Suíça no verão é pura perfeição! O país fica completamente diferente durante o verão, que apresenta temperaturas bem agradáveis, céu azul, lagos cristalinos e pastagens verdinhas! Fora isso, as montanhas com seus picos nevados aparecem esplendorosas para várias atividades ao ar livre! É a hora de fazer trilhas, nadar nos lagos azul turquesa, conhecer a história e arquitetura típica das cidades, andar de trens panorâmicos, enfim, fazer a viagem dos sonhos!

Eu amo tanto a Suíça no verão que escrevi um livro sobre o assunto, um guia que foi publicado em 2017 com todas as dicas para um roteiro perfeito de verão na Suíça. O livro leva o nome de “Calor Nos Alpes, Guia da Suíça no Verão“, e está disponível para venda aqui no site, na nossa loja virtual.

Mas se você caiu aqui é porque quer as dicas básicas de uma rota da Suíça no verão, correto? Então vamos lá!

Roteiro perfeito da Suíça no Verão: principais cidades

Para uma viagem perfeita na Suíça no verão, é importante se planejar com certa antecedência. O verão na Suíça é alta temporada, ou seja, os preços podem estar mais altos durante a estação. Tente reservar hotéis com antecedência, sabendo que na Suíça a hotelaria é uma das indústrias mais tradicionais do país. Isto significa que, apesar de caros, os hotéis entregam mais do que a média em outros países. Para facilitar, pense que um hotel 3 estrelas na Suíça atende facilmente o padrão 4 estrelas em outros países, por isso o preço.

Dito isso, vamos ao que interessa! Por onde começar?

Suíça no verãoImagem: Bruna Zanella – Livro Calor Nos Alpes, Guia da Suíça no Verão

1. Zurique

Comece a sua rota da Suíça no verão em Zurique, a maior cidade do país. Zurique é uma cidade com pouco mais de 300mil habitantes, mas tem infra estrutura de cidade grande. O aeroporto de Zurique é um dos melhores da Europa e se você chegar por lá, vai poder resolver boa parte das pendências já no aeroporto. Por exemplo, você poderá trocar Euros por Francos Suíços já na Western Union do aeroporto (que tem uma boa cotação, pode ficar tranquilo) e comprar os passes para usar os trens na Suíça ali mesmo. Para saber mais sobre os passes de trens na Suíça, veja nosso post completo sobre o Swiss Travel Pass. Aliás, dá pra comprar este passe pela internet também, entra lá no post que tem tudo explicadinho!

Em Zurique, visite as principais atrações da cidade e delicie-se com uma atmosfera praticamente mediterrânea ao lado do Lago de Zurique e do rio Limmat.

Suíça no Verão

Suíça no Verão

No livro Calor Nos Alpes tem mais dicas detalhadas sobre o que fazer e visitar em Zurique, e também dicas de hotéis e restaurantes na cidade.

2. Lucerna

Lucerna não pode faltar na sua viagem da Suíça no verão. É uma cidade dos sonhos, completamente romântica, pitoresca e com suas fachadas e pontes decoradas com flores durante o verão. É simplesmente a cidade perfeita. Dali pode ser a base para algumas das montanhas mais famosas da Suíça, entre elas a Rigi, a Pilatus ou a Titlis, minha preferida. Lucerna no verão é uma cidade super agradável, podendo ter dias com temperaturas perto dos 30 graus! Para os Suíços, 30 graus é calor do saara! Você pode aproveitar para caminhar no centro histórico, fazer passeio de barco pelo Lago ou simplesmente apreciar o esplendor na natureza em Lucerna. Claro que tem mais dicas de Lucerna no meu livro, mas você pode escrever as suas dúvidas aqui nos comentários que eu respondo também!

Lucerna

Lucerna

3. Interlaken

Interlaken é a cidade alpina por definição. Ela fica entre dois lagos, e por isso recebe o nome de Interlaken. Seu roteiro da Suíça no verão não pode deixar a cidade de fora! Sério! Esta é a cidade onde a aventura acontece, e você pode saltar de parapente (sabia que nossos leitores têm um desconto com a Paragliding Interlaken? Clica aqui para saber mais!), fazer trilha nas montanhas, conhecer a geleira Jungfrau, fazer turismo pelos picos mais imponentes, nadar nos Lagos, enfim, o céu é o limite em Interlaken. Esta cidade é a base para passeios na Schilthorn, a montanha do 007 e a famosíssima Jungfrau, também conhecida como Top of Europe. E para saber mais sobre esta Interlaken, o livro Calor Nos Alpes tem as dicas de bate-volta saindo de Interlaken, dicas de hotéis e restaurantes na cidade também.

