Para quem vai passear na Suíça e quer uma experiência de trilha nas montanhas, mas não tem muito tempo, aqui vai uma dica de trilha fácil saindo de Zurique. Esta é uma trilha de nível fácil, padrão amarelo. Se você não sabe como são os níveis das trilhas pela Suíça, dá uma olha aqui no post da Carol do blog Carta sem Portador, que explica direitinho.

Trilha dos Planetas

Para fazer esta trilha você vai precisar separar meio período do seu dia, isso se quiser fazer a trilha com calma e apreciando a natureza. É possível completar o trajeto em 2h30 (ou até menos, dependendo do seu ritmo), mas eu recomendo que use mais tempo para as tomadas de fotos, pausa para um piquenique e boas conversas que sempre encaixam numa trilha leve.

Trilha dos Planetas

Como o trajeto é quase todo plano, você não precisa se preocupar com muitas subidas e nem se concentrar muito no percurso. Esta é uma trilha legal para principantes que possuem um condicionamento físico razoável (ou seja, nível “eu me exercito quando posso, tenho meus pneuzinhos mas não sou sedentário”).

Acesso à trilha dos planetas

Para ter acesso à trilha dos planetas, ou planetenweg como dizem por aqui, você vai precisar chegar até Üetliberg, a montanha de Zurique. Saia da estação Zürich HB e pegue o trem (a cada 30 min tem um) cuja parada final é a Üetliberg. O trajeto dura aproximadamente 20 minutos.

Chegando no topo da montanha, busque as trilhas, que ficam bem na frente da estação. Há uma trilha que leva até o topo da Üetliberg, onde há um mirante, um hotel e a torre de TV; e outra trilha que leva até Felsenegg, o seu destino final deste passeio. Ambas passam pelo mesmo caminho e depois se separam, portanto, fique atento. Você pode ir até a torre de TV, fazer umas fotos e voltar à trilha também, neste caso, separe uns 20 minutos a mais para o seu passeio.

Depois é só seguir as placas que sempre indicam o destino final da sua trilha: Felsenegg. Quando chegar lá, você pode tomar o bondinho que desce até Adliswil depois caminhar até a Adliswil Bahnhof (estação de trens), onde poderá pegar o trem de volta até Zurich HB.

Você vai gastar no total 3 zonas de trem que Zurique, aproximadamente CHF 16 por pessoa, ida e volta. Se tiver o Swiss Travel Pass, sai grátis!

Adliswil Trilha dos Planetas

A trilha dos Planetas

Estra trilha se chama assim porque há vários planetas em miniaturas instalados ao longo dela, todos eles na mesma escala de proporção e mesma distância proprocional ao sol. Ela começa no Sol e em seguida podemos percorrer vários planetas enquanto observamos a paisagem que varia entre campos de trigo, milharais e vista panorâmica do Lago de Zurique.

Trilha dos Planetas

Trilha dos Planetas

Com exceção do começo do trajeto, que leva da estação de trens de Üetliberg até o princípio da trilha, o percurso é quase inteiro plano. Há pouquíssimas elevações no caminho, e é comum encontrar crianças e idosos fazendo a trilha. No dia que eu fui, tinha até uma mulher de salto alto na montanha, mas eu acho que ela não sabia para onde ia. (Espero)

Trilha dos Planetas

A sua rota será Üetliberg-Folenweid-Balderen-Felsenegg e o trajeto completo, se você for devagar quase parando como eu, deve durar entre 2h30 e 3h. Eu fiz em 3h porque lá em cima parei várias vezes para fazer estas fotos, fiz pausa para lanchinho e piquenique em diferentes etapas!

O que levar para fazer a trilha dos Planetas

Como você não estará muito tempo afastado da cidade, o ideal é se preparar com um mínimo de itens só por precaução. Leve lanches na mochila, água (eu sempre levo uma garrafa de 2 litros por pessoa), uma camiseta extra, um agasalho, uma toalhinha de rosto e protetor solar. Um tênis normal serve para esta trilha, já que não há muitas pedras e o caminho é quase todo plano. Se o dia estiver quente, leve gorro e óculos de sol também. E ah, já que você está na Suíça, leve um canivete suíço também só pra fazer o grau!

Trilha dos Planetas

Quando fazer a trilha dos Planetas?

Entre o fim de março e começo de novembro. Nos demais meses do ano, há risco de neve na trilha e o frio já pega por lá, neste caso você vai precisar de roupas e sapatos adequados – e o risco é todo seu! Pra mim a melhor época é sempre em julho e agosto, quando os dias estão mais quentes e mais iluminados! Outubro é legar pra ver aquela paisagem das folhas avermelhadas, mas é importante vestir-se bem.

Trilha dos Planetas

Últimas dicas para fazer trilha nas montanhas da Suíça

Se você não tem muita experiência com trilhas, o ideal é começar com trilhas nível amarelo. Elas são de grau fácil e mesmo que pareça fácil, passar 2 a 3 horas caminhando pode ser cansativo. Nunca subestime as montanhas, por mais inofensivas que elas pareçam. Estude sempre as trilhas antes de começar a caminhada, assim você evita entrar por caminhos equivocados. Leve sempre água e lanches na mochila e nunca, em hipótese alguma faça trilhas sozinho. Se você se machucar, quem irá te ajudar? Para emergências, o resgate na Suíça está no telefone 1414.

Sobre a viagem #CalorNosAlpes

Esta viagem foi a primeira press trip patrocinada aqui do blog, um projeto que conseguiu vários parceiros e começou com uma simples pergunta: Será que a galera conhece as maravilhas do verão na Suíça?

Depois de algumas horas matutando a cabeça e conversando com várias pessoas, surgiu a ideia de fazer uma viagem completa pela Suíça durante o verão, para mostrar pra todo mundo o quanto pode ser fantástico passar férias de verão europeu por aqui. A viagem virou um livro, que pode ser comprado aqui na nossa loja virtual. O livro é um guia de turismo para a Suíça, repleto de imagens fantásticas e muita inspiração para que você também faça uma viagem perfeita pela Suíça!

Compre aqui: Calor Nos Alpes, o guia da Suíça no Verão