Se você vai visitar o Marrocos, uma experiência que não pode faltar na viagem é a visita a um Hammam! Parecido com o banho turco, este é um ritual antigo e cheio de curiosidades! Então acompanhe aqui nossas dicas para você saber o que esperar de um Hamman Marroquino.

Aproveite e veja também como organizar uma viagem ao Marrocos, clicando aqui.

Afinal, o que é um Hammam?

Hamman é um ritual árabe de purificação humana, que surgiu de uma junção de tradições de banho Romana e Turca. Você pode encontrar variações deste banho na Síria, Egito, Turquia, Grécia, India, Paquistão e até mesmo na Espanha.

Veja neste post um pouco da experiência em um Hammam Árabe em Madri!

O Hammam Marroquino ocorre em pequenas edificações localizadas próximas a mesquitas, espalhadas pela cidade. Hoje em dia, o viajante pode encontrar uma variedade destes espaços em zonas urbanas ou rurais.

Ele são mais autênticos, tradicionais e públicos ou mais luxuosos, turísticos e de uso privativo. Portanto, qualquer opção, vale a pena a experiência!

De uma maneira bem simples de explicar, Hammam é um local de banho em uma sauna úmida. Mas é também um espaço de relaxamento, reflexão e purificação. Além disso, estes locais exercem um importante papel dentro da cultura árabe, pois são um ponto de encontro e um reconhecido espaço de empoderamento feminino.

O Ritual do banho árabe

Um Hammam típico é separado por gênero, onde homens e mulheres possuem espaços diferentes. E Hammams mais turísticos possuem espaços destinados para casais. Normalmente possuem três cômodos interconectados: Um vestiário, uma sauna úmida e um espaço social.

Parte 01: Vestiário

O vestiário é o local para despir-se e guardar os pertences em um armário individual. Você irá receber ou deverá levar consigo: roupas íntimas, toalha, um par de chinelos, uma luva de esfoliação e um sabonete preto.

Obs.: Hammams públicos muitas vezes cobram um valor extra por estes produtos, enquanto os privados incluem o conjunto na cobrança. Os homens ficam de bermuda ou sunga, e as mulheres de bikini ou calcinhas de papel.

Parte 02: Sauna úmida

Logo, o visitante é direcionado à sauna, onde o calor úmido e a água corrente morna ajudam no processo. Este é um espaço bem decorado, de pouca luz, com pedras de mármore aquecidas e locais para sentar e deitar. Ali se permanece um período para suar, abrir os poros e liberar toxinas do corpo. É o autêntico banho árabe.

Nesse espaço os massagistas derramam tigelas de água quente nos banhistas. Depois de alguns minutos, o banhista se deita na pedra quente e recebe uma esfoliação completa. É uma lavagem intensiva e vigorosa com luva áspera por todo o corpo, incercalada por duchas de água quente.

Em seguida, o banhista recebe um banho de produtos naturais, como sabonetes pretos e shampoos à base de óleo de Argan. Por fim, é envolto em uma toalha e direcionado para o terceiro cômodo.

Obs.: Em locais públicos, o banhista faz tudo por conta ou contrata algum massagista no local. Em spas, os funcionários fazem todo o processo.

Imagem: Christophe Baudot | Adobe Stock

Parte 03: Espaço social

O espaço social tem um ambiente mais frio e é o momento final do ritual. Lá o banhista pode deitar em camas ou poltronas, hidratar-se com chás e relaxar o tempo que achar necessário.

Atenção! Muitos locais oferecem massagens na sequência do banho, o que pode ser uma ótima pedida!

Nossa experiência em um Hammam

Nós fomos ao Hammam de la Rose em Marraquexe, no coração da Antiga Medina, pois tinha ambientes reservados para casais. É um local bastante acolhedor, com decoração requintada e aspecto de SPA. Optamos pelo pacote básico chamado Hammam Beldi, que durou cerca de 40 minutos e custou 250 dh por pessoa.

Foi nossa primeira vez em um Hammam e foi extremamente revigorante. Saímos com a pele limpa, renovada e tonificada, com cabelos macios, e uma sensação de relaxamento que não tem preço!

Já tinha lido um pouco sobre esse ritual, mas confesso que foi ainda curioso receber esse banho. No final, tivemos até vontade de adicionar um Hammam por dia em nossa rota pelo Marrocos.

Falando nisso, já viu nossas dicas das cidades Marraquexe, Rabat e Essaouira? Estão super completas e atualizadas!

Imagem: Christophe Baudot | Adobe Stock

Outras informações

Em diversas cidades e vilas rurais existem Hammams, e todos eles devem ter as normas de convivência respeitadas. Existem locais com horários distintos para homens e mulheres, e muitas vezes os banhistas estão nus.

Em Marraquexe, por exemplo, existem diversos Hammams na Antiga Medina, em hotéis de luxo ou em riads pequenas.

Conheça o incrível Hotel La Sultana e os serviços de Hammam exclusivos clicando aqui.

A melhor dica que recebemos, e passamos adiante: o melhor Hammam é aquele mais perto da sua hospedagem. Pois assim, ao sair do banho você poderá voltar ao conforto do quarto, sem perder a sintonia do relaxamento.

Não tenha dúvidas, depois de um banho árabe você irá dormir feito um anjo!