Se você vai passear em Barcelona, uma das visitas mais interessantes é passear pela Sagrada Família Barcelona. A Basílica da Sagrada Família Barcelona é um dos edifícios mais importantes da cidade. Obra do arquiteto Antonio Gaudí, a Igreja Sagrada Família Barcelona é o grande triunfo do arquiteto, prevista para ser finalizada em 2026. Falta pouco, se pensarmos que a obra começou em 1882.

Mesmo que a sua visita em Barcelona seja curtinha, vale a pena incluir algumas horas para visitar o interior da Sagada Família Barcelona e seu magnífico projeto externo.

Sagrada Família BarcelonaImagem: Thiago Martinho

A história da Sagrada Família Barcelona

A Basílica da Sagrada Família Barcelona começou a ser construída em 1882, com um projeto bem diferente do atual. Em 1883, o projeto foi parar nas mãos de Gaudí, que alterou toda a concepção do projeto transformando-o em uma obra completamente inovadora e suntuosa.

Gaudí dedicou 40 anos da sua vida para a obra, porém ele morreu antes de ver o projeto finalizado, em 1926. Dez anos mais tarde a obra foi paralisada em função da Guerra Civil Espanhola, e só foi retomada em 1944, com muitos problemas. Isso porque boa parte dos croquis da Sagrada Família Barcelona projetados por Gaudí foram destruídos durante a guerra. O projeto se retomou com financiamento privado e está a poucos anos de ser concluído.

Sagrada Família BarcelonaImagem: Thiago Martinho

Como é a visita na Sagrada Família Barcelona?

Bom, para começar a sua visita na Sagrada Família Barcelona é importante comprar o ingresso com antecedência. Assim você evita a fila para comprar ingresso na bilheteria, que dependendo da época pode ser enorme. Aqui tem um link para comprar direto pela internet e nem precisa imprimir, basta mostrar o bilhete no celular. É importante lembrar que este ingresso não dá acesso à torre, somente ao museu. Para ter o bilhete completo com a entrada da igreja Sagrada Família + museu + audioguia + acesso às torres o ingresso é este daqui. Aliás, é o ingresso que eu recomendo, em função dos detalhes do audioguia e da subida na torre.

Como a Sagrada Família Barcelona é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, está sempre cheio de gente. Mas o interior da igreja Sagrada Família é bastante amplo, ou seja, não fica aquela muvuca. Por dentro, a Sagrada Família Barcelona é tão imponente como por fora.

Já na entrada você se depara com os inúmeros detalhes, como por exemplo, os vitrais maravilhosos e as colunas que imitam troncos de árvores. É uma adoração à natureza. As cores marcantes, tão características de Gaudí, deixam o ambiente cheio de vida. Aliás, é à vida que Gaudí brinda com a Sagrada Família Barcelona, portanto, os detalhes que imitam frutas, plantas, folhas não são coincidência.

Pontos fortes do interior da Sagrada Família Barcelona

Ao entrar na Sagrada Família Barcelona, olhe para o alto. Você verá uma difusão de cores e formas que irão te deixar completamente embasbacado. Observe a textura das paredes, que imita de alguma forma a natureza.

Sagrada Família BarcelonaImagem: Thiago Martinho

Sagrada Família BarcelonaImagem: Thiago Martinho

Sagrada Família BarcelonaImagem: Thiago Martinho

Sagrada Família BarcelonaImagem: Thiago Martinho

A planta da Sagrada Família Barcelona tem a forma de uma cuz latina, com cinco naves centrais e três naves secundárias gigantescas. Ela abre para sete capelas e duas escadas espirais que levam ao coro. Quando pronta, a Sagrada Família Barcelona contará com 36 colunas entre 11m e 22m de altura. A nave central, 45m de altura e a parte mais alta da igreja terá 60 metros de altura. Ao total, há espaço para 14.000 pessoas na Sagrada Família Barcelona.

O exterior da Sagrada Família Barcelona

Do lado de fora, é possível passar horas observando os detalhes e ainda assim, vai faltar tempo. Recomendo que você dê a volta na igreja por fora, para observar todas as referências religiosas e arquitetônicas no exterior do edifício.

São três fachadas exteriores, a fachada da natividade, a fachada da paixão e a fachada da Glória. A primeira simboliza o nascimento de Jesus Cristo. É a única fachada que foi praticamente finalizada antes da morte de Gaudí. É a fachada mais decorada e ornamentada, com vários símbolos e representações religiosas.

Sagrada Família BarcelonaImagem: Thiago Martinho

A segunda, dedicada à Paixão de Cristo, revela os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. Trata-se de uma fachada escura, com muita sombra e pouca decoração, que remonta à crueldade do sacrifício, segundo o arquiteto.

Sagrada Família BarcelonaImagem: Thiago Martinho

A terceira é a fachada da Glória, a maior e mais importante das três fachadas da Sagrada Família Barcelona. Representa a ascensão de Cristo. Há imagens que simbolizam a Morte,  Julgamento Final e Ascensão, assim como o Inferno. É a fachada mais moderna, cujos trabalhos começaram em 2002.

Sagrada Família BarcelonaImagem: Thiago Martinho

Informações sobre a Sagrada Família Barcelona

Fure a fila: Compre aqui o ingresso antecipado para ver a Sagrada Família Barcelona.

Endereço

Basílica Sagrada Família Barcelona
Carrer de Mallorca, 401
Barcelona

Metrô: L2 ou L5 até Sagrada Família
Ônibus: 19, 33, 34, 43, 44, 50, 51, B20 ou B24

Preços

Adultos: €19,50
Comprar ingresso antecipadamente aqui.
Menores de 4-14 anos:€12
Ganhe descontos com o Berlim Welcome Card.

Funcionamento

De março a outubro: diariamente das 9h à meia-noite
De novembro a fevereiro: diariamente das 10h à meia-noite
Última subida às 23h30

O restaurante no topo da torre fica aberto até as 23h e a cozinha fecha às 22h30.

Sagrada Família Barcelona

Todas as imagens deste artigo são de propriedade de Thiago Martinho, que é fotógrafo brasileiro em Barcelona. Para fazer um book fotográfico em Barcelona, entre em contato com ele diretamente através da sua página no Facebook.

Onde fica a Sagrada Família Barcelona no mapa?

Sagrada Família Barcelona

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem destacada: @JackF Adobe Stock