Essaouira (fala-se Eswara) é uma pequena cidade litorânea fortificada, localizada a oeste de Marrakech. É um destino perfeito para um bate-volta desde a Cidade Vermelha.

Leia também: Primeira vez em Marrakesh, dicas completas para a sua viagem.

Esta cidade de fortes ventos, é chamada também de Mogador por sua origem portuguesa, e foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Essaouira tem sido palco de vários filmes de sucesso, como Alexandre o Grande, Otelo, o Gladiador e mais recentemente, Game of Thrones. Não é à toa que o conjunto paisagístico e arquitetônico seja tão valorizado.

Por ser pequena e de fácil acesso, é muito fácil visitar Essaouira em um dia, a partir de Marrakech. Confira a seguir nossas dicas sobre Essaouira, apelidada de Pérola Azul do Marrocos, um perfeito refúgio do caos de Marrakech.

Como chegar a Essaouira?

Nós optamos por fazer o nosso bate volta para Essaouira de maneira independente. No dia anterior à viagem fomos até a central da Supratours, ao lado da Estação de Trem de Marrakech e compramos as passagens.

Leia também: Marrakesh fora da rota convencional | 10 atrações imperdíveis

As saídas de Marrakech para Essaouira pela Supratours são às: 8h, 9h (Confort Plus), 10h45, 15h, 17h e 18h30. Nós escolhemos o Confort Plus, que custou 110 dhs por pessoa por trecho. Os outros horários custam 80 Dhs.

Os horários de retorno de Essaouira para Marrakech são: 06h45, 09h30, 11h15, 14h30, 15h45, 17h00 (Confort Plus), 18h00. Novamente, nós viajamos pelo Confort Plus, com os mesmos valores. A viagem dura 3h e tem uma parada na metade em um restaurante. O banheiro é limpo e é solicitada uma gorjeta para utilizá-lo.

O ponto de chegada é ao lado da Muralha da Medina, então foi muito tranquilo nos localizarmos na cidade e começarmos o passeio.

Você pode também encontrar diversas excursões em grupo desde Marrakech para Essaouira. Aqui e aqui você encontra algumas opções de tours, com parada na estrada para alguma das Associações de Mulheres Produtoras de Óleo de Argan.

Se for de carro, a estrada é bastante tranquila. Ao chegar em Essaouira, deverá estacionar o veículo no final da orla, no lado externo da muralha.

No caminho, veja de perto a Região do Argan e as diversas árvores de Cabras. Elas escalam as árvores e mastigam suas folhas e frutos, é uma verdadeira atração turística.

O que fazer na cidade?

Essaouira é ainda hoje reconhecida por sua forte atividade pesqueira, e mais recentemente pelo turismo, artesanato, além da produção de óleo Argan. A Medina é pequena e cheia de becos para perder-se em cultura e arte.

1. A Antiga Medina e os Souks (mercados)

O Centro Histórico de Mogador é uma perfeita combinação de arquitetura marroquina e portuguesa, com fachadas em branco e azul. A malha urbana é organizada e semelhante a uma cidade européia.

Antiga Medina de Essaouira
Antiga Medina de Essaouira. Imagem: Chalffy | Istock

2. Muralhas da Fortaleza ou Sqala do Kasbah

A Sqala do Kasbah é uma plataforma de artilharia com torres de defesa e uma coleção de canhões portugueses de 1760. Por sua construção estratégica, possui uma das vistas mais bonitas para o mar e para a cidade. Para quem puder aproveitar mais tempo, este é um bom lugar para assistir ao por do sol.

Os espaços arqueados da parte inferior da muralha, antigos depósitos de alimentos e munição, foram convertidos em lojas de artesanato e em pequenas galerias de arte. Ali conhecemos o artista autoditada Mohammed AFIF, que faz pinturas maravilhosas das cenas cotidianas da cidade.

3. Porto de pesca ou Sqala du Port

O porto de pesca, com os famosos barcos azuis, é um cartão postal da cidade. Logo cedo da manhã você pode conferir os pescadores trabalhando à moda antiga e desfrutar de um peixe grelhado no local. Ao lado, nas docas, é possível ver barcos sendo construídos com técnicas tradicionais.

Neste local o vento é especialmente forte! E por um pequeno valor você pode subir na torre para apreciar uma vista de toda a Medina muralhada e das ruínas na pequena ilha à frente.

4. Praça Moulay Hassan

Uma das praças mais bonitas e amplas da cidade, possui uma cena artística acentuada. Localizada entre o Porto pesqueiro e a Antiga Medina, possui vista para o mar e uma extensão de cafés, restaurantes e pousadas ao seu redor.

