Avianca! É a maneira mais rápida e segura para chegar na Colômbia, independentemente de onde você estiver. As estradas na Colômbia não são lá muito boas e há zonas em que infelizmente ainda há conflito armado, o que pode ser meio arriscado, portanto avião é a melhor forma. Há vôos diretos entre Fortaleza, Rio, Salvador e São Paulo para Bogotá, veja as ofertas de passagem aérea para Bogotá no site da Avianca.
Atualização: desde as negociações de paz na Colômbia, a guerrilha quase não possui poder armado e a violência tem diminuído constantemente, o que beneficia ao turismo de forma geral.
O aeroporto internacional de Bogotá faz conexão com vários países, do Brasil há vôos saindo de Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, pela Avianca, que é uma excelente companhia aérea colombiana. Lá dentro de Bogotá você pode circular de táxi (evite pedir táxi direto da rua, melhor sempre chamá-lo do hotel), Uber, Transmilênio (ônibus que transitam dentro da faixa específica), Busseta (eu sei, o nome é bem peculiar… é assim que eles chamam as vans ou micro-ônibus), Bike (me impressionei com a quantidade de ciclovias! Uhuu!) ou de carro alugado. Se for este o seu caso, cuidado com o que eles chamam de “pico y placa”, um rodízio municipal para todos os carros. O rodízio deles é mais pesado, funciona por placa de final par ou ímpar e vai de 6:30 às 8:30 da manhã e das 15:00 às 19:30!
A minha rota em Bogotá
Cada vez que eu estive em Bogotá, aproveitei para fazer um passeio diferente. A primeira vez eu fiz a rota mais turística, depois eu fiz várias descobertas gastronômicas e passeios fora da rota convencional, além de compras mais locais. Para quem deseja conhecer bem Bogotá e aproveitar todos os pontos turísticos e alguns fora da rota, eu recomendo passar ao menos 5 dias na cidade. Por ser muito grande, Bogotá é aquele tipo de cidade que você sempre vai ter coisas novas para fazer, portanto, não apresse o passo e já aceite que vai ficar faltando coisa. Bom pretexto para voltar, não? A seguir vão as minhas dicas com base nas minhas viagens, um resumão de tudo o que tem pra ver na cidade.
O que fazer em Bogotá?
1. LA CANDELARIA
O centro histórico de Bogotá (ou La Candelaria, como é conhecido) é lindo e muito bem preservado! Comece pela Plaza Simón Bolivar, que concentra alguns dos edifícios mais importantes da capital colombiana, é a praça dos três poderes deles! Também lá está a Catedral de Bogotá e numa esquina há o escritório de turismo de Bogotá, com mapas e informações importantes! Você pode buscar um Walking Tour na hora, eu fiz um tour com saída marcada para as 14hs (em Espanhol, alguns dias também em inglês), o dia estava lindo e a guia contou várias histórias interessantes sobre as construções do centro e sobre o começo de Bogotá.
Uma outra forma de conhecer o centro de Bogotá e ainda fazer umas fotos lindas é buscar o Tour de Graffiti na Candelária, um passeio simplesmente maravilhoso que eu fiz numa das minhas viagens e sigo recomendando a todos!
Para quem não sabe, Bogotá também é a cidade do graffiti, arte que está legalizada na cidade e impressiona a qualquer pessoa.
2. MONTSERRATE
Montserrate é a grande montanha de Bogotá, que possui uma igreja e uma mini vila no topo. É um lugar lindo, com a vista panorâmica de toda a cidade! Você pode chegar lá de teleférico ou funicular (trenzinho que sobe a montanha), o preço é o mesmo, só muda o tamanho da fila. Tive a impressão que a fila do funicular é mais rápida que a do teleférico. Quando eu fui, custava 17mil pesos ida e volta (uns 18 reais), mas há quem compre só a ida e desça a pé, pela trilha. Se quiser pode subir a pé também, só tome cuidado porque a altitude derruba qualquer atleta desavisado!
Chegando lá, além da vista e da igreja, tem uma feirinha de artesanato e um café – provei a almojabana (um pãozinho local) de lá e era deliciosa, tinha acabado de sair do forno!
Você pode fazer no mesmo dia a Candelária e a subida a Montserrate, aliás tem um tour que faz os dois de uma vez.
3. CATEDRAL DE SAL
Como o nome diz, é uma catedral de sal. Sim, de sal! Fica em Zipaquirá, uma cidadezinha perto de Bogotá. A catedral foi inspirada em uma outra catedral, também de sal, feita originalmente pelos mineiros que trabalhavam na mina de sal. Só que a construção original não era exatamente segura, e então, construiu-se a catedral atual, um verdadeiro complexo arquitetônico feito de sal. É uma experiência interessante, recomendo a visita na catedral e também a Zipaquirá, já que a cidadezinha é toda preservada, com casas pintadinhas no melhor estilo colonial. Lindo!
4. MUSEUS
Os famosos são o MUSEO DEL ORO, que é o maior do mundo sobre arte, cultura e objetos de valor das civilizações pré-colombianas, com um acervo de 34.000 peças de ouro; o MUSEO BOTERO, com a coleção de 120 obras de arte doadas pelo artista e mais 60 obras de outros artistas do mundo e o MUSEO DE LA INDEPENDENCIA – CASA DEL FLORERO, que possui uma coleção de objetos e documentos da independência, atas e a história do “FLORERO DE LLORENTE” que foi o estopim para a revolução de 1810.
5. ANDRÉS CARNE DE RES
Além da comida deliciosa e atração turística, o Andrés carne de Res também vira balada. Recomendo a visita ao restaurante original, onde tudo começou (sim, o business deu certo e tá cheio de outros Andrés pela cidade), que fica em Chia, ao lado de Bogotá.
Bogotá fora da rota turística convencional
Uhul! Adoro essa parte! Há muita coisa que turistas convencionais não curtem, mas eu adoro descobrir o que é que os moradores locais realmente fazem por lá! Vou detalhar várias coisas que os bogotanos fazem, daí você pode conhecer Bogotá como se você fosse um expert, dá uma olhada!
1. PARQUE DA 93, ZONA T e USAQUÉN
São zonas de Bogotá onde se concentram vários bares, restaurantes e baladinhas legais. São legais para ir à noite, buscar um lugar para petiscar, de repente tomar um canelazo (versão bogotana do nosso quentão, só que com pinga) e depois mexer os quadris numa salsa bogotana! Os colombianos são loucos pela salsa, e você não pode ir embora de Bogotá sem ir num club de salsa! Mais perto do fim de semana estas áreas bombam, sempre tem muita gente querendo uns tragos e diversão. Um lugar de salsa que eu recomendo, muito frequentado pelos moradores locais é a Galeria Cafe Libro, que tem sede no parque da 93. A bailar!!!
