O Panoramapunkt é um ponto alto para apreciar Berlim. Ainda que Berlim seja destas cidades que você não consegue visitar tudo de uma única vez. Ela demanda tempo, dias, talvez semanas para ser digerida pouco à pouco. É destes lugares onde a história encontra a arte nas esquinas das vizinhanças mais urbanas. Onde a gastronomia encontra espaço em singelos food trucks. Onde um turista desavisado na ânsia por conhecer tudo, conhece menos do que poderia conhecer, se tivesse feito a visita com calma.

Panoramapunkt

Dica: Comece com uma visita para ver a cidade de cima! Lá no alto, você terá uma boa noção do tamanho da cidade e saberá por onde seguir o passeio, e para isso eu recomendo o Panoramapunkt.

Na segunda vez que eu fui a Berlim por causa do EEBB, nós fomos visitar uma atração que pouco aparece nos “must see” de Berlim, o Panoramapunkt.

Panoramapunkt

Foto: Felipe Miniccelli

Trata-se de um edifício localizado no coração da cidade, justamente na Potsdamer Platz, lugar estratégico da cidade onde uma vez passou o Muro de Berlim. Ali, você está literalmente no meio do turbilhão, em cima da histórica divisão entre leste e oeste de Berlim, Alemanha, Europa e Mundo.

Panoramapunkt

A visita começa subindo o elevador mais rápido da Europa. Em 20 segundos você sai da base até o 24° andar e começa a sentir a altitude já na subida. Lá do alto, lugares grandiosos como a Catedral, o Reichtag, a Alexanderplatz e o estádio Olímpico parecem miniaturas.

Panoramapunkt

Ainda que quase todos os espaços que antes dividiam a Berlim estejam preenchidos, é possível ter uma clara ideia de como esta divisão marcou a história da cidade. Para se aprofundar mais neste tema, a exposição “Views of Berlim” mostra como foi essa transformação ao longo dos anos.

Panoramapunkt

Fure a fila: compre online o ingresso para o Panoramapunkt

Basicamente, é um passeio para começar a conhecer a cultura de Berlim e se aprofundar naquelas atrações que mais interessam. Ali do alto, você terá a sensação de que a cidade é sua e de ninguém mais. Isso é um bom ponto de partida para fazer a sua própria história de viagem em Berlim.

Panoramapunkt

Informações importantes sobre o Panoramapunkt

Está aberto diariamente das 10h às 20h nos meses de verão. Nos demais, de 10h às 17h.

O endereço é Postdamer Platz, fica no edifício Kollhof Tower.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com