Praça Moulay Hassan Essaouira. Imagem: Elena Odareeva | IStock

Este espaço é um convite para saborear a tranquilidade da cidade. Ali é bastante comum encontrar artistas de rua, sendo inclusive o local de celebração do Festival Gnaoua, que ocorre todos os anos.

5. Bab Doukkala e Bab El Mechouar

Duas das principais portas de acesso à Medina, conectadas pela principal avenida comercial. No centro está a Mesquita Ben Youssef, em uma ponta a Praça Moulay Hassan e a Praça Orson Welles e no outro extremo o cemitério.

6. Museu de Artesanato e História: Sidi Mohammed Ben Abdallah

O Museu de História de Essaouira é um modesto edifício no coração da Medina, onde você encontra um pouco da história local e de seu artesanato. Leva o nome do fundador da cidade, Sidi Mohammed Ben Abdallah.

Ali você pode entender melhor sobre a produção do oleo de Argan e importantes artefatos antigos, como cerâmica, jóias e tapeçaria.

7. Praia

A cidade é conhecida por esportes de aventura em sua costa, como o Surf, WindSurf e KiteSurf. Uma breve caminhada na orla e você verá diversos atletas e turistas aproveitando os fortes ventos.

Você pode fazer uma aula de Surf, alugar equipamentos de SUP, fazer passeios de quadriciclo, camelo ou cavalo pela areia da praia. O Club Mistral de kite surf é uma boa opção para esse tipo de atividade.

8. Galerias de arte

Essaouira está repleta de galerias de arte. Uma boa atividade é se aventurar pelos estreitos becos e descobrir pintores, escultores e autênticos designers marroquinos. Uma que nos encantou foi a pequena galeria do artista Mohammed AFIF.

Leia também: Experimente a Civitatis, nossa empresa de Turismo em Marrakech

O que comprar em Essaouira?

Na rua você encontra várias peças originais para se esbaldar em compras! Móveis, roupas, acessórios, brinquedos e instrumentos musicais misturados com frutas e vegetais. Um verdadeiro festival de cores.

Em comparação à Marrakech, o artesanato é mais barato, mas a margem de negociação é menor.

Compras em Essaoira. Imagem: AlxeyPnferov | Istock

Artesanato

Essaouira é um dos centros artísticos do país, com importantes exposições de pintura, fotografia, desenho, escultura, caligrafia ou cerâmica.

Você facilmente encontra aquarelas, artesanato em marchetaria delicada, sapatos de ráfia ou vime, e o famoso óleo de Argan.

Jóias

As ruas são repletas de pequenas vitrines de jóias em prata ou ouro e antiquários com verdadeiras relíquias. Vá de bolso preparado, pois em Essaouira é mais difícil encontrar bijoux.

Sapatos

Para todo lado você verá stands cheios de chinelos e mocassins feitos de rafia ou vime. Alguns super coloridos.

Instrumentos musicais e CDs

Essaouira é uma cidade que inspira música. É conhecida inclusive por ter acolhido Jimi Hendrix em 1969. Então facilmente você encontrará lojas de instrumentos musicais tradicionais e de CDs espalhadas pela Medina.

Itens de decoração

Almofadas, tapetes, abajours e outros acessórios, de materiais naturais ou reciclados estão por todas as partes do Souk.

Argan

É produzido em cooperativas rurais, com destaque para a cooperativa Vitargan. Além dos óleos naturais, você pode comprar sabão preto, cremes e azeites.

Onde comer na cidade?

Em Mogador você não pode deixar de comer a especialidade local, frutos do mar. São vários cafés e pequenos restaurantes bastante convidativos espalhados pela Medina.

Nós escolhemos um pequeno restaurante embaixo da muralha, sem vistas para o mar, mas extremamente aconchegante, chamado Seafood Corner.

O menu era espetacular, sofisticado e muito saboroso. E o preço extremamente justo. Pedimos entradinhas de folheados com queijo de cabra (briwates), outro de caranguejo com abacate, um prato com lula e outro de camarão. Absolutamente incríveis!

Onde ficar em Essaouira?

Se você se apaixonou pela cidade e ao invés de retornar para Marrakech no mesmo dia, decidir ficar mais um tempo, recomendamos o Hotel Palazzo Desdemona, que possui uma excelente localização e nota 9,6 pelo Booking.

Este hotel possui amplas suítes, algumas com terraços e lareiras. A edificação é do século 19 e está coberto de decoração marroquina tradicional. A vista do terraço é panorâmica, e você pode curtir a cidade, o porto e o mar.

Hotel Palazzo Desdemona
Endereço: 12-14 Rue Youssef El Fassi, Ahl Agadir, 44000 Essaouira
Reserve este hotel com cancelamento grátis pelo site do booking.com

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: AlxeyPnferov