2. LA PUERTA FALSA
É o restaurante mais antigo de Bogotá, está há 6 gerações na mesma família. É um lugar pequeno, comporta pouquíssimas pessoas, com menu bastante modesto, porém delicioso! A especialidade são o que os bogotanos chamam de “las onces”, ou lanchinho da tarde: pães, salgados, doces e o famoso chocolate quente de Bogotá, recomendo que você experimente! Como eles não têm site, clique aqui para vê-los no trip advisor!
3. CORFERIAS
É o centro de convenções de Bogotá, onde anualmente são realizados alguns dos maiores eventos da cidade. Sempre no mês de dezembro, acontece a EXPOARTESANIAS, uma feira GIGANTE com artesanato de todas as regiões da Colômbia e algum país convidado! Cada ano eles convidam um país diferente para participar da feira, mostrando um pouco da cultura de cada lugar. Para saber o que está rolando quando você for até lá, clique no site Corferias.
4. BRUNCH COLOMBIANO
Tá ligado café da manhã de cinema? Estilo comer muita coisa gostosa logo na primeira hora da manhã? Recomendo um lugar que meus cunhados – 100% colombianos, by the way – me levaram, perto do Parque da 93. É uma zona bastante rica da cidade, bem diferente do centro e zonas mais populares, mas acho que vale a pena conhecer, para ter uma visão geral do que é Bogotá. Depois do café, você pode dar uma voltinha no parque e arredores. O restaurante do brunch se chama ¨La Bagatelle¨ e fica numa esquina, perto do parque. Peça uma cesta de almojabanas, pan de queso e pan de bono para começar, depois tem uns pratos bem diferentões para o brunch e também recomendo algum dos sucos diferentes, como suco de Lulo, Uchuva ou Feijoa. Não me pergunte que frutas são essas, também foi novidade para mim.
5. PLAZA DE MERCADOS
Em Bogotá há vários mercados estilo feirinha, eu super recomendo você entrar num e tentar entender o que que tem lá. Você vai ver bastante peças de artesanato típico, produtos feitos com couro (a Colômbia é famosa pelos produtos baratíssimos em couro legítimo), roupas, miniaturas, comidas locais e muito mais. Normalmente quanto mais longe dos pontos turísticos, mais local é o mercado.
6. GABRIEL GARCÍA MARQUEZ
O centro cultural Gabriel García Marquez é um dos cantinhos mais gostosos para uma pausa e um pouco de cultura ao mesmo tempo. Além da livraria, o centro possui um café e muitos espaços para sentar, relaxar, tirar ótimas fotos dos diferentes ângulos da arquitetura (assinada por Rogelio Salmona) e da própria candelária. Há exposições temporárias e permantentes também, só não espere ver escritos originais do Gabo porque a esta altura eles devem estar bem empacotadinhos lá na Universidade do Texas, que está responsável pelo acervo do escritor.
7. EL CORRAL
Hambúrgão de primeira, estilo artesanal, com batata frita regional. Sim, a batata é diferente lá, a Colômbia tem muita batata diferente na verdade, e uma delas é a papa criolla, uma batatinha local que servem nos restaurantes, inclusive no El Corral. Eu pedi um hambúrguer tradicional, com papa criolla e malteada – apelido colombiano para o MilkShake – de frutas vermelhas. Um crime, mas um crime delicioso!
Leia também: O que comprar na Colômbia? Produtos de couro colombiano, qualidade e preços baixos
Onde dormir em Bogotá?
Como eu quase sempre fico na casa da minha sogra, não preciso recorrer aos hotéis em Bogotá, mas desta última vez foi necessário, por que a família estava toda reunida e não cabia todo mundo na mesma casa! Então eu acabei optando pelo Hotel Andes Plaza, um hotel 4 estrelas antigo, porém com boas instalações e banheiro reformado (ao menos no nosso quarto) e bem localizado. Achei excelente o custo X benefício deste hotel.
Por outro lado, você pode se hospedar na Candelária, onde terá acesso fácil às zonas históricas e principais pontos turísticos, mas deve ficar atento aos horários, porque né, é o Centro. Ou você também pode se hospedar no norte, a área mais moderninha da cidade, perto dos restaurantes top e do parque da 93.
Para quem quer se hospedar na Candelária: Recomendo o hotel Continental All Suites, que fica bem no centro, muito perto da maioria das atrações turísticas e com boa infra-estrutura, com ótimo custo X benefício. Lembrando que para sair à noite será necessário andar de táxi (em média custa uns 30mil pesos para ir até a zona T) e ter mais atenção com os espertinhos.
Para quem quer se hospedar no norte: Perto do parque da 93 está o The Click Clack Hotel, um hotel moderno, com ótima infra estrutura e entre os melhores preços da região para um hotel da categoria, já que o bairro é cobiçado pela oferta noturna e pela segurança.
Últimas dicas sobre Bogotá
Para não passar aperto em Bogotá, recomendo que você leve roupas bem quentinhas e leve também camisetas curtas. Explico: às 7 da manhã faz frio tipo inverno, uns 8, 10 graus no máximo. Daí vai chegando a hora do almoço, vai esquentando. Às 14hs é um calor tipo verão, chega a 25 graus! Daí vai acabando o dia, vai esfriando de novo… E assim todos os dias! Leve também guarda-chuva, pode chover do nada em qualquer momento do dia.
Bom dia Juliana !
Parabéns pelo blog, excelente dicas!!
Farei uma conexão dia 1 dia em Bogotá e estarei viajando sozinha.
Você indicaria um Guia ou alguma empresa de turismo que faça um tour.
Muito obrigada!!
Bjs
Olá! Tenho uma conexão em Bogotá – chego 20:30 de uma 6a feira e saio de lá 22:00 do sábado. Pergunto: para conhecer alguns pontos mais importantes teria algum empecilho em ser Sábado ou os principais pontos estarão abertos? Agradeço desde já se conseguir e ajudar.
Adorei as dicas sobre Bogotá era bem o que eu estava procurando para sanar minhas dúvidas.
Poderia informar onde faço compra de peso colombiano em lugar seguro e com boa cotação? Irei para Bogotá essa semana.
Oi Renata, verifique com seu banco. Eu costumo levar dólares e trocar em Bogotá, no próprio aeroporto.
Olá, adorei as dicas!!
Fiquei com uma dúvida com relação ao La Bagatelle: existem dois próximos ao Parque 93 (um na Carrera 11a e um na Calle 82). Em qual dos dois você foi e recomenda??
Obrigada!!!
Recomendo o da Carrera 11a #94-31.
Ju, seu blog é incrível! Irei visitar a Colômbia em fevereiro/2020, tenho lido muito sobre o país para conseguir montar a melhor programação e seu material é riquíssimo, está me ajudando demais! Obrigada por fazê-lo! Beijos!
Oi Ju!!! Ai que demais!! Aproveita a Colômbia, o país é maravilhoso!!!! 😀
OLÁ, irei a Bogotá entre 8 e 12 de setembro, devo levar roupas quentes?
