Se você caiu nesta página, provavelmente é porque curtiu o conceito do bairro Zurich West, correto? Zurich West, é o bairro mais descolado e alternativo de Zurique, cenário de muitos grafittis, lojas-conceito, artistas independentes e muita gente estilosa. Sem dúvida, é o meu bairro favorito de Zurique, já que o lugar-comum passou longe daqui.

Antes de passar as dicas de como curtir este bairro, deixa eu contar uma historinha. Este lugar passou por diversas mudanças nos últimos anos e com muitos motivos se tornou o lugar onde a cena independente impera em Zurique. ZüriWest, como é carinhosamente chamado Zurich West pelos moradores locais, era o antigo bairro industrial da cidade, chão de fábrica mesmo, lugar onde os trabalhadores suavam muito nas antigas fábricas de motores, de aço, e até de produtos alimentícios. Quando os custos começaram a aumentar – e as fábricas se mudaram para a China – o bairro passou por um estado triste de abandono que aos poucos cedeu lugar à cena atual de Zurich West.

Zurich West

Uma antiga fábrica de iogurtes é hoje a casa da escola superior de artes e uma antiga fábrica de sabão hoje abriga um cinema, lofts e escritórios moderninhos. Pra você ver que dá pra reciclar um bairro inteiro! E essa foi a diferença fundamental desta região desde o princípio, uma mudança baseada em temas de planejamento de desenvolvimento colaborativo e princípios de design urbano: é melhor cuidar do que já tem, em vez de botar tudo abaixo e construir de novo.

Zurich West

Com isso em mente, nascem alguns pontos chaves da visita por Zurich West! Bora conhecer?

1. Zurich West: Löwenbräu

Esta é a antiga cervejaria que ainda mantém parte da estrutura anterior no lugar onde hoje é um edifício moderno e estudo de caso para arquitetos em todo o mundo. Projetado pelo escritório WW, a nova Löwenbräu hoje abriga galerias de arte, editoras, museus e alguns apartamentos residenciais. É bem legal dar um voltinha por aqui e ver como o novo e o antigo podem ser tão complementares!


Lowenbrau
Imagem: MySwitzerland

2. Zurich West: Im Viadukt

Em seguida, caminhe pelo Im Viadukt, um viaduto reformado que hoje é a casa de lojas alternativas, estilistas locais e artistas independentes. Também há bons restaurantes e cafés ali do lado, e pra completar, um parque, o Josefwiese, que está sempre cheio seja no verão ou no inverno! Foi construído originalmente entre 1891 e 1894 substituindo uma antiga barragem de terra e depois foi completamente remodelado para receber os novos trens. Em 2005 passou pela última reforma que o deixou com a carinha atual, com uma ponte para pedestres, outra para os trens e com as lojas abaixo de cada arco, idéia  do escritório de arquitetura EM2N.

Zurich West Im Viadukt

3. Zurich West: Freitag Tower

Ao finalizar o Im Viadukt, a caminhada vai seguir até a torre de containers da marca Freitag, uma loja-conceito que vende bolsas recicladas (adoro!) e ultra-resistentes – tipo qualidade suíça pro resto da vida, sabe né? A loja foi toda criada com antigos containers de navio, e formou uma torre que hoje é ponto turístico. Es estiver aberta, entre na loja e comece a subir as escadas. Sem dó, sobe até o topo! No último container você terá a vista panorâmica completa do bairro!

Freitag Tower

4. Zurich west: Frau Gerolds Garten

Ali do lado da torre de containers da Freitag está o lugar onde os zuriquenses se arrebatam nos finais de semana (e dias de semana também) de verão. É um bar ao ar livre que promove festas, encontros, marcas independentes, feira, horta comunitária e o que a criatividade deles permitir. Na temporada quente, o espaço é alegre e cheio de vida. Durante o frio, o espaço tem horários bem mais restritos e ali funciona um restaurante coberto dentro de uma lona de circo. Eles conseguem deixar o espaço aconchegante e super delicinha para apreciar um típico fondue de queijo.

Frau Gerolds Garten

5. Zurich West: Maag Hall

Ali nesta praça há uma antiga fábrica de cimento e peças para navios, que hoje é o Maag Music Hall, onde acontecem sempre shows de artistas locais e internacionais. O espaço lota aos finais de semana das estações mais frias, quando a agenda cultural em espaços fechados começa a ferver. Ali do lado você vai notar uma torre gigante de um vidro espelhado verde, a Prime Tower. É a segunda maior torre da Suíça e lá no alto há um restaurante com a vista panorâmica da cidade. Um café no topo da torre pode ser uma ótima pausa para a sua vista ao bairro Zurich West.

Maag Hall

6. Zurich West: Schiffbau

Uma antiga fábrica de navios, de 1891, onde hoje há apartamentos privados, um excelente restaurante, um teatro e o Moods Jazzclub. Sem dúvida um espaço para apreciar a vida noturna ou comemorar alguma ocasião especial no incrível restaurante La Salle.

7. Zurich West: Steinfels

Antiga fábrica de sabão que foi construída em 1830 e que hoje é um cinema multiplex. Sempre que eu vou ao cinema acabo optando por estas salas, que são amplas, modernas e de fácil acesso. Eu sempre escolho por filmes com o áudio original em algum idioma que eu conheço, já que dublado para o alemão com legenda em francês pode ser um tanto quanto complicado para minha cabeça!

Zurich West Steinfels

8. Zurich West: Turbinenplatz

É a segunda maior praça da cidade, e como o nome indica, era o lugar onde se produziam turbinas. Esta praça se ilumina pela noite em tons de laranja, azul e violeta, uma doce lembrança às antigas estruturas industriais da praça. Ali em frente está o technopark, incubadora de startups de tecnologia e o puls 5, um pequeno centro comercial onde acontecem vários eventos anualmente. Há poucas lojas no local que ainda está por descobrir o seu grande potencial comercial em Zurich west.

Zurich West Puls 5

9. Zurich West: Toni Areal

Antigo centro de distribuição de varejistas locais que se tornou um centro de educação e cultura. É no Toni Areal que está localizada a Universidade de Artes, dois departamentos da escola de Ciências Aplicadas da Universidade de Zurich, salas de concertos, balé, cinema e o Museu do Design.

Toni Areal

Links úteis para a sua viagem por Zurique:

Se você quer um guia de viagens prático sobre a Suíça, em 2017 eu publiquei um livro chamado "Calor Nos Alpes", que contém várias dicas e informações incríveis para quem vai viajar pelo país. O livro já está esgotado nas livrarias e só está vendendo aqui no blog, neste link aqui, e durante o mês de Julho tá rolando promoção de frete grátis.

Se você quer comprar o Swiss Travel Pass, tá neste link aqui, e para entender como funciona melhor o passe de transporte público exclusivo para turistas, a info está neste post detalhadinho aqui. Agora se você quer alugar um carro, aqui neste link dá pra simular as tarifas com a Rent Cars e conseguir boas ofertas para Zurique!

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

Para ler todos os meus posts sobre Zurique, aqui está o índice arrumadinho neste link aqui.

Para comprar passeios pelos Alpes Suíços, a melhor ferramenta que eu vi até agora é a Get Your Guide. Eles possuem várias opções de tours para os Alpes saindo de Zurique, incluindo a famosa montanha Jungfraujoch, que apesar de ser cara, vale cada centavo investido!

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens para chegar na Suíça. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.