Precisando de uma rota de 8 dias na Suíça? Eu sei, eu sei, são muitos lugares lindos e a gente tem vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, mas nem sempre é possível! Pensando em ajudar aqueles que buscam uma rota perfeita de 8 dias na Suíça, aqui vai o post com uma sugestão de rota passando por lugares maravilhosos! Espero que gostem, e pra variar, espero seus comentários lá no fim do post! 😀

Roteiro de 8 dias na Suíça

Bom, eu montei este roteiro com base na minha experiência depois de quase 3 anos vivendo na Suíça. Para esta rota, eu incluí os trens panorâmicos mais bonitos do país e algumas montanhas famosas, além de paisagens de cinema. É uma rota linda, passando pela Suíça Alemã, Suíça Italiana e o cantão de Graubünden, um dos mais tradicionais do país. Para fazer este roteiro de 8 dias na Suíça, o ideal seria adquirir o Swiss Travel Pass de 8 dias (tanto faz se primeira ou segunda classe), bilhete que dá direito a usar quase 100% das ferrovias e transportes públicos do país.  Assim você consegue se deslocar sem stress pela Suíça durante todo o roteiro!

Trem Panorâmico Suíça

Dia 1: Zurique

Comece a sua viagem de 8 dias na Suíça por Zurique, a cidade mais cosmopolita da Suíça, a grande megalópole do país. Calma, calma não se assuste, Zurique possui 380mil habitantes e, mesmo sendo a maior cidade da Suíça, ela é bem pequena para os nossos padrões de megalópole. Faça o “check in” no hotel e siga para conhecer as principais ruas e pontos turísticos do Centro Histórico de Zurique. É tudo muito charmoso e lindo em qualquer época do ano! Clique aqui para ler o nosso Guia de Zurique.

Zurique
Zurique
Zurique

Onde ficar em Zurique?

Hotel em Zurique é muito caro. Na verdade tudo é caro em Zurique mas hotel será provavelmente o seu maior investimento na cidade. O ideal é ficar perto do Centro Histórico e da estação principal de Zurique, assim você não precisa de táxi (e economiza os francos!). Aqui vão algumas dicas de hotéis com bom custo X benefício em Zurique, lembre-se de que quanto antes fizer a reserva, melhores serão os preços.

Hotel Seidenhof

Hotel 3 estrelas no centro histórico de Zurique, bem localizado e com ótima relação de custo X benefício. Reservar.

Sorell Hotel Rutli

Hotel 3 estrelas próximo ao rio Limmat e estação central de Zurique. Reservar.

Leoneck Swiss Hotel

Hotel 3 estrelas próximo à universidade e zona central, ótima relação custo X benefício. Reservar.

Basilea Swiss Hotel

Hotel 3 estrelas próximo à zona central, bastante procurado por brasileiros. Reservar.

Booking.com

Dias 2 e 3: Zermatt

No dia seguinte, siga de trem para Zermat e fique de olho nas baldeações saindo de Zurique. Você terá que fazer uma baldeação em Visp, e, para isso, há trens diretos de Zurique até Visp e outros trens que param em Berna antes de seguir até Visp. Verifique as conexões de trem com antecedência. Em Visp, troque de trem para chegar em Zermatt. O trecho entre Visp e Zermatt é panorâmico, e todo o trajeto é liberado para portadores do Swiss Travel Pass, que não precisam de reserva antecipada, basta entrar no trem e aproveitar a paisagem!

Chegando em Zermatt, faça o “check in” no hotel e visite o centrinho da cidade, que é bem pequeno. Aproveite para almoçar em um dos restaurantes da rua principal, todos eles são muito bons.

Na parte da tarde, você pode ficar pela cidade ou então, subir para Gornergrat, a montanha com a vista mais bonita da famosa montanha Matterhorn. Para subir em Gornergrat é necessário comprar um bilhete extra, mesmo portando o Swiss Travel Pass (que oferece desconto). Depois da montanha, volte para relaxar no seu hotel!