Parabéns pelo excelente Blog. Seu tempo de dedicação à ele, é a medida de economia do nosso tempo de pesquisa. Além de ser uma verdadeira viagem! A Conmebol anunciou uma edição extra da Copa América em 2020, para acertar calendário com a Eurocopa. Argentina e Colômbia vão dividir as sedes. Com mais de 7 mil km entre uma sede e outra, vai difícil acompanhar todos jogos pessoalmente. Então, escolhi a Colômbia, já que a Argentina, vizinha de fronteira, posso viajar em qualquer outra oportunidade, até de carro… Mas como você manja muito de Colômbia, pergunto: Medelin já está legal de segurança, a ponto de ser uma atração turística internacional?
Oi Marcílio! Sim, Medellin está cada vez mais turística e cheia de atrações interessantes (por exemplo, eu não perderia uma viagem de bate-volta para o Peñon de Guatapé. É claro, como qualquer país latino-americano, precisa ficar de olho em batedores de carteira nos lugares mais movimentados e evitar usar joias, levar câmeras e cuidar dos celulares sempre. Nada que a gente não faça no Brasil!
Olá Juliana!
Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho.
É uma leitura gostosa que nos faz viajar antes mesmo de sair de casa … rsrsrs.
Por meio de suas dicas eu fiz o meu roteiro e direcionei as minhas pesquisas sobre a melhor localização para hospedagem, mas ainda estou na dúvida entre duas opções.
Se você puder me ajudar com sua experiência, eu ficarei imensamente agradecida:
1ª) Hotel El Lago Inn, El Country – Calle 79 No. 16 A 21, Chapinero, 110001 Bogotá, Colômbia
ou
2ª) Suites Real 97
Calle 97A No.10 – 45, Chapinero, 110010 Bogotá, Colômbia
O que mais me interessa é a localização. Prefiro sempre locais próximos ao agito e em que eu possa andar à noite sem problemas.
Qual deles você escolheria?
Oi Glaucia! Obrigada pelo seu comentário!! 😀
Bom, o primeiro hotel (El Lago Inn) fica mais perto da Zona T, a zona de bares e restaurantes mais agitadinhos de Bogotá. Para vida noturna mais agitada, eu ficaria aqui. O outro hotel (Suites Real 97) também está bem localizado, é perto do parque da 93, mas acho que esta é uma zona mais família, para agito a primeira é na minha opinião uma melhor opção! 😀 Boa viagem!!!
Oi Juliana!
Ah, que bom que a sua sugestão é o El Lago Inn, porque além de melhor localizado também é mais barato 😉
Muito obrigada pela atenção.
Boa viagem!!!
Aproveita muito!
😀
Olá, vou para Cancun e minha escala em Bogotá será de longa (15 horas) e bem na noite de reveillon, estou procurando um hotel que tenha ceia para passar com a família. Alguem pode me dar uma indicação? Obrigada.
Oi Viviane!
Aqui neste link em espanhol tem opções de hoteis onde haverá festas de fim de ano em Bogotá: https://www.larepublica.co/ocio/fiestas-de-hoteles-para-celebrar-navidad-y-ano-nuevo-en-bogota-2571967. Abraços!
Adorei o relato e as dicas. Vamos viajar em setembro pra Bogotá (cartagena e San Andres) não necessariamente nessa ordem. Nosso voo é pra Bogotá, queria saber se tem alguma sugestão de onde ir primeiro. Pq chegaremos em bogotá 19:10 no sábado. Estamos em dúvida, pq ficaremos uma semana nesses 3 lugares. Queriamos otimizar a viagem, com dicas. Pq creio que seja poucos dias pra conhecer tanta coisa.
Oi Thalita! Eu acho que 1 semana é pouco mesmo para ver tudo isso, talvez eu deixasse San Andres para uma próxima viagem, em função das horas de vôo. Mas se for imprescindível, eu faria primeiro Bogotá, depois Cartagena e por fim San Andres, voltando direto de lá se for possível! Abraços!
Boa noite.
Parabéns pelo blog.
Eu e meu namorado chegaremos em Bogotá as 13h do dia 16/08 e no dia seguinte viajaremos para Pasto, de lá vamos de táxi a Ipiales , pois queremos muito conhecer o Santuário de las lajas. Dia 18 voltaremos e chegaremos em Bogotá as 8: 40 e ficaremos até a manhã do dia 19h. Consigo visitar o Montesserrat e a candelaria? O que mais daria para fazer nesse tempo?
Olá, Juliana!
Primeiramente, parabéns pelo blog! Estou encantada!
Moro em Salvador e acabamos de ser presenteados com um voo direto para Bogotá. Os voos saem toda sexta e retornam nos sábados, ou seja, não dá pra passar dez dias, como eu queria. Como tenho outros planos para as férias, estou tendendo a optar por uma semana e não duas. O voo chega numa sexta às 23h e sai na madrugada da sexta seguinte para o sábado. Pensei em ficar em Bogotá no sábado e no domingo e partir para Cartagena na segunda, onde ficaria até a sexta. O que você acha? O que eu poderia fazer em dois dias de Bogotá? Sou professora de história e, obviamente, gosto de conhecer a parte histórica das cidades que visito e os principais museus. Gosto também de uma boa comida e muita cerveja no fim de um dia cheio de passeios! Odeio compras!!! rs…
Abraço,
Cristina
Oi Cristina!! Que sortuda!
Eu iria para Cartagena no domingo mas voltaria na quinta para Bogotá! É que tem muita coisa pra fazer por lá também! Daí seriam 4 dias em Cartagena e 3 em Bogotá! 😉
OLA JULIANA TD BEM? ADOREI SEU BLOG. EU ESTAREI EM FINAL DE OUTUBRO EM UM DOMINGO COM 12 HORAS DE CONEXAO. DAS 20H AS ,08:30. NAO QUERIA PERDER A OPORTUNIDADE DE VISITAR A CIDADE. VC ACHA Q POR SER DOMINGO CONSIGO VISITAR ANDRE CARNE DE RES? OU TEM ALGUMA DICA PELO MENOS UMA VOLTINHA??? RESTAURANTE:?? OBRIGADA BJOAO
Oi Andreia, o Andres aos domingos fecha à meia noite. Se você achar que dá tempo de chegar direitinho (se o vôo não atrasar e talz), vai. Se for mais tarde, acho que nada estará muito animado pra te falar a verdade…
este horário que vou chegar de domingo rola alguma balada ou alguma coisa por la???? ou tudo no domingo fecha meia noite??
Oi Andreia, busque a Zona T que é a zona de bares e restaurantes, mas eu diria que a maior parte dos locais fecha lá pela meia noite… Não conheço opções de balada heavy até tarde por lá…
olá Juliana! terei a missão de passar apenas um dia e meio em Bogotá, sendo assim o que você me indicaria para para ser bem objetivo nas atrações turísticas desta cidade? Para ir para a catedral do sal, vale a pena ir de taxi? Você me recomendaria alguma agência? O melhor local para se comprar pesos?
