Uma viagem de 10 dias na Itália é um sonho, né?! Passear pelas cidades históricas mais bonitas do país, desbravar os famosos vinhedos, conheçer a costa toda recortada com casinhas coloridas, nossa senhora, eu entro em êxtase só de pensar! Como eu AMO a Itália e morei no país por quase dois anos, resolvi fazer um roteiro perfeitinho de 10 dias na Itália para fazer de carro. Este roteiro é ideal para quem pensa em conhecer a Itália sem pressas, aproveitando bem a Dolce Vita Italiana! 😀 Bora então!

Dias 1 e 2: Roma

Comece por Roma, porque sim, a cidade merece! Reserve 2 dias para ficar perambulando na cidade, conhecer o Coliseu, fazer a foto na Fontana di Trevi, visitar o Vaticano, a Galeria Borghese, as inúmeras estátuas e monumentos e museus antigos e toda aquela vida que Roma tem. Não precisa de carro nestes dias, o transporte público e as suas pernas resolvem! Aproveite para degustar todas as possíveis fontes de pizza e de gelato, porque serão os melhores da sua vida!

Roma

Onde ficar em Roma?

Eu sei, eu sei, é difícil escolher um bom hotel em Roma, ou é aquela coisa velha e cara, ou é novo e caríssimo ou nada disso e caro. Preciso te alertar que o hotel será o seu maior gasto em Roma, não tem muito jeito… Mas aqui vão algumas sugestões de hotéis com bom custo X benefício para você considerar na sua viagem!

Hotel Del Corso

Hotel 3 estrelas bem localizado, com bons preços, café da manhã e excelente custo X benefício. Reservar.

Relais Cavour Inn

Hotel simples com localização próxima a estação Roma Termini, excelente custo X benefício. Reservar.

Hotel Des Artistes

Hotel 3 estrelas com quartos reformados, excelente localização e ótima relação de custo X benefício. Reservar.

Hotel Mozart

Hotel 4 estrelas próximo às principais atrações turísticas e com excelentes instalações. Reservar.

Booking.com

Dias 3 e 4: Úmbria

Depois de ter explorado bem a capital italiana, siga para a Úmbria, cuja capital é a cidade de Perúgia. Vizinha da famosíssima Toscana, a região da Úmbria é bem menos turística, o que para mim faz toda a diferença numa viagem única! Perúgia possui tesouros históricos, arquitetônicos e chocolates de enlouquecer! O chocolate perugiano é uma iguaria italiana, uma delícia. Aqui neste post tem dicas completas da Perúgia, para quem quer mais detalhes sobre a cidade e aqui tem dicas de Rota na Úmbria.  Faça 1 dia em Perúgia e outro dia um bate e volta para as cidades de Assis, Castiglione ou Spoleto.

Roma

Onde ficar em Perúgia?

O melhor lugar para ficar em Perúgia é no centro histórico da cidade. Assim você consegue estacionar o carro no seu hotel e explorar a cidade a pé. No centro estão localizadas a maioria das atrações turísticas da cidade.

Hotel Fortuna

Hotel 3 estrelas localizado no centro de Perúgia, com bons preços, café da manhã e excelente custo X benefício. Reservar.

Etruscan Choco Hotel

Hotel temático sobre o famoso Chocolate da Perúgia, um pouco afastado do centro porém de fácil acesso. Reservar.

Hotel La Rosetta

Charmoso hotel de 4 estrelas no centro histórico, antigo mas com boas intalações e excelente custo X benefício. Reservar.

Sangallo Palace

Hotel 4 estrelas no centro histórico, excelentes instalações e ótimo custo X benefício . Reservar.

Dia 5: Vinhos da Toscana

Saia da Perúgia e passe pelas cidades de Montepulciano e Montalcino. São as duas vilas produtoras de famosíssimos vinhos da Itália, um caminho lindíssimo composto por inúmeras fazendas produtoras de vinho. Próximo a Montalcino está o Castelo Banfi, uma das vinícolas produtoras de vinhos da Toscana, situada no alto de uma colina com uma paisagem maravilhosa! Degustar o vinho nesta adega não seria má idéia! 🙂 No fim do dia, siga para Siena, que será a sua base para os próximos dias na Toscana. Quem quiser saber mais sobre a Toscana, tem um post lindo aqui neste link!

Toscana

Dia 6: Siena

Deixe este dia para conhecer a pé a cidade de Siena. Estacione o carro no hotel e aproveite para caminhar pela região da Piazza del Campo, onde ocorrem apresentações culturais e se come divinamente bem! Entre os restaurantes locais de Siena, aconselho o La Taverna di San Giuseppe , com uma comida incrível. Importante: não é permitido entrar com o carro na parte emuralhada da cidade.