Zermatt
Zermatt

No dia seguinte, conheça uma das montanhas de Zermatt: Matterhorn ou Sunnegga, ambas lindíssimas e com desconto para portadores do Swiss Travel Pass. Matterhorn é a montanha mais cara, porém é a mais famosa, com neve o ano inteiro por causa da geleira. Sunnegga se recomenda entre maio e outubro, para fazer a trilha dos 5 lagos, que é um espetáculo da natureza. Passe mais uma noite em Zermatt antes de seguir para o próximo destino da sua viagem de 8 dias na Suíça.

Clique aqui para ler o nosso guia sobre Zermatt.

Onde ficar em Zermatt?

O melhor lugar para ficar em Zermatt é próximo à estação de trens da cidade. Como Zermatt é uma cidade pequena, o acesso é fácil para a maior parte dos hotéis. Se você estiver com muitas malas, a solução pode ser pedir um dos táxis elétricos que circulam a cidade. São os únicos veículos permitidos em Zermatt, que é uma cidade car-free.

Best Western Alpen Resort

Hotel 4 estrelas em Zermatt, hotel com ótima relação de custo X benefício. Reserve.

Elite Hotel

Charmoso hotel 3 estrelas próximo ao centro, com ótima localização e preço acessível. Reservar.

Hotel Excelsior

Hotel 3 estrelas charmoso, próximo às zonas principais, com vista para as montanhas. Reservar.

Annex Antika

Pousada bem centralizada, de gestão familiar e com ótimo café da manhã. Reservar.

florenca

Dia 4: Trem Panorâmico Glacier Express até St. Moritz

Chegou na metade da sua viagem de 8 dias na Suíça! Deixe o dia 4 para ir até St. Moritz, usando o trem panorâmico Glacier Express, um dos trens panorâmicos mais lindos e mais famosos da Suíça. Este trem exige a reserva antecipada de assentos, faça o quanto antes.

O Glacier Express é um trem absolutamente fantástico, passando do sul da Suíça até a região de Graubünden! A rota é tão perfeita que o trecho entre Chur e St. Moritz entrou para a lista de patrimônios da Unesco por sua excelente infraestrutura combinada com a natureza majestosa.

A chegada em St. Moritz está prevista para o meio da tarde. Portanto, almoce dentro do trem (a experiência é incrível!) quando passar o serviço de bordo. Chegando na cidade, faça o “check in” no hotel e conheça a região do Lago de St. Moritz, uma das grandes atrações na cidade, que no inverno fica completamente congelado!

Glacier
St. Moritz
St. Moritz

Onde ficar em St. Moritz?

A maior parte das lojas, hotéis e pontos de interesse de St. Moritz encontram-se em St. Moritz Dorf, ou ao longo de St. Moritz Bad, à beira do rio Inn. O ideal é ficar nesta região, assim você evita grandes deslocamentos.

Unique Hotel Eden Superior

Hotel de 3 estrelas com excelentes serviços e fantástico café da manhã. Reserve.

Hotel Nolda

Hotel 3 estrelas próximo ao rio Inn com exclente custo X benefício, com boas conexões de transporte. Reservar.

Dia 5: Trem panorâmico Bernina Express até Lugano

No dia 5, pegue o também famosíssimo trem panorâmico Bernina Express até Tirano e aprecie a paisagem entre o cantão de Graubünden e a Itália. Este trem exige reserva antecipada de assentos.

Em Tirano, almoce uma típica massa italiana em algum dos restaurantes da cidade antes de seguir de ônibus Bernina até a cidade de Lugano, no cantão de Ticino, o cantão italiano da Suíça. Este ônibus só funciona na alta estação, entre abril e outubro. Nos demais meses do ano, verifique as demais conexões de trem até Lugano.

Em Lugano, aproveite para conhecer o Lago de Lugano e o centro histórico da cidade, muito charmoso e romântico em qualquer época do ano. Passe a noite em Lugano.

Bernina Express
Bernina Express

Onde ficar em Lugano?

O melhor é ficar num hotel próximo ao Lago de Lugano, assim você garante uma vista excelente e fácil acesso para todas as atrações turísticas da cidade!

Albergo Stella

Hotel 3 estrelas próximo à estação principal e ao Lago de Lugano, excelente custo X benefício. Reservar.