Oi Alessandro! Somente um dia? Vai na Candelária, que é o centro histórico de Bogotá e se der, suba o Montserrate. A Catedral de Sal fica em outra cidade, portanto você não estaria conhecendo Bogotá propriamente… Troque pesos no próprio aeroporto, a tarifa não é tão diferente assim e você tem mais segurança… As casas de câmbio mais baratas ficam no centro histórico, mas lá também ficam os espertinhos doidos pra furtar e enganar turistas… 🙁
Boa tarde, Juliana!
Parabêns pelo blog, excelente dicas, vou a Bogotá dia 20/06/2018. vou sozinho e gostária de um Guia, pode me indicar alguém, desde já agradeço a sua atenção, Marcelo.
Oi Marcelo! Poxa eu não conheço nenhum guia brasileiro em Bogotá, mas vou procurar e te aviso se encontrar alguém! Abraços!
Boa noite Juliana,
Vi seus posts e adorei.Moro em Recife, desejo visitar a Colômbia no final de julho e ficar uns dias de agosto.
Pretendo ir além de BOGOTÁ, ir para Cartagena e San Adres.
Te pergunto, é vantagem ficar dois dias em Bogotá, 3 em Cartagena e 2 em San Andres
O que você aconselha que de hoteis
Onde devo comprar as as outras passagens, Avianca ou Viva Colobia
Ficarei grata pelas dicas.
Evalda Guimaraes – Recife – PE
Oi Evalda! É possível sim, mas você só terá este tempo?? Neste caso, tire San Andres e faça somente Bogotá e Cartagena, assim você aproveita melhor cada uma das cidades. Se ainda assim quiser fazer tudo, ambas as companhias aéreas são boas, a avianca costuma ser mais cara. Recomendo olhar hotéis no site do booking.com que você consegue filtrar o preço e as melhores avaliações.
Olá Boa noite. Vou para Bogotá 4 de junho e Cartagena 9 de junho. Estou ainda em dúvida com roupas. Seu blog é excelente.
Vale legging, bota, lenços? E para Cartagena?
Agradeço se puder responder.
Oi Janeth! Para Bogotá, vista-se como se fosse inverno no Brasil, é friozinho. Leve jaqueta, bota, lenços e uma malha mais grossa para a noite, jeans segura. Para Cartagena, vista-se como se fosse verão no Rio de Janeiro! É muito quente, leve vestidos, sandálias e shorts! Abraços!
Oi Juliana. Muito bom o post. Aonde fica essa feirinha da foto??? Só conheci a de Uzaquen
É ali no centro, do lado do Museo del Oro! 🙂
Oi Juliana,
Parabéns pelos posts claros e objetivos!!
Vou fazer uma conexão demorada em Bogotá e pretendo fazer um city tour. Li que o mercado de ouro e esmeraldas são fortes na cidade, vc pode me ajudar com dicas de lojas e se os preços são realmente convidativos?
Oi Mara! Você já teu uma olhada aqui no meu post de compras em Bogotá? Ali tem algumas dicas de lojas e os preços são sim bem melhores que os nossos! 😀
Adorei suas dicas e já anotei tudo aqui!
No entanto ficarei pouco tempo e gostaria de saber se é viável o seguinte:
Chegamos em Bogotá na segunda feira, 09 de abril lá pelas 13:30. Será que nesse mesmo dia consigo ir até a Catedral de Sal e na volta passar por Chia pra conhecer o Andres Carne de Res?
No dia seguinte marquei o free walking tour de manhã e o food tour de tarde e depois disso, pretendia subir a Montserrate. Será que é viável ou tô almejando demais? hehehe muito obrigada desde já!
Oi Naiara, tenho medo de que se você chegar às 13h30 e ainda ir até o hotel para deixar as malas fique apertado este roteiro para a catedral de sal + chia + andrés. Eu deixaria este passeio para todo um dia… Ou então tirem a catedral, façam só Zipaquirá no fim do dia e jantem no Andres! Para o dia seguinte, também acho que fica apertado tudo isso, mas é possível sim, principalmente se o food tour acabar antes das 16h.
Abraços!
Olá, gostei muito do seu Post, só tenho uma dúvida, não tenho transfer do aeroporto para o Hotel vou ter que ir á rua escolher um taxi, certo?
Isso, na rua tem os táxis credenciados, procure por eles na saída do aeroporto.
Oi, tambem tem esse passeio novo, que é super bacana para entender toda a história recente da Colômbia dos ultimos 80 anos: como era Bogotá antes, o impacto de Escobar sobre os clichês atuais, o que é, mas importante, tem historias sobre Heroes colombianos esse mar seja apenas famosos do o o villano, uma história do conflito como as FARCs, o processo de paz, … tudo isso com degustaçao de 8 sabores locais e frutas
Elizeu
Que passeio é esse? me interessei, onde dá pra reservar?
OTIMO ARTIGO!!!
Obrigada!
Jujuba, adorei o post! Eu que fui “local” por uns meses ano passado achei sua cobertura muito completa – aliás, até deixei passar alguns desses passeios mas da próxima vez não escaparão! Parabéns pelo trabalho, tá cada dia mais incrível!
Obrigada Dê!! Precisamos conversar e atualizar estas histórias, hein? Como assim ficou local por uns meses em Bogotaá?? Quero saber! 😀 Saudades demais!!!! 😀 <3
Olá Juliana.
Parabéns pelo blog e pelas dicas. Gostei demais!
Você recomenda ficar no centro (Candelária) ou em algum lugar mais próximo dos principais pontos turísticos? Pretendo fazer a maioria dos passeios a pé e vou ficar 8 dias por lá.
Oi Luiz! Obrigada pela mensagem! Como o transporte de Bogotá é barato, talvez valha a pena pensar em ficar num bairro que te permita caminhar à noite para ir num barzinho, etc, e de dia você pode ir de táxi, ou uber, ou transporte até a Candelária e fazer os passeios a pé uma vez chegando lá. Sugiro hospedagem na região do parque da 93. Abraços!
Olá Juliana, primeiramente gostaria de te parabenizar pela postagem bem direta, detalhada na medida e bastante interessante. Estou indo para Bogotá e Cartagena daqui uma semana, mais ou menos, e suas postagens esclareceram muitas coisas e me fizeram readaptar meu roteiro. Muito obrigado e acompanharei seu blog com mais frequência. Sucesso!!
Oi André, fico muito feliz que tenha te ajudado! Obrigada pela mensagem e espero que a sua viagem seja excelente!
Oi. Vou viajar pra Bogotá em fevereiro próximo e minha mãe de 90 anos também me acompanha. Como é a visita à catedral de sal?
Tem acessibilidade? Elevador ou carrinho pra percorrer o túnel? Obrigada
Oi Ângela, é um passeio ideal para fazer a pé. Não tem carrinho, em algumas zonas dá pra fazer com cadeira de rodas, mas não aconselho. Abraços!
