Uma das montanhas mais procuradas pelos turistas que estão em Zurique é o monte Titlis, uma montanha majestosa de 3020 metros de altitude e neve o ano inteiro. Por estar próxima a Zurique, esta montanha é uma das melhores opções para bate e volta na região, esteja você em Zurique ou Lucerna. Quer saber mais? Então dá uma olhada neste post agora!

titlis

Monte Titlis

Como eu falei lá em cima, o Titlis possui mais de 3mil metros de altitude, o que lhe assegura ter neve mesmo durante o verão! Lá em cima também é um glacier, (ou geleira) sendo o único da região central. É possível praticar esportes, fazer aquelas fotos de tirar o fôlego e ainda realizar algumas atividades turísticas como a Cliff Walk e a Glacier Cave – esses engenheiros suíços não têm limites…

Como chegar em Titlis?

Saindo de Zurique, a forma mais fácil de ir até o Titlis é de trem, isso se você estiver afim de fazer o trajeto de forma independente. Você terá que fazer várias conexões, a primeira até Lucerna (aproximadamente 45 minutos), depois de Lucerna até Engelberg (mais uns 40 minutos) e de lá o bondinho até o Titlis. Se você comprar os bilhetes de trem separados, pode sair mais caro do que se comprar o passe Swiss Travel Pass, que dá direito a usar os trens na Suíça de forma ilimitada por um determinado período de tempo. O bom deste passe é que você ainda terá 50% de desconto no bondinho da Titlis – somando dá uma economia boa!

A outra forma de fazer este trajeto é contratando os serviços de uma empresa de turismo, que te leva de ônibus até Engelberg (e de quebra ainda faz um tour rápido por Lucerna), daí você pega o bondinho e depois volta até Zurique de ônibus, sai mais em conta só que você faz o passeio em grupo. Aqui tem um exemplo legal de passeio de Zurique até Titlis, e você pode pagar pela internet.

Finalmente, você pode ir de carro alugado até a vila de Engelberg, estacionar o carro e pegar o bondinho até o topo da Titlis.

Deu pra ver que o bondinho é obrigatório em todas as modalidades, né? Se você não tiver os 50% de desconto por causa do Swiss Travel Pass, o bondinho vai custar CHF 89 por pessoa. Com desconto, sai por CHF 44,50, preços de 2016.

titlis_train

O que fazer no Monte Titlis?

Bondinho Giratório

Titlis tem um bondinho que gira! Isso mesmo, você leu bem, bondinho giratório! Só isso já é motivo de sobra para visitar a montanha, mas chegando ao topo, a vista lá de cima é algo difícil de descrever em palavras… Sério, você vai se sentir num lugar mágico, completamente rodeado por montanhas branquinhas e picos majestosos. Uma experiência inesquecível, para adultos e crianças.

Titlis Cliff Walk

Lá em cima tem uma ponte suspensa e vazada, que permite um panorama ainda mais fantástico da região. É a ponte suspensa mais alta de toda a Europa e uma das mais assustadoras! Claro que é hiper segura, afinal, os engenheiros daqui cuidam da segurança ao extremo, mas dá um medinho cruzar a ponte de um lado a outro!

titlis_cliff_wal

Ice Flyer

É uma cadeirinha daquelas que os esquiadores tomam para subir até a montanha, mas esta passa por cima do glacier. É interessante ver a geleira de tão perto e do alto, sentadinhos numa cadeirinha flutuante. Leve bons agasalhos, porque o frio nesta parte é intenso!

Glacier Cave

Acho que toda montanha que se preze na Suíça tem uma Glacier Cave ou melhor, um iglu, para você andar e observar esculturas feitas de gelo. Faz frio, leve boas roupas por aqui também!

Glacier Park

Uma espécie de parque de diversões no topo da montanha, onde as pessoas podem escorregar em trenós e boias na neve e brincar como crianças lá em cima! Eu adoro, super recomendo, mesmo a quem pensa que já passou da idade, a diversão é imensa para todo mundo.

Hiking

Principalmente se você for no verão, é possível parar nas paradas intermediárias do bondinho e fazer uma caminhada na montanha. Eu fiz a rota ao redor do Trübsee, mas quem tiver mais tempo pode fazer a rota dos 4 lagos na região, passando por outros lagos mais afastados.

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.