Viajar pela Itália é sempre uma ótima idéia para quem está precisando de umas merecidas férias para desconectar-se de tudo! Uma viagem pela Itália te permite sonhar com o impossível, a começar pelos cenários pitorescos e incrivelmente belos que nem parecem ser de verdade. Viajar pela Itália vai te proporcionar uma verdadeira reflexão sobre toda a correria e stress em que vivemos hoje em dia, vai despertar em você o gosto pela arte, pela arquitetura, pela comida, pela dolce vita em que vivem os italianos. Se está na hora de mimar você, talvez esteja na hora de viajar para a Itália! Um roteiro para descansar e desfrutar da vida na Itália não pode ser um roteiro cheio pontos turísticos! A idéia é viver a Itália sem pressa e sem filas, portanto, não espere ter dicas sobre a Capela Sistina ou como andar de gôndola em Veneza, porque este é um outro tipo de turismo, combinado? Aí vai, espero que goste!

Roteiro Sonhos Itália

1. Chegada em Roma

Chegue em Roma, que é por onde chegam a maioria dos vôos internacionais. Fique um dia na cidade para se recuperar do vôo longo e entrar no fuso horário italiano, comprar as passagens internas e começar a sua desconexão com o mundo real!

Roma

Se você nunca esteve em Roma, deixe para ir ao Coliseo ou para o Vaticano e Capela Sistina no fim da sua viagem, já que a sua volta provavelmente será por lá. No primeiro dia em Roma você deve ir do aeroporto até o seu hotel (e é melhor que você fique perto da estação Termini, por onde saem os trens para o resto da Itália) e depois, descansar. Aproveite o dia para se familiarizar com a vida italiana, saia para tomar um gelato do seu sabor preferido em qualquer gelateria da cidade, caminhe pelas ruas e vá entrando no clima!

Roma

Onde dormir em Roma?

Sugiro o hotel Bettoja Hotel Massimo d’Azeglio porque ele fica bem pertinho da estação Termini e tem um bom custo X benefício, ou seja, bom preço e infra estrutura boa. Não tô falando de um hotel 5 estrelas, mas sim, um lugar limpo, confortável e principalmente, econômico para dormir! Se optar por outro hotel, busque no site do Booking.com um lugar perto da estação Termini, já que depois de Roma você deve seguir de trem para outros destinos!

2. Siena

De Roma, pegue um trem até Siena, que fica bem no meio da Toscana! Siena é uma cidade medieval emuralhada, super romântica, histórica e maravilhosamente conservada, você vai se sentir num conto de fadas.

Caminhar pelas ruas de pedra e chegar até a Piazza del Campo sem dúvida vai fazer você se desconectar do mundo real e descansar de verdade!

Siena roteiro

Dica: separe uma hora para caminhar sem um mapa, a idéia é se perder simplesmente explorando as ruas, olhando os edifícios e observando as barracas de frutas, restaurantes, lojas, enfim, a vida como ela é nesta cidade. Tem um tour em Siena bem legal, feito a pé com um guia que vai explicando sobre as atrações e histórias, informações neste link aqui.

Para comer, evite as zonas mega turísticas e prefira restaurantes como o Zest Ristorante & Winebar , que oferece comida típica deliciosa com um apelo menos comercial.

Siena

Onde dormir em Siena?

Sugiro o hotel NH Excelsior por ser um excelente hotel 4 estrelas e apresentar um preço muito bom, comparado com outros hotéis da mesma categoria. Os preços são melhores porque o hotel está localizado do lado de fora do muro, mas ainda assim é muito próximo à maioria dos lugares principais da cidade. Pegue um táxi da estação de trem até o hotel, já que a estação não fica muito próxima das atrações de Siena e é difícil caminhar com malas por lá.

3. Toscana

Em Siena, depois de conhecer a cidade por pelo menos 1 dia, alugue um carro por 2 a 3 dias para explorar a região da Toscana.

Roteiro Sonhos Itália

De carro é mais fácil porque não há muita infra-estrutura para trens na Toscana e os horários são bastante limitados, um carro te dá uma liberdade maior para explorar a região sem pressa.

Toscana

Você poderá visitar vinhedos e povoados bem no meio da Toscana, provar comida verdadeiramente italiana, provar alguns dos melhores vinhos da Itália, isso sem pagar aquele preço exagerado dos lugares mais turísticos. Recomendo que você viaje entre 2 e 3 dias na Toscana, e visite as cidades de San Gimignano (para ela, reserve 1 dia inteiro), Montalcino e Montepulciano e o vinhedo do Castelo Banfi, produtor de um dos melhores vinhos Chianti que eu já provei!

Sua base pode ser em Siena e você continua dormindo no Hotel NH nestes dias. Siena fica bem centralizada e de lá fazer os bate e volta para cada passeio desejado. Aqui no link do Rent Cars você pode fazer a simulação de preços das melhores locadoras e ver a oferta mais conveniente para você.

Toscana

Se você for a Montalcino (a cidade em que se produz o famosíssimo vinho Brunello di Montalcino), por favor, faça uma pausa num dos restaurantes mais simples e mais deliciosos que eu já comi na minha vida, sem exageros!

O Caffe Sant´Angelo é um restaurante modesto, familiar, quem cozinha são os próprios donos, receitas que estão na família há várias gerações. O menú é eleito a cada dia, de acordo com os alimentos frescos e disponíveis, o vino della casa é um vinho de pequena produção, digno de receber os melhores prêmios da Itália, e foi lá que eu comi o melhor cheesecake que já provei na vida! É que eu já tava cansada de tiramisú e resolvi arriscar uma sobremesa pouco italiana, e ainda assim, supresa total!!!