Olá Juliana !
Estou Indo pra Bogotá agora em 13.01.18 e me assustou essa instabilidade do tempo. Frio de 10 graus ? Mas lá não seria verão como aqui no Brasil? Quando você diz levar casacos e roupas quentinhas, isso inclui lã, cachecóis e botas? Ou um casaquinho básico aguenta? Detesto frio e acabei ‘caindo numa fria ‘, isso mesmo? Kkkkkkk… Agradeço desde já!
Oi Lilian! Faz frio em Bogotá, entre 10 e 20 de máxima. Traga jaqueta de couro, e blusões de lã. Se for a outras cidades, como Cartagena, traga roupa pro Caribe! rsrs A Colômbia tem todos os climas num só país! Abraços!
Oi, vou pra Bogotá e janeiro, só tenho uma dúvida, a internet funciona bem ? tenho que comprar algum chip, e compro no Brasil ou lá ?
Oi Jéssica! Tem que comprar um chip local sim, recomendo o chip da Claro, que costuma ser barato e funciona bem!
Aproveitando, esse mesmo chip eu conseguiria usar em Cartagena e San Andrés? Obrigada 🙂
Consegue sim, Naiara!
Olá, Juliana.
Vou para a Colômbia no dia 28/03 pela Avianca e volto no dia 11/04. Pretendo ficar 5 dias em Bogotá, 5 em San Andrés e 5 em Cartagena, o nosso voo de volta parte de Cartagena, mas estive pensando em incluir uma outra cidade como Cali ou Medellin, nesse caso ficaríamos 5 dias em Bogotá (mais tempo em Bogotá porque terá uma sexta -feira santa no meio), 4 em San Andrés e 4 em Cartagena e deixaria 2 dias para uma dessas 2 cidades. Qual dessas duas cidades você recomendaria eu incluir, Cali ou Medellin? Você acha que em dois dias dá para visitar pelo menos os pontos principais de uma dessas duas cidades? Outra coisa em Bogotá chegaremos na quarta-feira que antecede a Páscoa, vamos chegar no voo de meio dia e meia, então teremos como aproveitar um pouco da cidade na quarta. Na sexta feira santa eu creio que não abra nada, então, estamos pensando em deixar esse dia para passear pelo Parque 93 ou algum outro que tenha pela cidade, passear pela Zona T e Rosa. Na quarta mesmo iria em um dos Museus, o Botero ou o do Ouro, na quinta iria no Cerro Monserrat e no outro museu que ficaria faltando. No sábado iria para a Catedral de Sal em Zipaquirá. Tenho, então, algumas perguntas, primeiro, você achou legal o roteiro por Bogotá? Segundo, você recomenda o Parque 93 ou existe algum outro tão bom quanto? Terceiro, você acha que a Catedral de Sal, de repente por ser sexta feira santa, vá abrir e ter algum evento especial por ser um lugar religioso? Sendo assim, poderíamos ir na sexta ao invés de no sábado. Quarto, você acha que no domingo de Páscoa dá para fazer alguma coisa em Bogotá ou é um dia perdido? Será que a famosa feira que você mencionou funcionará no domingo de Páscoa? E quinto e por último, você acha viável, fazer um dos museus logo no primeiro dia, quarta feira? Estou pensando em otimizar da melhor maneira o roteiro pois teremos o feriado no meio. Desculpa por tantas perguntas, mas de todos os sites que visitei até agora, o seu foi o melhor pois já foi três vezes lá e amei o roteiro fora do turístico. Desde já agradeço a sua atenção e ajuda. Abs.
Oi João!
Obrigada pela mensagem e desculpe a demora em te responder, estive pesquisando algumas coisas antes de te responder.
Vamos lá, entre Cali e Medellín, prefiro Medellín um milhão de vezes. Cali é mais mochileira-fiesta, Medellín mais turística e organizada. Sobre o seu roteiro em Bogotá na semana santa:
Quarta – talvez não dê tempo de visitar algum museu, principalmente porque o aeroporto é meio longe da cidade e os museus fecham entre as 17h e 18h. Considerando que você precisa chegar, ir ao hotel, fazer checkin, talvez almoçar, eu ficaria mais tranquila neste dia e aproveitaria para comer por exemplo no Andres Plaza que fica na zona T (Centro Comercial El Retiro);
Quinta – Sugiro a Candelaria e Museu (ouro ou botero) pela manhã, se der tempo, façam Montserrate pela tarde;
Sexta – Sugiro ir à Catedral de Sal e Zipaquirá, já que sim há programação especial neste dia.
Sábado e Domingo os shoppings funcionam normalmente, não é dia morto. O parque da 93 é na verdade uma praça somente, é bonitinha e possui muito comércio e restaurantes ao redor. Mas não é parque! Os parques de Bogotá são um programa mais massivo, turistas costumam ir a Montserrate e às zonas de comércio. Uma sugestão é ir a Chia, que é uma cidadezinha próxima (cujos doces são bem famosos por lá).
Olá, Juliana.
Vou para a Colombia no dia 28/03 pela Avianca e volto no dia 11/04. Pretendo ficar 5 dias em Bogotá, 5 em San Andrés e 5 em Cartagena, o nosso voo de volta parte de Cartagena, mas estive pensando em incluir um outra cidade como Cali ou Medellin, nesse caso ficariamos 5 dias em Bogota (mais tempo em Bogotá porque terá uma sexta santa no meio), 4 em San Andrés e 4 em Cartagena e deixaria 2 dias para uma dessas 2 cidades. Qual. dessas duas cidades você recomendaria eu incluir, Cali ou Medellin? Você acha que em dois dá para visitar pelo menos os pontos principais de uma dessas duas cidades? Outra coisa em Bogotá chegaremos na quarta que antecede a Pascoa, vamos chegar no voo de meio dia e meia, então teremos como aproveitar um pouco da cidade na quarta, na sexta feira santa eu creio que não abra nada, então, estamos pensando em deixar esse dia para passear pelo Parque 93 ou algum outro que tenha pela cidade, passear pela Zona T e Rosa. Na quarta mesmo iria em um dos Museu, o Botero ou o do Ouro, na quinta iria no Cerro Monserrat e no outro museu que ficou faltando. No sábado iria para a Catedral de Sal em Zipaquirá. Tenho, então, algumas perguntas, primeiro, você achou legal o roteiro por Bogotá? Segundo, você recomento o Parque 93 ou existe algum outro tão bom quanto? Terceiro, você acha que a Catedral de Sal de repente por ser sexta feira santa vá abrir e ter algum evento especial por ser um lugar religioso? Sendo assim, poderíamos ir na sexta ao invés do sábado. Quarto, você acha que no domingo de Páscoa dá para fazer alguma coisa em Bogotá ou é um dia perdido? Será que a famosa feira que vocÊ mencionou funcionará no domingo santo? E quinto e por último, você acha viável, fazer um dos museus logo no primeiro dia, quarta feira? Estou pensando em otimizar da melhor maneira o roteiro pois teremos o feriado no meio. Desculpa por tantas perguntas, mas de todos os sites que visitei até agora, o seu foi o melhor com as dicas que você passou pelo fato de você já ter ido 3 vezes lá. Desde já agradeço a sua atenção e ajuda. Abs.