Acquarello Swiss Quality Hotel

Hotel 3 estrelas bem localizado com bom custo X benefício. Reservar.

Hotel Nassa Garni

Hotel 3 estrelas de frente para o Lago de Lugano, excelente localização. Reservar.

Walter au Lac

Excelente hotel 3 estrelas, bem localizado com ótimo custo X benefício, vista para o Lago de Lugano. Reservar.

Dia 6: Lugano de dia e Lucerna de noite

Conheça a cidade de Lugano pela manhã, e aprecie a excelente culinária local, de influência italiana, além das belas paisagens, arquitetura e modo de viver dos ticineses. Sim, é uma Itália com um quê de organização suíça, ou seja, tudo perfeito! Aqui tem um post completinho sobre Lugano.

Lugano
Lugano
Lugano
Lugano

No fim do dia, siga de trem até Lucerna em qualquer um dos trens disponíveis. Os trajetos convencionais de trens entre Lugano e Lucerna não demandam reserva antecipada de assentos.

Quando chegar em Lucerna, aproveite o anoitecer na cidade e conheça a região do Lago de Lucerna e suas famosas fachadas decoradas, aproveite para fazer muitas fotos porque essa cidade merece! Clique aqui para ler o nosso guia de Lucerna.

Lucerna
Lucerna
Lucerna
Lucerna
O melhor lugar para sua viagem de trem

Dia 7: Monte Titlis

Deixe o penúltimo dia da sua viagem de 8 dias na Suíça para conhecer o Monte Titlis! Titlis é a montanha mais alta da região, com neve o ano inteiro. É um dos destinos turísticos mais cobiçados da Suíça e possui uma infraestrutura muito interessante, entre elas um bondinho giratório que permite ter a vista panorâmica dos Alpes durante a subida. Para chegar em Titlis é necessário pegar um trem de Lucerna até a cidade de Engelberg e de lá, subir vários bondinhos até o topo da montanha. Este passeio não está incluído no Swiss Travel Pass porém, portadores do passe terão 50% de desconto para subir esta montanha! Aqui neste link tem dicas sobre como chegar no Monte Titlis.

No fim do passeio, volte para Lucerna para a sua última noite na cidade!

Titlis
Titlis
Titlis
Titlis

Onde ficar em Lucerna?

O ideal é um hotel próximo ao Lago de Lucerna e centro histórico, privilegiando a vista e o romantismo na cidade de uma só vez! 😀

Hotel Des Alpes

Hotel três estrelas bem localizado, de frente ao rio e com vista também para o centro histórico. Reservar.

Boutique Hotel Weisses Kreuz

Hotel botique no centro histórico, charmoso e com fácil acesso a pé saindo da estação de Lucerna. Reservar.

Hotel Renaissance

Hotel da rede Renaissance 4 estrelas, com ótima localização no centro de Lucerna. Reservar.

Hotel Waldstätterhof

Hotel 3 estrelas próximo a estação principal de Lucerna, com ótima relação de custo X benefício. Reservar.

Dia 8: Rigi pela manhã e volta a Zurique

Este será seu último dia da viagem de 8 dias na Suíça, e o último dia de validade do seu Swiss Travel Pass. Se você tiver tempo antes do seu vôo de volta, passe a manhã em Rigi, montanha 100% incluída no Swiss Travel Pass. É uma montanha menor que todas as montanhas anteriores, porém, um dos passeios mais charmosos da Suíça. Saia cedo de Lucerna para conseguir visitar a montanha antes do almoço. O tempo deste passeio é de aproximadamente 4 horas.

Em seguida, volte a Lucerna e prepare as suas malas para voltar a Zurique e finalizar a sua rota completa de 8 dias na Suíça. Há trens diretos entre a estação de Lucerna e o aeroporto de Zurique, se esta for a sua rota.

Com este roteiro de 8 dias na Suíça, você terá conhecido muitas paisagens espetaculares e os trens panorâmicos mais famosos , além de ter aproveitado algumas montanhas maravilhosas como a Matterhorn, Sunnegga ou Titlis! 😀

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.