Siena

Dia 7: Florença

Neste dia, visite Florença num bate e volta de Siena. Conheça a Duomo (Catedral Santa Maria del Fiore) no começo do passeio. Passeie nas ruas ao redor, conheça as feiras, veja os artistas pintando aquarelas. Em seguida, vá até a Piazza della Signoria, com o Palazzo Vecchio e Galleria Degli Uffizi. Na praça tem uma cópia da escultura de Davi de Michelangelo e várias esculturas dos deuses gregos logo do lado. Pertinho da praça della Signoria, fica a Ponte Vecchia. É uma das pontes mais famosas do mundo!

florenca
Florença
Florença

Onde ficar na Toscana?

O ideal é fazer a base em Siena, que está no centro da Toscana e de lá você conhece bem a região. Aqui vão algumas sugestões de bons hotéis com ótimo custo X benefício na cidade.

Hotel Duomo

Hotel 3 estrelas com excelente localização, bem no centro histórico de Siena e ótimo café da manhã. Reservar.

Hotel Garden

Hotel 4 estrelas localizado a 15 minutos a pé de Siena, excelente custo X benefício e ótimas instalações. Reservar.

Hotel NH Siena

Hotel de 4 estrelas localizado nna entrada da muralha de Siena, com excelente custo X benefício. Reservar.

Albergo Chiusarelli

Charmoso hotel 3 estrelas localizado no centro de Siena próximo às principais atrações da cidade. Reservar.

Dia 8: Pisa e Cinque Terre

Saia de Siena cedinho e chegue em Pisa pela parte da manhã. Aproveite para fazer a foto com a torre inclinada e se despedir da região da Toscana em alto estilo! Em seguida, siga para a cidade de Monterosso al Mare, onde você estacionará o seu carro para conhecer as famosas Cinque Terre da Ligúria. Faça este passeio de barco ou de trem, passando por todas as cidades. Noite em Monterosso al Mare. Tem um post completo sobre Cinque Terre aqui neste link.

Toscana
Cinque Terre
Cinque Terre

Onde ficar em Cinque Terre?

Sugiro que você se hospede em Monterosso al Mare, que é a primeira das Cinque Terre e com maior infraestrutura para turistas.

Hotel Le Giare

Bed and Breakfest com excelente localização e atenção especial ao cliente, hotel de gestão familiar. Reservar.

Marvit Affittacamere

Bed and Breakfest com excelente localização, também de gestão familiar e ótimo atendimento. Reservar.

Booking.com

Dias 9 e 10: Milão

Saia de Monterosso al Mare e siga para Milão, seu último destino para a rota de 10 dias na Itália. Saia cedo de Monterosso para conseguir almoçar em Milão.  Milão é uma cidade grande, portanto, vale a pena usar o carro em Milão para conhecer os pontos turísticos mais afastados da cidade. Deixe para devolver o carro em Milão e assim você pode seguir a sua viagem de Milão para outros destinos, por exemplo, a Suíça.

Milão
Milão
Milão
Milão

Onde ficar em Milão?

Quando mais próximo da Duomo de Milão, mais bem localizado você estará na cidade. Porém, muitos hotéis estão também próximos à estação de trens de Milão, que também possui uma excelente localização. Aqui vão algumas sugestões de hotéis com ótimo custo X benefício em Milão!

Best Western Madison Hotel

Hotel 4 estrelas próximo à estação central de Milão, com ótima infraestrutura e custo X benefício. Reservar.

Hotel Milano Sant' Ambrogio

Bed and Breakfest com excelente localização e ótimo custo X benefício. Reservar.

Hotel Michelangelo

Hotel 4 estrelas próximo à estação Central, oferece bons preços para a baixa temporada. Reservar.

Links úteis para viajar pela Itália

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Itália. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Antes de mais nada, veja alguns roteiros interessantes escritos para quem vai pra Itália:

Além destes roteiros, aqui vai uma lista com dicas de algumas cidades:

Claro que tem muito mais posts, então para ler todos os posts sobre a Itália, é só clicar aqui neste link.

Se você vai viajar de carro pela Itália, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Lembre-se de que o trânsito na Itália é meio nervoso e talvez seja prudente olhar com antecedência as tarifas das locadoras e comparar seguros, preços e condições. Sugiro sempre comparar pelo site da Rental Cars que já coloca todas as locadoras de uma vez juntas.

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.

Procurar um hotel na Itália pode ser meio complicado, aqui vai uma lista com as melhores opções de hotéis para ficar em algumas cidades italianas:

Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português, como por exemplo, este tour completo do Vaticano.

Finalmente, quem estiver viajando pela Itália, não pode perder a oportunidade de comer um “Aperitivo“, que é tipo a nossa "happy hour" mas com comida grátis inclusa - ou quase grátis. E claro, ninguém pode deixar de provar a pizza na Itália, né?