Olá, Juliana!
Em janeiro próximo irei com a namorada para Bogotá e também Cartagena.
Ficaremos hospedados no hotel BH Bicentenário (me parece ser no centro). É uma boa localização em relação aos destinos turísticos?
E quanto ao serviço UBER? É boa opção para os deslocamentos na duas cidades?
Abraço.
Oi Fábio, está bem no meio da La Candelaria, excelente para pontos turisticos como o museu do ouro por exemplo. O Uber funciona bem sim, acho uma ótima opção para deslocamentos em Bogotá. Em Cartagena, talvez você sinta mais dificuldades, principalmente porque há restrições de carros na parte murada da cidade e muitos ubers não podem entrar lá em determinadas horas, somente taxistas credenciados.
Quanto a nossa estadia em Cartagena, não teremos esse problema quanto ao Uber, pois ficaremos hospedados num hotel bem próximo da cidade murada. Como será minha segunda viagem pra lá procurei escolher estrategicamente o hotel dessa vez.
Agradeço suas orientações.
Abraço.
A ideia é utilizarmos o UBER em Cartagena para outros deslocamentos.
A propósito: seu blog é muito bem feito e de grande importância pra todos os “cidadãos do mundo”.
Parabéns!
Fico feliz que tenha gostado do blog, Fábio!!! Muito obrigada pelo comentário!
Perfeito, Fábio! Aproveitem!!! Vai ser maravilhoso!!!
Juliana, pretendo adquirir lá em Bogotá chip local para o meu celular e estou consultando esse site:
http://turisteiro.com/2017/10/16/internet-na-colombia-chip-local/
O que vc acha?
Acho excelentes essas dicas, Fábio! Eu tenho um chip da Claro mega barato, que funcionou super bem!
Olá Juliana, td bom? Estou indo pra Bogotá no dia 24/12 e queria saber se é melhor eu já levar na mala uma massinha e um molho pra preparar no apto que aluguei ou se é possível encontrar restaurantes abertos nesta noite. Vc saberia me dizer? Adorei seu blog!
Oi Ana Paula! Por garantia, eu levaria uma janta para o apartamento. Há restaurantes, porém, com menor oferta, já que a maior parte das pessoas decide jantar em família nesta noite.
Oi Juliana!
Amei tosadas suas dicas mas para mim ficaram faltando as dicas de comprar. Qual melhor lugar para comprar coisas importadas de marcas e o melhor lugar para comprar lembranças locais?
Agradecendo desde já,
Márcia
Oi Marcia! Há alguns mercados, no lado do Museu do Ouro tem um mercadão de artesanato que eu adoro, acho que vale a pena entrar lá. E entre as marcas, recomendo a Velez para bolsas de couro, em qualquer shopping tem! Abraços!
Oi, Juliana! O que achas de ir pra Colômbia chegando em Bogotá, daí pegar voo pra Cartagena ou San Andrés e de uma dessas duas cidades voltar ao Brasil? Vale a pena? Quanto tempo indicarias pra ficar?
Muito obrigada!
Ah, minha ideia é ir em janeiro ou fevereiro!
Oi Natascha! Super recomendo essa rota! Acho que eu faria Bogotá 4 dias, daí Cartagena, mais 3 dias e de lá iria para San Andres para uns 3 dias. Caribe babe!! 😀
Ola boa tarde, irei parar em Bogotá dia 20/9 pois meu voo fara uma conexão la´, gostaria de conhecer alguns pontos turístico por lá, só irei viajar no dia 21, saber onde posso almoçar, quanto trocar de dinheiro (é melhor trocar dólar ou real) e onde posso trocar o dinheiro por pesos? OBS.: SOMOS EM 3 ADULTOS.
Oi Luciane! Para tão pouco tempo em Bogotá, eu iria direto para La Candelária, faria um tour pelo centrinho e almoçaria algo típico como Ajiaco no La Puerta Falsa (tudo dica aqui no post). Leve dólares e troque por Pesos Colombianos, eu acho que uns 60 dólares por pessoa dá pra fazer um passeio legal de 1 dia sem muita atividade.
Abraços!
Olá Juliana, estou passar 6 dias em Bogotá e 4 em Cartagena no mês de outubro/2017. Gostaria de saber que tipo de roupa é mais conveniente para sair à noite em Bogotá. Posso usar roupas básicas para curtir as baladas? Tipo calça comprida, tênis, blusas de mangas compridas e casaco? Nos ambientes fechados tem ar condicionado? Vou sentir muito frio se for com roupas de mangas curtas?
Grata,
Oi Ana!
Olha, Bogotá à noite costuma ficar sempre ao redor de 10 graus ou um pouco menos. Recomendo trazer roupas quentes, na maioria dos lugares não há calefação. Só fica mais quente em balada de música (tipo para dançar) por causa da quantidade de pessoas, e neste caso, sim há ar-condicionado. O resto são bares, restaurantes que ficam bem fresquinhos, eu não usaria roupas de manga curta para estes casos.
Ola! Sobre Casa de Cambio…Qual o melhor lugar em Bogota para trocar dinheiro e para mim que ficarei 7 dias em Bogota e 7 dias em Cartagena quanto no minimo vc recomenda para levar em dolares e trocar la? Vou estar sozinha e nao pretendo comer todos os dias em restaurantes e irei comer mais em lugares tipo fast food para economizxizar nesta parte….. Desde ja agradeco!
Oi Beatriz! Eu recomendo levar uns 50USD por dia, em alguns dias você gasta mais, outros menos. Hotel não entra nessa conta. Em Cartagena, se for às ilhas do Rosário, pode ser que custe um pouco mais… Eu trocaria dólares por Pesos Colombianos no aeroporto, por ser mais seguro.
Obrigada Juliana! No aeroporto trocaria os dolares so para o transporte inicial e algum lanche pois é sabido que a cotacao deles é a pior de todas em qualquer lugar do mundo ne? Um grande abraco e uma otima semana!
Oi Beatriz,
Eu não vi muita diferença de preços, pra te falar a verdade, mas se você ficar na dúvida, troque somente uma parte e depois pergunte ao seu hotel onde há uma casa de câmbio confiável. Os hotéis trocam, mas acho eles bem mais careiros que os aeroportos!
Bom dia, pessoal e Juliana,
Vou pra Cartagena fico 3 dias e Bogotá fico também 3 dias, em setembro agora, você poderia dar algumas dicas, por favor?
Obrigado antecipadamente.
Oi Thiago!
