Este nome estranho aí de cima é o nome da festa das confrarias de Zurique, que acontece todos os anos, sempre em Abril! Este ano acontecerá no dia 24 de abril de 2017 é bom se programar!

Eu nunca tinha ouvido falar desta festa antes de morar na Suíça, mas depois que comecei a trabalhar por aqui, percebi que as confrarias e a festa são muito respeitados pelos moradores locais e eles esperam todos os anos pelo evento com muita ansiedade! Aqui vão mais informações sobre esta tradição suíça, de repente você se anima para conhecer a festa ainda em 2017, que tal?

História rápida das Confrarias de Zurique

São conhecidas em toda a cidade como as Zunfthaus, ou confrarias, no nosso bom português. Tratam-se de organizações que estão funcionando desde a idade média!!! Nessa época, algumas famílias que produziam roupas, sapatos, chapéus, ferramentas, enfim, coisas(!), começaram a se organizar nas suas casas e a pensar no futuro da sua profissão, e posteriormente, no futuro político da sua cidade.

Com o tempo, eles se deram conta de que o poder político da cidade deveria pertencer a eles, quem realmente produziam alguma riqueza para Zurique, e não um nobre membro de uma família rica que tinha o poder só por causa do seu nome. Então eles fizeram uma revolução em Zurique! A chamada Revolução das Confrarias! Ahhnnnnn deu pra entender, né?

Cada uma destas bandeiras representa uma confraria diferente, ou uma Zunfthaus diferente. São 26 ao total em Zurique. A bandeirinha azul e branca, à direita, é a bandeira de Zurique.

As confrarias nos anos seguintes…

Com o tempo, estas organizações, além de discutir os problemas diários de sua profissão, começaram a organizar-se de uma forma restrita e metódica, de maneira que eles mantivessem sempre a tradição e a honradez de seus antepassados. Resumindo, ninguém podia tocar o rebú nestas confrarias, a coisa era para ser levada a sério. E daí nascem as tradições!

As confrarias de Zurique hoje em dia

Se você está caminhando pelo centro histórico de Zurique, verá muitas das confrarias, ou Zunfthaus pela cidade. Hoje em dia, os membros destas casas continuam se reunindo, mas não mais com os mesmos objetivos de antigamente, nem faz mais sentido algumas coisas no tempo de hoje. Mas como o prestígio e a tradição se mantiveram, os membros das confrarias sentem muito orgulho de hoje fazer parte daquilo que seus tatatatatatatata e mais taravaós  fizeram no passado.

Para ser membro de uma confraria, é preciso ser o filho mais velho de um membro. Não é permitido mulheres, somente homens são membros, e não se pode “comprar” o direito de participar de uma confraria. Ou seja, a coisa é exclusiva, MESMO!

O evento Sechseläuten

Bom, a parte do Sechseläuten é a mais divertida! Sechseläuten siginifica algo como “Seis da tarde”, em uma tradução vulgar. A história é que os relógios sempre marcavam a hora dos trabalhadores deixarem seus postos de trabalho e irem para casa. No inverno, era sempre às 5 da tarde, e no verão, era às 6 da tarde. Então a comemoração é basicamente para celebrar o fim do inverno (e mais horas de trabalho, eeeehhh!) Sério, só sendo suíço para comemorar mais horas de trabalho!

Bom, no Sechseläuten, os membros das confrarias fazem um eventaço na cidade, eles desfilam com suas roupas típicas de época pelo centro, carregam suas bandeiras e cavalos, as crianças distribuem doces, enfim, é o evento de maior importância para as confrarias! Eles se preparam muito para este evento, usam sempre roupas impecáveis e transmitem o orgulho desta tradição, é bem bonito de se ver!

Para fechar a festa, na segunda-feira, sempre às 6 da tarde, todos os membros que já fizeram o desfile param na ópera de Zurique em frente ao famoso Böogg, um boneco gigante que simboliza o inverno. Este boneco imita um boneco de neve e o curioso é que a cabeça do Böögg está cheia de explosivos!

Às 6 em ponto começam a tacar fogo no boneco e eles contam os minutos para ver quanto tempo leva para a cabeça explodir. Se explodir rápido, o verão daquele ano será ótimo! Se ao contrário, levar muito tempo para explodir, então o verão não será lá essas coisas!

Em o Böögg 2015 levou 20 minutos e 39 segundos para explodir, segundo eles, um tempo ruim… Pior foi em 2016, que estava chovendo pra caramba, um baita frio e o boneco levou mais de 43 minutos pra explodir!!! Esperamos que em 2017 ele exploda rapidinho para que o verão seja espetacular! 😀

Links úteis para a sua viagem por Zurique:

Se você quer um guia de viagens prático sobre a Suíça, em 2017 eu publiquei um livro chamado "Calor Nos Alpes", que contém várias dicas e informações incríveis para quem vai viajar pelo país. O livro já está esgotado nas livrarias e só está vendendo aqui no blog, neste link aqui, e durante o mês de Julho tá rolando promoção de frete grátis.

Se você quer comprar o Swiss Travel Pass, tá neste link aqui, e para entender como funciona melhor o passe de transporte público exclusivo para turistas, a info está neste post detalhadinho aqui. Agora se você quer alugar um carro, aqui neste link dá pra simular as tarifas com a Rent Cars e conseguir boas ofertas para Zurique!

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

Para ler todos os meus posts sobre Zurique, aqui está o índice arrumadinho neste link aqui.

Para comprar passeios pelos Alpes Suíços, a melhor ferramenta que eu vi até agora é a Get Your Guide. Eles possuem várias opções de tours para os Alpes saindo de Zurique, incluindo a famosa montanha Jungfraujoch, que apesar de ser cara, vale cada centavo investido!

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens para chegar na Suíça. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.