Verão na Suíça

Verão na Suíça

4. Montreux

Saindo da parte alemã da Suíça e entrando na parte francesa, Montreux é a grande queridinha do Lac Léman! A cidade merece a visita durante a sua viagem porque ela é praticamente a grande riviera do país. O clima em Montreux no verão é quase um verão tropical, a cidade se enche de vida! É a hora de fazer caiaque no lago, stand up ou simplesmente tomar sol! Ou tomar um Hugo – a bebida nacional do verão suíço – na beira do Lago! Se der a sorte de ir a Montreux no final de junho, começo de julho, vai pegar bem o Festival de Jazz de Montreux, que enche a cidade com uma energia única! Aqui neste post eu conto mais dicas sobre Montreux e falo como foi a nossa experiência durante a viagem de verão na Suíça.

Suíça no Verão

Suíça no verão

5. Zermatt

Zermatt é para quem quer passar um friozinho – de leve – nos Alpes Suíços durante o verão. Por estar cravada na montanha Matterhorn, Zermatt é uma das cidades mais interessantes para visitar durante a estação! Seja por causa da montanha do toblerone, ou pela famosa trilha dos 5 lagos, rota que está no meu livro Calor Nos Alpes e que honestamente, é imperdível! Também acho que Zermatt é quase que a síntese da Suíça! Vaquinhas, montanhas imponentes, geleira, arquitetura típica, chocolates e fondue de queijo! Em Zermatt está liberado comer fondue no verão! (Explico: é que os suíços só comem fondue no inverno!!)

Zermatt

6. Lugano

Lugano é uma Suíça que mais parece Itália! Como a cidade faz parte da suíça italiana, não é pra menos! A cidade tem arquitetura, comida, cultura e vida local muito parecida com as cidades na Itália. Ou seja, tudo é mais tranquilo em Lugano! A cidade é uma graça, e é a base para conhecer a linda cidade de Locarno e o Valle Verzasca, que no verão é maravilhoso! Também de lá saem os passeios até o Monte Bré, uma graça! Recomendo o passeio de barco pelo Lago de Lugano ou o pedalinho! Você pode alugar o pedalinho com escorregador e mergulhar no lago enquanto pedala! É simplesmente maravilhoso! E como o Lago de Lugano é mais quentinho que os outros lagos suíços, você vai se sentir numa piscina! Eu amei a minha experiência e super recomendo pra todo mundo que vai pra lá.

Suíça no verão
Lugano

7. St. Moritz

St. Moritz é a cidade mais conhecida do inverno, por suas temperaturas quase sempre abaixo de zero! No verão, porém, as temperaturas podem chegar a calorosos 25 graus – o que sério, para eles é um calor do cão! Portanto, leve agasalhos suaves para quando cair a noite, um moletom é suficiente durante o verão na Suíça. De lá saem os passeios até as montanhas mais interessantes da região, como a Muottas Muragl e o trem panorâmico Bernina Express! Aliás, toda essa rota vale a pena fazer de trem, entre eles, pegar o trem Bernina Express e o Glacier, dois dos trens mais legais para fazer na Suíça no verão!

Lago St. Moritz

Suíça no verão

Roteiro perfeito da Suíça no Verão

Para fazer esta rota no verão, a melhor forma de transporte é o trem. Se tem um país que é preferível viajar de trem do que de carro, esse país é a Suíça! Com uma infraestrutura invejável, passes de trens que dão direito a usar e abusar das ferrovias, linhas ônibus, barcos e trens panorâmicos, a Suíça de trem é um show! Se você olhar no livro Calor Nos Alpes, lá eu passo todas as dicas da rota engatilhada de trem, e também como você se locomove de um lugar para outro. As dicas de rotas panorâmicas e linhas de trem mais bonitas também estão detalhadas no guia! E finalmente, lá estão todas as dicas de bares, restaurantes e hotéis em cada cidade!

Espero que este resumo tenha ajudado a esclarecer algumas coisas e se tiver mais dúvidas, só entrar em contato, belê?

Boa viagem e bom verão na Suíça!

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.