Olha eu amo Bogotá e Cartagena, minhas dicas não mudaram muito desde a última vez que fui (maio 2017). Visite os centros históricos de ambas as cidades, em Bogotá conheça a catedral de sal e Zipaquirá, além de montserrate e cartagena, vá para o castelo e para as ilhas do rosário também! 😀 Boa viagem!
Parabéns pelo post, adorei as dicas!!
Comprei passagens pra Bogotá na promobug da Copa (R$ 470 reais ida + volta com taxas inclusas) e estou indo com meu marido em agosto. Como foi uma promoção relâmpago, comprei sem pesquisar direito o tempo ideal e acabamos decidindo por ficar 6 noites na Colômbia. Assim, mesmo após muito pesquisar, ainda estou em dúvida no roteiro…é o seguinte:
chego em Bogotá no dia 11/08 à noite (20h) e volto no dia 17/08 de meio dia. Tenho, portanto, 5 dias inteiros…vc acha que é viável ir pra Medellín (ou outro destino) no dia 14 à tarde para voltar no dia 16 à noite (ficando, portanto, 2 dias e uma manhã em Bogotá e 2 dias e uma noite em Medellin)? Ou seria mais interessante ficar apenas em Bogotá, pra conhecer com mais calma as atrações da cidade? Meu receio é ficar tempo demais em Bogotá e não ter tanta coisa pra fazer…mas também tenho medo de ir pra Medellín e não compensar, pelos deslocamentos (hotel/aeroporto/hotel), tempo perdido em aeroporto e nos check-in/check-out em hoteis, além do gasto com táxis…
Enfim, qual seria o roteiro que você sugeriria para mim, contando com 5 dias inteiros na Colômbia, sendo o voo de chegada e saída em Bogotá?
Desde já agradeço!
Oi Marília!!
Olha, eu sempre prefiro conhecer menos cidades, mas conhecê-las bem! Bogotá é como São Paulo, uma cidade grande que exige muitos deslocamentos e algumas horas de trânsito, dependendo do que você pretende fazer. No seu caso, eu ficaria somente em Bogotá e conheceria bem os pontos turísticos e alguns locais mais fora da rota, além dos museus como o Botero, Oro e Casa de la Moneda. Se fosse pra escolher outro destino na Colômbia, eu deixaria de visitar Bogotá e pegaria o vôo direto para Cartagena, fazendo Bogotá somente o ponto de chegada no país. Mas essa é só a minha humilde opinião!! 😛
Boa viagem!!
olá thamires!!!
Meu lindo marido aproveitou uma promoção e bum comprou passagem pra irmos para Bogotá , sem ter a mínima noção do que encontraríamos pela frente rsrsrs Graças a Deus percebo que vamos nos divertir. Chegaremos dia 22/08 às 11: 00h e voltaremos dia 27/08 às 15:32m.
Gostaria muito de saber o que vc nos recomendaria fazer nestes dias e em qual parte de Bogotá vc nos recomenda ficar? se realmente a zona T seria nossa melhor opção?.
AH ouvimos falar também de um bar que vai do céu ao inferno? não me recordo o nome, mas parece bem legal. Vc chegou a ir ou viu algo sobre?
Desde já meu muito obrigada.
Cátia
Oi Catia! É a Juliana falando!
Vocês vão adorar Bogotá! Eu estive lá recentemente e todas as dicas aqui do post continuam valendo, então pode anotar o que tá aí em cima que você vai se divertir! O bar é o Andres Carne de Res, que tem post sobre ele também ai no artigo!! Abraços!
Olá Juliana!!!
Mil desculpas de ter te chamado de Thamires..
Então tenho algumas dúvidas e gostaria de saber qual sua opinião sobre.
Chegaremos a Bogotá dia 22/08 às 11:03m e voltaremos dia 27/08 às 15:32m. Estamos hospedados no Hotel Breton que fica na Zona T, minha primeira dúvida é será que teria algum cofre, alguma coisa confiável pelo centro que pudéssemos deixar nossas coisas para aproveitarmos nosso dia no Centro evitando ter de ir ao hotel para voltar?
Temos em mente fazer o seguinte roteiro o tour guiado pela candelária, a visita ao museu do ouro, a subida a Monserrate, Visita à Catedral de Sal em Zipaquirá e finalizar no restaurante que perguntei o nome.
Só gostaria de saber o que dá para fazer no mesmo dia e o que leva um dia inteiro para fazer, tentando assim otimizar nosso tempo, não perder nada e evitar as idas e vindas da Zona T para o Centro já que não fica tão pertinho assim né?! 🙂
Enfim, se puder nos dizer o que considera viável no seu entender, o que acha que dá para combinar com o que? coisas assim agradeceríamos muito e pouparíamos grana e tempo.
OBS: Desde já peço milhões de desculpas se estivermos te perturbando, mas como estamos muito empolgados com essa viagem achamos que não teria nada mais inteligente que tirara nossas dúvidas com um ” expert” no assunto.
Muito obrigada desde já
Cátia.
Oi Cátia! Vamos lá: Não tem cofre no centro, ou deixa no hotel ou carrega suas coisas com você! Melhor ir ao hotel… Dá pra fazer Museu do ouro e Candelária num dia, tem gente que faz Montserrate junto mas eu deixaria um dia pra ir a Montserrate, dai Zipaquirá + Catedral de sal no outro. De resto, aproveitem!!! Vocês vão amar Bogotá! 😀
Juliana Nosso muito obrigada viu.
Depois volto para contar nossa experiência.
beijos.
Perfeito Cátia!! Espero que a viagem de vocês seja sensacional!!! 😀
Ola, parabéns pelo blog.
Como estou planejando minha viagem para Bogotá gostaria de saber que tipo de transporte utilizou para visitar a catedral de sal.
Suas dicas serão valiosas.
Oi José! Fui de carro, porque meu marido é de lá e tem família em Bogotá.
Mas os táxis são uma boa opção, costumam ser baratos. Finalmente, há pequenos tours que levam de Bogotá a Zipaquirá, e de lá fazem o roteiro da catedral.
Excelentes dicas, obrigado!!!
Olaa!!Essa será minha primeira viagem internacional,e estou muuito ansiosa para chegar em Bogotá,como já vi nos seus posts antes achei bem interessante a forma como vc distrincha os pontos legais que precisamos conhecer!!Valeu as dicas,seguirei tudinho.
Oi Lanne!! Que legal! Espero que as dicas te ajudem!!! 😀 Boa viagem!
Eu estou embarcando para Bogotá no dia 20.082017. Fico 04 dias em Bogotá, alugo um carro e vou até Medelin, onde permaneço por mais 04 dias. Apanho um vôo até Cartagena. Tenho mais 05 dias para queimar em Cartagena e praias do caribe Colombiano. Tens algumas dicas para mim, para Cartagena, Santa Marta ou outras praias? Um abraço.
Oi Carlos!! Você olhou o post sobre Cartagena? Ainda não fui a Santa Marta, assim que for eu mando dicas! 😀
Oi Juliana
Obrigado pelas dicas.
