Oi! Hoje vou falar sobre o Swiss Pass! Muita gente me pergunta se vale a pena ou não usar esta modalidade de viagem na Suíça, ou se é melhor comprar os bilhetes de trens convencionais do país. Antes de tudo, como sempre, vou responder que depende. Depende de quanto tempo você vai passar na Suíça e neste tempo, quanto tempo quer viajar entre uma cidade e outra. Se você for viajar muito (por muito, leia-se pelo menos 6 percursos de trem), vale a pena. Se vier para a Suíça só para conhecer uma ou duas cidades, talvez já não valha tanto a pena… Vai lendo que eu te explico tudo!

O que é o Swiss Travel Pass?

É um passe de trem que só turistas (não-residentes) podem comprar. Este passe dá direito a andar em todas as linhas de trem normais do país (exceto as rotas especiais, panorâmicas de montanha) , e todos os bilhetes de transporte público dentro das cidades, incluindo barcos, ônibus, trams, além de entrada em mais de 400 museus. É vendido na modalidade Swiss Travel Pass (3, 4. 8 ou 15 dias consecutivos), Swiss Travel Pass Flexi Pass  (3, 4, 8 ou 15 dias não consecutivos dentro de 1 mês), Swiss Transfer Pass (para ir e voltar de um aeroporto ou estação até a cidade que você quer) e Swiss Card (que é Transfer pass + passagens normais pela metade do preço).

A coisa parece difícil, mas não é! Na minha opinião as duas modalidades mais interessantes são a Swiss Travel Pass ou a Swiss Flexi Pass. As outras parecem mais encheção de linguiça. A diferença entre os Swiss Travel Pass e o Swiss Flexi Pass é que o primeiro você precisa usar em dias consecutivos, após a validação. E o segundo você escolhe quais dias quer usar o passe.

Vale a pena usar o Swiss Travel Pass?

Essa é a parte do depende. O passe só vai valer a pena se o preço das viagens internas que você fizer + transporte público municipal custar mais caro que o Swiss Travel Pass ou Swiss Travel Pass Flexi Pass. É aqui que você vai precisar abrir o excel e fazer conta. Se você já está com preguiça de fazer conta, compra o Swiss Pass ou Flexi Pass que vai dar menos trabalho anyway. Se você não tem preguiça, vem comigo que a gente faz junto:

1. Abra o Excel e faça algo parecido com esta minha tabela da imagem. À esquerda tem os preços da Swiss Travel Pass e à direita você vai começar a preencher conforme o seu planejamento.
Por exemplo, de Zurique a Basel, de Basel a Berna, de Berna a Interlaken e por aí vai!

Imagem

Os preços são individuais sempre. Não há opção de bilhete de família, mas crianças entre 6 e 15 anos que viajam acompanhadas dos pais, não pagam o Swiss Travel Pass. Crianças menores de 6 anos não pagam em nenhum sistema de transpore suíço!

2. Entre no site da SBB (companhia de transportes da Suíça) e busque os trajetos para você ir preenchendo o que falta na tabela.O site é o http://www.sbb.ch/en/home.html

Imagem 3. Consiga descontos

Às vezes você consegue encontrar preços com ótimos descontos, mas em horários mais restritos e se comprar com até 20 dias de antecedência. É o sistema Super Saver Ticket, que fica meio escondido no site. Acesse a opção Travelcards & tickets:

Imagem

 E clique na opção Supersaver tickets:

Imagem

 Daí vai aparecer uma tela como esta, é só clicar em “Purchase Online Now”.

Imagem

 Se você estiver planejando a compra dos bilhetes com mais de 20 dias de antecedência, não vai aparecer nenhuma oferta de supersaver para você. Como turista, a opção que você deve escolher é a de No Reduction, conforme abaixo:

Imagem

E finalmente vão aparecer os preços do Supersaver Ticket, caso existam, além dos preços normais. Como você pode ver, na minha simulação apareceu por 33 francos a viagem normal entre Zurique e Basel, e por 16,60 o Supersaver Ticket, que vem com menos opções de horários.

Imagem

Daí vai preenchendo na sua planilha conforme você vai avançando na sua pesquisa. Ao final, terá que incluir o preço do transporte público de cada cidade, caso o utilize. Em cidades grandes como Zurique, Genebra e Basel, vale a pena comprar o transporte público direto na cidade, principalmente se houver deslocamento entre o aeroporto/ estação de trem até o seu hotel. Em cidades menores ou lugares que você esteja pensando em fazer o bate e volta, talvez o transporte nem seja necessário, se pode fazer tudo a pé.

Dicas:

  1. Compre o bilhete do transporte municipal direto nas máquinas de cada cidade.
  2. Se for usar bastante transporte público, vale a pena comprar o bilhete diário (24hs).

Ah, Ju, facilita aê!

Ok, vou facilitar. Normalmente para amigos eu passo a seguinte regra:

Não compensa o Swiss Travel Pass:

  • Se você for ficar menos de 3 dias na Suíça;
  • Se você ficar mais de 3 dias, mas não quiser fazer muitas viagens internas ou;
  • Se você estiver pensando em alugar um carro 😛

Compensa o Swiss Travel Pass:

  • Se você ficar mais de 3 na Suíça e fizer pelo menos 2 viagens intermunicipais por cada dia ou
  • Você não conseguir encontrar os bilhetes supersaver.

Onde comprar o Swiss Travel Pass?

Você pode comprar o Swiss Pass Online, através do site site da Rail Europe, por exemplo ou diretamente nas estações de trem na Suíça. Se você comprar online, pode pedir que entreguem na sua casa por 25 francos (taxa de entrega), ou pode retirar o bilhete por 15 francos nas cidades principais ou pode imprimir em cada por 0 francos (grátis é sempre melhor :D)!

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.