Oba! Viagem de inverno! Vai fugir do calor, passar um friozinho gostoso, comer fondue, tomar vinho hummm!!! Delícia! Mas saiba que a sua viagem pode ser um desastre se você não levar as coisas certas na sua mala! Viagem no inverno requer um pouco de sabedoria e aqui vou tentar passar umas dicas para que você aproveite sua trip no frio sem sentir frio! Ahá! Esse é o truque da galera que viaja no inverno e adora: não sentir frio! Mas como?!?

Quanto frio estará no lugar?

Essa é a pergunta chave! Porque dependendo do frio você vai precisar de coisas completamente diferentes na sua mala! No Brasil temos a idéia que baixou de 10 graus é frio. É frio, mas tem muuuuita diferença entre o frio de 5 graus e o frio de 0, e olha que tá bem pertinho!

Quando as temperaturas baixam do zero então, aí a coisa aperta. Você não pode nem pensar em usar as mesmas roupas no frio de zero e no frio de -5 graus, por mais que elas pareçam idênticas! A verdade é que eu só aprendi isso depois do meu terceiro inverno pesado consecutivo na Europa, e se eu tivesse lido algo parecido com este texto há uns anos atrás, sem dúvida teria economizado alguns resfriados e palavrões (ahh vá, vai dizer que você não xinga o frio também?).

Bom, como no Brasil a gente não tem muita ideia (exceto se você vive na serra gaúcha ou catarinense) de como é o frio pesado do inverno nos hemisférios sul ou norte, aqui vai um esqueminha do que você deve levar na sua mala, dependendo do frio que faz no seu destino! Não esqueça de dividir as dicas com quem também vai viajar pro frio, porque ninguém merece sentir frio ou pior adoecer numa viagem! 😉

Ah, e se você não faz ideia de como montar uma mala enxuta para viajar no frio, dá uma olhada nos posts da Carol Camocardi, que conta como é possível viajar para inverno pesado com uma mala cápsula!

Frio de 10 Graus

Ah, 10 graus nem é tão frio, vai? Se as temperaturas ficam ao redor de 10 graus, você vai encontrar facilmente as peças adequadas para colocar na sua mala. Estas temperaturas normalmente são no outono ou no começo da primavera nos países com estações mais definidas. O truque é ter uma jaqueta para vestir caso o frio aperte, ou se for sair de noite. Se o dia estiver mais quente, pode tirar a jaqueta e guardar na bolsa, por exemplo!

Ter os pés aquecidos ajuda a não sentir frio, afinal, 10 graus não é lá temperatura tropical né! (Definitivamente, não é a estação para havaianas, sandalinhas ou sapatilhas bonitinhas!) Tire as botas do armário, elas serão necessárias!

 

Leve uma jaqueta de couro ou algum outro tecido um pouco mais pesado para cortar o vento, o importante é que ela feche! Leve também uns pulovers de lãzinha, tipo aquele que a mulherada usa no escritório em cima da camisa de botão, tá ligado? Se você quiser, já pode usar cachecóis de linha ou lã fina (não precisa ser muito grosso), jeans e uma bota de cano alto (ah elas são super charmosas!). Chapéu ou gorro dão um charme ao look e aquecem bastante também!

Como montar a mala para um frio de 10 graus?

– Jaqueta de Couro
– Pulôvers de Lã
– Cachecóis de Linha
– Jeans
– Camisa e camisetas básicas
– Se quiser, saia com meia calça
– Bota de cano alto
– Roupas interiores normais
– Meias normais de algodão

Frio de 5 graus

Ao redor dos 5 graus a coisa começa a ficar mais fria! Você ainda não precisa de muita coisa diferente, mas vai precisar mudar a jaqueta de couro por algo um pouco mais quentinho, como um sobretudo ou um casaco de lã mais pesado. Um gorro também pode ajudar e procure ainda levar um cachecol um pouco mais grosso.

 

Nesta temperatura, suas mãos ainda não sofrem tanto com o frio, mas quem quiser já pode levar uma luvinha fina e meu segredo aqui são as meias, elas já começam a ser mais altas. Meia soquete não rola, o ideal é que elas cheguem até o joelho! Se for usar calça rasgada, uma meia calça por baixo ajuda.

Como montar a mala para um frio de 5 graus?

– Pulôvers de lã
– Cachecóis de lã
– Casaco de lã ou sobretudo
– Jeans
– Camisa e Camisetas básicas
– Se quiser, saia com meia calça
– Bota de preferência com lã por dentro
– Meias grossas e altas (tipo jogador de futebol)
– Roupas interiores normais
– Gorro

Frio de zero grau

Ok, agora sim estamos falando de frio. Chegou o inverno! Gorro, lã e roupas térmicas começam a ser importantes. A zero (ou próximo) você pode continuar parecendo como se estivesse a 5 graus, só que o detalhe estará dentro da sua roupa. Uma meia calça  por baixo do seu jeans ajuda (e muito!).