De nada Carlos! Se precisar de mais dicas é só falar! 😀
Olá Pessoal,
Boa noite….
Tudo bom?
Várias dúvidas..rss
Na sua opinião… e melhor ficar na Candelaria ou Zona T
Quais foram as cidades que vcs fizeram?
Tenho 32 dias….e quero fazer tudo ou as principais cidades….
Oi Danielle!
Acho mais legal ficar na Zona T, a Candelaria eu aconselho para passear durante o dia. Nós fizemos Bogotá, Medellin e Cartagena, super aconselho estas cidades!! 😀
Boa viagem!
Acrescente não pegar taxis esperando clientes próximo à pontos turísticos. Geralmente são bandidos argilosos que lhe passam trocos com nossas falsas inseridas. Quando você vê, já foi.
Gostei bastante das dicas. uma duvida, em Bogota, vc acha que vale fazer o tour guiado e o graffiti tour ou somente um dos dois?
Você escreve de uma forma muito agradável. Parabéns
Obrigada Flávio! Fico contente que tenha gostado! 😀
Suas dicas são muito boas. Eu e minha esposa esposa não conhecemos Bogotá e pensamos ir lá no decorrer deste ano. Preocupa-me, contudo, a altitude em que se encontra a cidade: cerca de 2.600 metros. Haverá algum cuidado especial a tomar sob esse aspecto?
Oi Mário!
Eu senti um pouco de falta de ar sempre que fazia esforço físico, como subida nas montanhas ou caminhadas morro acima! Mas não precisei de nada especial, eu ia parando e sempre andando no meu ritmo e pegando leve com os esforços físicos. Há quem relate dor de cabeça no primeiro dia, mas nada muito sério! Eu sugiro que vocês, antes de viajar, conversem com seu médico sobre a altitude, principalmente caso algum de vocês tenham problema de coração.
Boa viagem!
Olá Juliana, adorei suas dicas! Eu pretendo ir para a Colômbia agora em janeiro, gostaria de conhecer Cartagena, San Andres e Bogotá, mas tenho pouco tempo: de 01 a 09 de janeiro. Você acha viável ou melhor descartar um dos 3 destinos? Irei sozinha. Obrigada!
Oi Sheila!
Depende das suas conexões de avião. No seu lugar eu deixaria 2 dias para Bogotá, 3 para Cartagena e 3 para San Andrés, 1 dia para as conexões de ida e volta. Em Bogotá não vai dar pra ver muitas coisas, tente se concentrar nas regiões turísticas do centro histórico e se der, visite a Catedral de Sal.
Boa viagem!
Adorei dicas!!!
Obrigada!! 😀
Olá… Excelente o blog. Estou aprendendo muito.
Pego férias na 1º quinzena de janeiro.
Gostaria de viajar pra Bogotá logo no início do ano… dia 1 ou 2 de janeiro.
Mas tenho receio de encontrar muitos locais fechados por se tratar de virada de ano e tal…
Ainda mais que 1º de janeiro é um domingo.
Será que a partir de 2 de janeiro as atrações da cidade estarão funcionando?
Inclusive a catedral de sal..
Penso em ficar 4 dias na cidade.
Obrigado
Alan
Oi Alan! Dia primeiro estará tudo fechado, mas a partir do dia 2, tudo volta a funcionar normalmente!
Abraços!
Olá, Juliana!
Então, meu caso é bem complicado! Irei para Colômbia daqui 15 dias mas será apenas uma conexão (12 horas). Mas queria ao menos conhecer o Centro histórico. Será que dá tempo? Precisa ser táxi, ne?!
Oi Erika! Acho que sim, dá tempo, chame um taxista para te levar até o centro, faça o passeio e volte para o aeroporto, tome cuidado com seus pertences e divirta-se! 😀
Bom Dia Juliana. Gostei de seus comentários sobre Bogotá. Eu e minha esposa estamos indo agora dia 27/05 e retornando dia 02/06 para comemorar nossos 33 anos de casados. Vamos ficar no Hotel Saint Simon (perto do Centro Comercial Andino). Já vimos que fica numa região com vida noturna agitada…rs. Mas como gostamos de sair a noite pra comer e beber, preferimos assim pois vimos que na Candelária não é muito recomendável sair a noite. Gostaríamos se vc pudesse nos ajudar com num roteiro (ou dicas) de passeios para esses dias, o que seria melhor fazer. Agradeço se puder nos ajudar.
Oi Luiz, obrigada pelo comentário!
Recomendo sem dúvida um tour guiado pela candelária, a visita ao museu do ouro, a subida a Monserrate, visita à Catedral de Sal em Zipaquirá e finalmente, jantar no Andres Carne de Res! Com isso você irá conhecer o básico de Bogotá e se divertir pra valer nestes dias! Uma ótima viagem!!! Abraços!
Adorei suas dicas! Estou indo final de dezembro e tenho dúvidas se os museus em Bogotá estarão fechados no período de 29 a 4 de janeiro.
Oi Gisele! Talvez no dia 1 de janeiro sim, estejam fechados. Mas recomendo que você verifique isso direto no site dos museus que deseja visitar, eles sempre colocam a informação do horário de funcionamento na página. Boa viagem!
ola, gostei imenso da sua reportagem sobre Bogotá.
vivo em Portugal e surgiu uma promoção de companhia aérea TAP
com um preço simpatico , vóo direto LISBOA /BOGOTÁ.
como faço mergulho, gostaria de aproveitar e ir ate MALPELO .
é fácil conseguir deslocaçao de BOGOTA para buena ventura?
para a seguir fazer liveabord em Malpelo .se puder esclarecer ,fico-lhe muito agradecido
A.Torres
muito obrigada .
Oi Antonio! Obrigada pela mensagem!
Há alguns vôos semanais de Bogotá para Buenaventura, feitos pela Satena, uma empresa que voa a aeroportos menores na Colômbia: http://www.satena.com/inicio
O melhor a fazer é buscar as datas de vôo disponíveis e agendar com antecedência a viagem de Buenaventura até Malpelo. Como eu não conheço a região, fica difícil te recomendar uma empresa para fazer esta viagem… Depois me conta se deu tudo certo, vou adorar saber como foi a sua viagem!
Abraços!
Adorei o relato, bastante útil.
Tenho um dúvida com relação ao câmbio, estava pensando em levar reais para trocar por Pesos na Colômbia, no lugar de levar dólares, o real é aceito nas casas de câmbio? Ou seria desaconselhável?
Oi Thamires,
obrigada pela mensagem! Bom, o real é aceito sim, mas eu aconselho que você leve dólares, para que o câmbio seja mais favorável para você. Se levar reais, talvez o valor do câmbio não seja tão bom nas casas de câmbio, pode acabar custando mais caro. Leve um pouco de dólares e um pouco de reais, caso prefira economizar.
Boa Viagem!
Também sou apaixonada por Bogotá e adorei a rota não turística! Dicas registradas!
Abraço!