Recentemente fui conhecer a sede da FIFA, que fica em Zurique, num edifício luxuoso no topo da montanha Zurichberg. A vista é incrível, porém, mais incrível ainda é o prédio que foi projetado pela arquiteta suíça Tilla Theus. Se você está em Zurique e quer conhecer a sede da FIFA, saiba que é possível visitar o jardim, a entrada principal e a galeria. Para um tour mais extenso, você terá que entrar em contato diretamente com a administração para solicitar uma visita para o seu grupo, ok? Ainda assim, vale a pena, principalmente para quem curte arquitetura e claro, futebol.

sede da FIFA

O prédio é um espetáculo, ultramoderno e cheio de inovações tecnológicas que impressiona a qualquer pessoa. Para começar, o amplo hall de entrada já dá uma ideia de como é a estrutura da sede da FIFA, com suas paredes de granito e lapis lazuli.

sede da FIFA

Vários espelhos d’água refletem a luz, promovendo um ambiente sofisticado e sustentável ao mesmo tempo. Agora, o mais interessante é que boa parte da estrutura da sede da FIFA está localizada no subsolo. Devido às restrições ambientais impostas pela cidade, não era permitido construir um edifício com mais de 2 andares na região. A solução? Construir para baixo. A maior parte das salas de conferências, imprensa, logística e escritórios administrativos estão localizadas nos pisos inferiores da sede da FIFA, que vão do zero ao quinto andar no subsolo.

sede da FIFA

Agora vamos aos dados! A FIFA (Fédération Internationale de Football Association) todo mundo conhece, o que pouca gente sabe é que, além da Copa do Mundo, a FIFA organiza muitos outros eventos ao redor do futebol. São 28 torneios mundiais que acontecem ao redor do mundo, como por exemplo as copas regionais, as sub-20, as femininas e até a copa interativa de futebol. Todos estes outros torneios são patrocinados pela copa do mundo, que é o único evento lucrativo para a organização, segundo o funcionário que nos apresentou a sede da FIFA.

sede da FIFA

Ao total, quase 1000 funcionários trabalham para a FIFA, dos quais 42% são mulheres – dado que me surpreendeu bastante, considerando que o futebol masculino é dominante para a FIFA. Inúmeros projetos relacionados ao futebol são liderados pela organização, que se propõe a investir na parte social e educacional do esporte. Me surpreendeu saber que vários projetos de desenvolvimento humanitário se concentram no escopo de missão da FIFA, que ultimamente é mais famosa por alguns escândalos que sucederam ao redor dos eventos mais importantes dos últimos anos.

sede da FIFA

Fato é que os escândalos vendem mais do que os logros sociais. Foi bom ter visitado a FIFA depois das notícias envolvendo Sepp Blatter e alguns outros nomes que nem vale a pena citar, afinal, perguntas aparecem e a gente fez questão de discutir estes assuntos com o nosso guia. Ele explicou que desde os escândalos de 2015, muita coisa mudou dentro da FIFA e que isso restringe as práticas de corrupção dentro da esfera política da organização. Por exemplo, a partir de 2026 o processo de escolha do país-sede muda, conforme as novas regras sugeridas pela instituição. Esta será a primeira copa com 48 seleções, em vez de 32.

Para quem se interessa por futebol, ir à FIFA pode ser uma atividade interessante, principalmente porque você vai conhecer mais sobre as regras que vão além daqueles 90 minutos em campo. Futebol é bem mais do que os jogos, mesmo que eles sejam sempre a nossa grande paixão.

Informações sobre a sede da FIFA

Endereço: FIFA-Strasse, 20 (Tram 6, última parada: Zoo)

Telefone: +41 43 222 77 77

sede da FIFA