 

E na parte de cima, você vai precisar de uma camiseta térmica, daí pode vestir o pulover de lã (ou um polar) por cima e o casaco por cima de tudo, completando o visual!  Cachecol é importante também. Suas meias devem ser mais grossas e de preferência, chegar até o joelho e pense em levar aquelas botas com lã por dentro e com solado de borracha. A marca UGG tem bons modelos! Recomendo o casaco estilo “edredom” para quem sofre mais com o frio, como a da foto à esquerda. Aqui tem um post especial com mais dicas para o frio extremo, abaixo de zero.

Como montar a mala para um frio de 0°C?

– Casaco de lã ou sobretudo
– Casaco tipo “edredon” ou “michelin” para quem sofre mais
– Cachecóis de lã
– Jeans retos
– Camisa e camisetas térmicas para usar por baixo
– Bota com lã por dentro e sola de borracha
– Meias grossas e altas
– Gorro
– Luvas
– Meia-calça

Frio de – 5 graus

Frrrrrriiiiiooooo! Ou você tá indo esquiar, ou você vai pra montanha e quer ver neve todos os dias, tão lindinha, branquinha, brrrrr! Frio do ca5%&·te! Bom, a partir desta temperatura já não tem look bonito! haha Sei lá, por algum motivo as modelos que posam no inverno usam saia, casaquinho de lã como se fosse legal sentir frio, mas vamos à realidade! Na temperatura de -5 seu corpo já não vai suportar estar fora por muito tempo, então tenha em mente que de hora em hora será bom entrar em algum lugar aquecido, tomar um café, chocolate, chá, algo quente.

Foto: zinaidasopina112 stock.adobe.com 

 

A -5 graus você vai precisar se preparar com roupas especiais de inverno. Seu casaco deverá ser impermeável, corta vento e quente ao mesmo tempo! Os casacos tipo “michelin-edredon” são os melhores, mas verifique se ele suporta o frio e se o enchimento é de pluma (pode ser pluma artificial, mas tem que ser pluma!).

Se tiver casaco de pele (pode ser pele artificial também) é a hora de usar. Roupas térmicas interiores são obrigação e pense em usar meias duplas: uma de algodão e outra de lã. Gorro, luva e cachecol também devem ser usados! E se você for esquiar, daí é roupa de esqui cheia de tecnologia, impermeável, estilo atleta!

Leia também: Roupas para esquiar,o que vestir?

Como montar a mala para um frio de -5 graus?

– Casaco estilo Michelin, bem estruturado
– Cachecóis de lã
– Jeans retos ou calças de lã
– Camisas e camisetas térmicas para usar por baixo
– Calças térmicas para usar por baixo
– Bota com lã por dentro e sola de borracha
– Meias grossas e altas
– Meias de lã
– Gorro
– Luvas

Frio de -10 graus???

Sério? Vai viajar para algum lugar onde a média está -10 graus? Tá indo pra Rússia é? Alaska?

Bom, vamos lá, esquece as botas de couro com lã por dentro, você vai precisar de botas de inverno, estilo astronauta! Coisa para caminhar sobre a neve, a marca UGG tem uns modelos especiais que servem. Luvas grossas também, estilo alpinista. Gorro térmico e casaco Michelin mega gordo 100% pluma (ou pluma artificial). Polar e roupas térmicas por baixo né, nem preciso comentar. E meias térmicas também. Ah, e pra fechar, leva um pacote de vitamina C também, só pra garantir! 😛

Frio Inverno

Como montar a mala para um frio de -10 graus?

– Casaco estilo Michelin gordo
– Cachecóis de lã
– Calças especiais impermeáveis
– Camisas e camisetas térmicas para usar por baixo
– Calças térmicas para usar por baixo
– Bota tipo astronauta ou UGG
– Meias grossas e altas
– Meias de lã
– Gorro térmico
– Luvas de alpinista

Vai para um inverno com ainda mais frio?

Acredito que ninguém viaje a temperaturas ainda menores que estas, mas se for o caso, você vai precisar ir em uma loja especial (sério, no Brasil não existe…) que venda produtos para inverno extremo. Se você vai para lugares muito frios, considere comprar algumas coisas de inverno no lugar que você vai visitar, e leve as roupas que eu citei no item anterior. É melhor comprar no destino frio porque ninguém vai te enganar vendendo algo que não é suficiente para tal temperatura, e você pode testar se a peça aguenta o frio ou se não. Aparentemente as roupas não têm muita diferença, mas a tecnologia do tecido muda completamente se você está a -20 ou -30 graus, portanto, melhor consultar os especialistas!

Fecha o zíper, veste o gorro e boa viagem!!!

Leia também: 10 looks de inverno com apenas 13 peças na mala!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com