Quando você começa a planejar a sua viagem para a Tailândia, tudo o que mais quer é ver aquelas paisagens paradisíacas com águas cristalinas e mergulhar com corpo e alma nos belos cenários de cinema que vemos por aí. Para isso, é importante se planejar bem, pois a Tailândia virou um disputado destino turístico no sudeste asiático, ou seja, tem muita gente por lá. Muita mesmo.

Phuket Tailândia

Quando o turismo é massivo, os problemas tomam as mesmas proporções. Há falta de atenção com o turista, pouco cuidado com o meio ambiente, com a comida e com as instalações sanitárias. Isso porque um operador de turismo precisa atender a 50, 60 pessoas de uma vez, em vez de um grupo restringido. Quando o grupo é grande, e o preço é barato, aí que a coisa complica, porque em vez de bom serviço, a empresa está preocupada em reduzir custos. Redução de custos = viagens no limite.

Para um destino como a Tailândia, onde você provavelmente se preparou com tempo para comprar as passagens, o melhor que você faz é não ser muito econômico nas suas escolhas de passeios. Vamos pensar juntos: você está voando desde muito longe para chegar num lugar lindo, mágico, perfeito. Porque estragar a sua viagem escolhendo passeios de qualidade duvidosa?

Pois bem, eu te conto em que Phuket a maior parte dos passeios que você encontrar serão massivos. Quando chegamos ao nosso hotel, (o Mazi Design, hotel bem legal esse, sério), perguntamos à recepção onde conseguir os passeios às ilhas do James Bond, Phi Phi e outros. Eles nos orientaram a buscar com a agência de viagens que funcionava justamente ao lado do hotel.

Acontece que as agências de turismo estão acostumadas a oferecer os serviços mais baratos aos clientes, talvez porque no país tudo seja muito barato, comparado com os nossos preços. (E muitos não operam com serviços privados.)

Por 90 reais cada, compramos um passeio que saía do porto de Phuket, passava por algumas ilhas entre elas James Bond Island, tinha almoço incluído, bebidas à vontade, passeios de caiaque, visita a algumas praias e voltava no final do dia para Phuket. Parece bom, né?

Tour massivo em Phuket na Tailândia: não caia nessa

Amanhece e na hora marcada, chega uma van para nos buscar e levar até o porto, que fica a uns 35 minutos de Patong Beach onde estávamos hospedados. A van era velhinha, com cheiro de antigos pesadelos. Havia mais 3 casais conosco, vindos de outros hotéis da região. Seguimos até o porto, onde nos reunimos a um grupo de aproximadamente 150 pessoas, num galpão adaptado. Quatro guias de turismo dividiram a massa e nós ficamos esperando quase 1 hora para embarcar no nosso passeio. Havia 2 banheiros neste galpão, já pode imaginar as condições. Na hora marcada, toca a debandada até os barcos, que eram 4, esperando por cada guia.

Entramos no barco e junto de nós, outros 35 passageiros, a maioria da China. O barco cheirava a óleo e a diesel, um perfume nauseante em alto mar. Já que não havia escapatória, era melhor tentar aproveitar a viagem da melhor forma possível. Nas primeiras horas de passeio, estivemos olhando a paisagem, e fizemos algumas fotos lindas. O lugar é muito bonito, sem dúvida alguma.

Chegamos à James Bond num calor estúpido, sem coragem de usar os banheiros do barco e procurando por alguma estrutura na ilha. Não havia, mas sim muitas barracas de souvenir e vendiam coca-cola como água. Nosso tempo era cronometrado: 30 minutos para ver a ilha e voltaríamos para o barco. Não era possível nadar, e nem nos animamos com a cor da água…

Phuket Tailândia

Passados os 30 minutos, voltamos ao barco para almoçar. O almoço foi servido em grandes recipientes, preparado ali mesmo, na cozinha do barco, de onde saía o cheio de óleo. A comida era farta e parecia gostosa, mas o cheiro era muito forte. Não conseguimos de comer muito além do que arroz branco, frango frito e algumas chips. Saladas e Macarrão ficaram de fora. Mas o grupo comeu tudo com entusiasmo, então agradou à maioria.

De lá fomos ao passeio de caiaque, o ponto alto do tour. Um rapaz remava nosso caiaque para que pudéssemos conhecer as lagoas escondidas, ilhas de pedras, vegetação nativa da região, lugar realmente muito bonito. Talvez foi a hora que mais aproveitamos, e nesse momento conseguimos mergulhar e nos refrescar um pouco.

Voltamos ao barco e de lá rumamos de volta a Phuket, chegando para o desembarque no fim do dia. De lá, mais 35 minutos e chegamos ao hotel.

Não vou dizer que foi ruim, porque somos da turma que remete o mote “se está na chuva, é pra se molhar” – e afinal, estávamos na Tailândia, não podia ser ruim!

Mas poderia ter sido um passeio bem mais romântico, agradável, limpo e inesquecível, se tivéssemos procurado melhor o tipo de passeio que queríamos. Certos de que isso não iria se repetir nos dias seguintes, fizemos algumas pesquisas e chegamos à Blu Anda Tour, com serviço impecável para lugares  bem interessantes na região, com grupo restrito e uma experiência única. Mas isso é assunto para um próximo post! 😉

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.