4. Ligúria

Devolva o carro em Siena e pegue um trem direto para uma cidade chamada La Spezia, na costa da Ligúria. La Spezia é a cidade mais próxima das famosas Cinque Terre, patrimônio natural e cultural da Unesco.

Em Cinque Terre você não poderá usar carro, na verdade até pode, mas há muita restrição, por isso recomendo que o trem e os barcos sejam seu único meio de transporte pela região. Em La Spezia faça a sua base, recomendo que você tire um dia para conhecer La Spezia e outros dois para passaear nas Cinque Terre, sempre indo e voltando de La Spezia. Isso porque se hospedar em Cinque Terre normalmente é mais caro e mais limitado que dormir em La Spezia.

Cinque Terre

A costa da Ligúria é onde estão aquelas paisagens pitorescas de casas amontoadas, onde há muito verde e um colorido fantástico nas  paredes, janelas e flores pelas sacadas, tudo isso emoldurado pelo mar mediterrâneo.  Em Cinque Terre você tem cinco pequenos paraísos para saborear uma Itália exuberante, como se estivesse em um filme de arte europeu. As casas se amontoam hora nos penhascos, hora na beira no mar para formar o conjunto de 5 vilas mais famoso da região. Para conhecer mais detalhes de Cinque Terre, clique aqui.

Gênova

Onde dormir na Ligúria?

Recomendo o hotel NH La Spezia, pelos mesmos motivos de Siena. É um excelente 4 estrelas com ótimo custo X benefício para a categoria. Chegando lá, negocie um quarto de frente para o mar, a vista é fantástica!!! Dica: se estiver com tempo, recomendo que você um dia vá conhecer Gênova, que é a capital da Ligúria. Gênova já foi uma cidade importante em função do porto, mas hoje em dia a cidade é um lugar para aposentados e pessoas que buscam tranquilidade e paz. Para saber mais detalhes sobre Gênova, clique aqui.

5. Bolonha

Da costa italiana, você vai para a cidade com a melhor comida de toda a Itália, a Bolonha! Aproveite para degustar pratos e mais pratos de culinária italiana, verdadeiras delícias gastronômicas originais. Bolonha é a terra da lasanha, do ragú, do tagliatelle.

Roteiro Sonhos Itália

O Parmiggiano Reggiano também tem suas origens na região, recomendo que voê deguste algumas lascas do queijo por lá. Aprecie ainda a arquitetura vermelha de Bolonha, perca-se entre as ruas tortas e sem sinalização cidade. Entre nas igrejas, suba as torres altíssimas, aprecie a vista, as flores, a beleza de uma das cidades mais antigas do mundo. Sem pressa, porque este lugar é para ser vivido e merece sua atenção nos mínimos detalhes. Tem um post completo sobre Bolonha aqui no blog, é só clicar aqui.

Bolonha

Onde dormir em Bolonha?

Recomendo o hotel Hotel Cavour por estar muito bem localizado, no centro histórico de Bolonha, a poucos minutos a pé das principais atrações da cidade e da estação de trens. É um hotel com boa infra estrutura e ótima pontuação no booking!

6. Roma

Hora de voltar para Roma, pegue um trem Freccia Rossa de Bolonha até Roma. O Freccia Rossa é mais caro, mas é o trem de alta velocidade na Itália, é o melhor meio de transporte entre Bolonha e Roma.

Roteiro Sonhos Itália

Depois de toda essa viagem para desconectar-se do mundo e provar a Itália de verdade, é a hora de conhecer as atrações turísticas mais populares da capital italiana, caso você ainda não conheça, ou mesmo voltar a elas se você quiser encarar a muvuca.

Roma

Em Roma há muitas atrações populares, como o Coliseo, a Fontana di Trevi, o Vaticano, os museus, e tanto mais. Mas se você curtiu a sua viagem de cinema pela maravilhosa Itália, recomendo que você não se prenda aos guias turísticos de Roma e busque na cidade aquilo que mais te fez aproveitar cada minuto de sua viagem: observe as ruas, as pessoas, as maravilhas escondidas, os aromas, visite mercados, alugue uma bike, enfim, a sua criatividade e curiosidade são os limites!

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Últimas informações sobre a rota dos sonhos na Itália

Você pode fazer esta rota em 15 ou 20 dias. Se tiver menos tempo considere ir cortando algumas partes, mas não aconselho que você acrescente mais destinos na sua rota italiana, primeiro pelo cansaço e segundo pelo orçamento. Para planejar uma viagem que fique dentro do seu orçamento, o mais importante é ter em conta que cada trecho extra significa mais custos. Veja mais dicas sobre o planejamento de viagens aqui.

Links úteis para viajar pela Itália

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Itália. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Antes de mais nada, veja alguns roteiros interessantes escritos para quem vai pra Itália:

Além destes roteiros, aqui vai uma lista com dicas de algumas cidades:

Claro que tem muito mais posts, então para ler todos os posts sobre a Itália, é só clicar aqui neste link.

Se você vai viajar de carro pela Itália, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Lembre-se de que o trânsito na Itália é meio nervoso e talvez seja prudente olhar com antecedência as tarifas das locadoras e comparar seguros, preços e condições. Sugiro sempre comparar pelo site da Rental Cars que já coloca todas as locadoras de uma vez juntas.

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.

Procurar um hotel na Itália pode ser meio complicado, aqui vai uma lista com as melhores opções de hotéis para ficar em algumas cidades italianas:

Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português, como por exemplo, este tour completo do Vaticano.

Finalmente, quem estiver viajando pela Itália, não pode perder a oportunidade de comer um “Aperitivo“, que é tipo a nossa "happy hour" mas com comida grátis inclusa - ou quase grátis. E claro, ninguém pode deixar de provar a pizza na Itália, né?