Oi! Hoje minha rota será no país das vaquinhas e dos chocolates, o país da neve e dos lagos, o país do fondue e da salsicha, mais conhecida como a terra dos clichês europeus, a Suíça! Além de ver tudo isso que eu falei, sua viagem para a Suíça vai se revelar uma trip de paisagens espetaculares e fotos de revista. Vamos lá!

A Suíça

A Suíça é este paisinho pequenucho de quase 8 milhões de pessoas e 4 idiomas oficiais! Na prática existe a Suíça Francesa – que é a região que faz fronteira com a França e, obviamente, se fala francês – a Suíça Alemã e a Suíça Italiana (ambas com a mesma lógica da parte francesa). Esta é a maneira mais fácil de entender as regiões suíças. Geograficamente, a Suíça se divide nas regiões do Jura (montanhas sub-alpinas), do Planalto Central (Plateau) e dos Alpes.

Imagen

Foto do site myswitzerland.com

Uma viagem redondinha para a Suíça deveria ser composta por pelo menos uma cidade de cada região geográfica, assim você vê montanha, vê lagos e vales e vê campos verdinhos.

A rota de hoje será entre 3 cidades, Basel, que fica lá em cima, à esquerda, Lucerna, que fica bem no meio do mapa e Zermatt, ao sul.  Cada cidade está em uma parte diferente: No Jura está Basel, Lucerna está no Plateau e Zermatt, nos Alpes. Em breve publico outros roteiros bem legais na Suíça incluindo outras cidades. Lugares como Interlaken, Montreux, Zurique, Lausanne e Genebra também estão entre as cidades mais pop e claro, não pode faltar aqui no blog!

Imagen

Esta é uma rota perfeitinha de 5 dias na Suíça, passando por Basel, Lucerna e Zermatt. Nesta rota tem montanha (Zermatt), tem lago (Lucerna) e tem vale (Basel). E fora que você vai literalmente cortar a Suíça de norte a sul, ideal para quem viaja de trem, chegando pela Alemanha ou pela Itália. Também rola fazer esta viagem de carro, mas na Suíça eu recomendo que o trem seja a sua opção, porque a paisagem em si já é uma viagem completa e não tem aquele perrengue de onde estacionar (e pagar estacionamento), de ter que se entender com placas e sinalização diferentes, de ter que brigar com o GPS, essas coisas.

BASEL

Basel é a cidade da Suíça que faz fronteira com a França e a Alemanha ao mesmo tempo. É lá que acontecem grandes exposições de arte, concertos, onde estão boa parte das referências arquitetônicas e históricas, além de raclette e salsichas e cultura franco-alemã. Sugiro começar a rota por ali, fique 2 dias para conhecer o centro e parte moderna. No terceiro dia, cedinho, vá a Lucerna.

Minha lista de hotéis em Basel
Baratinho: Ibis Budget
Bacana: Wettstein
Top: Spalentor

Imagen

LUCERNA

Lucerna é a queridinha suíça pelo lago de Lucerna e a vista fantástica dos Alpes ao fundo, onde vale muito a pena fazer um passeio de barco pelo lago e claro, caminhada no centro histórico e pela ponte coberta (dá uma olhada no meu post completo sobre Lucerna). Para visitar Lucerna, 1 dia é suficiente, passe uma noite na beira do lagoe no outro dia vá a Zermatt.

Minha lista de hotéis em Lucerna
Baratinho: B&B Bettstatt
Bacana: Hotel Des Alpes
Top: National Luzern

Imagen

ZERMATT

Zermatt é a vila alpina mais famosa pela montanha Matterhorn, o grande cartão postal da Suíça. Chegue pela manhã mas não suba a montanha ainda. Para subir a montanha precisa madrugar! Passe a tarde no vilarejo e de noite saboreie um fondue no pé da montanha. No dia seguinte suba a Matterhorn, bem cedinho! Você vai se surpreender com a vista, com o frio, com a neve e os esquiadores fanáticos procurando um lugar na neve – leve roupas especiais para suportar o frio, ok? Mesmo que você não esquie, a montanha é ótima para passear e tem muitas coisas para fazer em cada parada dos teleféricos. Conselho: suba direto a montanha até a parte mais alta e vá descendo aos poucos, fazendo as paradas de cada estação. Veja meu post completo sobre Zermatt.

Minha lista de hotéis em Zermatt
Baratinho: Weisshorn
Bacana: Couronne
Top: National Zermatt

Imagen

Últimas informações

Se você puder escolher a melhor época para ir, vá na primavera (maio e junho, na minha opinião, são os melhores meses!). Mesmo assim, leve roupas para friozinho, porque as temperaturas estarão ao redor dos 15 graus, talvez até mais frio em Zermatt. Na Suíça você não precisa se preocupar com a água, a água da torneira é extremamente limpa e adequada para consumo. Nos restaurantes, se quiser economizar, peça “tap water” em vez de “water”, que é grátis. E viaje de trem! Aqui vai um link sobre as viagens de trem na Suíça e dicas sobre o Swiss Pass. Aproveite para saborear fondue de queijo (o de chocolate não existe…) e coma chocolates! Qualquer um, até os chocolates do supermercado são muito bons!

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.