Uhul! Bora falar da rota de outono na Europa! O outono é uma das minhas estações favoritas para viajar pela Europa. Eu suspiro com as temperaturas amenas, as cidades mais vazias, as árvores mudando de cor. Sem falar nas passagens e hospedagens mais baratas também, o que já conta e muito para um bom planejamento de viagem. Por isso, se você quer passar o outono na Europa, veja aqui a nossa rota de outono na Europa perfeita de quinze dias na Espanha e Itália. Vamos lá?

Rota de Outono na Europa: Quinze dias na Espanha e Itália

Escolhemos estes dois países porque o outono ainda é bem ameno nestes lugares. E costuma ter mais dias de sol! Quanto mais ao norte, mais frio e escuro será o outono na Europa, portanto, nossa dica é ficar pelo mediterrâneo! 😀

1. Madrid

A capital espanhola ocupa um lugar muito especial no meu coração. No outono, ela fica ainda mais linda. A Espanha pode ser bem quente, beirando o insuportável no verão, portanto escolher esse destino no outono é uma opção muito acertada. Eu começaria o roteiro por aqui, chegando de avião desde o Brasil.

Outono em MadriImagem: Miguel Garcia Saaved

Como chegar em Madrid?

Saindo do Brasil, há várias companhias aéreas que voam até Madrid. Você deve chegar até o Aeroporto internacional Adolfo Suaréz Madrid-Baraja (Aeroporto de Barajas), e de lá pode ir até o centro de várias maneiras. A mais econômica é de metrô, uma vez que a rede de metrô de Madrid é bem ampla e de fácil acesso. Se o seu hotel for central e você estiver com pouca bagagem, essa é a minha recomendação. Caso você esteja com muita bagagem, taxi é uma opção viável e segura ou você pode já deixar um transfer agendado. A vantagem do transfer é que na saída do desembarque uma pessoa estará te esperando com uma plaquinha com o seu nome. Assim você já começa a sua viagem sem dor de cabeça.

Reserve seu transfer aqui.

O que visitar em Madrid?

Em Madrid não faltam opções de arte e cultura. Três opções que não podem faltar na sua lista são o Museu del Prado, Museu Reina Sofia e o Palácio Real. Além disso, vale passar uma bela tarde no delicioso Parque del Retiro e se esbaldar nos inúmeros bares e restaurantes do bairro Malasaña e arredores. Ah, e não vai esquecer de comer os famosos churros com chocolate, tá?

Quantos dias ficar e onde se hospedar em Madrid?

Se você irá fazer a rota de outono na Europa, eu incluiria pelo menos 3 noites para a capital espanhola. E como opção de hospedagem, centro é a minha recomendação. A região central de Madrid é onde tudo acontece e existem boas e inúmeras opções de hospedagem por ali, entre eles o Ibis Styles e o Mercure Madrid Centro. Muitos turistas gostam de ficar ali perto da Puerta del Sol. Uma boa opção é o B&B Hotel Madrid Centro Puerta del Sol. Mas se você gosta de agito, Malasaña pode ser um bom bairro para buscar hospedagem também.Uma boa sugestão é o Hotel Mante House, por exemplo. Mas são inúmeras as opções por lá. 

Reserve aqui o seu hotel com cancelamento grátis em Madrid.

Ibis Styles MadriImagem: Booking.com

Hotel Ibis Styles
Reservar no Booking.com

2. Granada

Eu vivi dois anos da minha vida em Granada e desde então ela se tornou uma das minhas cidades favoritas no mundo. O verão no Sul da Andaluzia é quase que impossível de aguentar pelo calor. Então, se tem uma cidade que eu definitivamente recomendo que seja visitada no outono, é Granada.

Outono em GranadaImagem: Srdjan

Como chegar em Granada?

De ônibus, saindo de Madrid. Uma viagem tranquila, com duração aproximada de 5 horas. No total, é quase o mesmo que ir de avião, com a diferença da vista que é deslumbrante. Você vai passando por várias cidadezinhas e campos de oliveiras, lindo para essa rota de outono na Europa.

Granada é uma cidade adorável e nem sempre está nos roteiros tradicionais de quem visita a Espanha pela primeira vez. Mas como rota de outono na Europa, eu super recomendo! Ainda mais se você estiver indo no início do outono.

O que visitar em Granada?

Visitar o Palácio da Alhambra no início do outono tem o seu charme. Mas a atenção vai para os jardins de Generalife, que já pro fim da estação pode ser que esteja fechado. Visite também o bairro de Albaicín e o Mirador de San Nicolás no por do sol, para ter uma lista vista da Alhambra no entardecer.

O Albaicín é o bairro árabe de Granada e ali existem várias casas de chá e bares de tapas. Sem falar nas inúmeras lojinhas árabes. Você vai se sentir no Marrocos! O centro e a Catedral também merecem ser vistos. E, não se esqueça das tapas! Em Granada, ao comprar uma bebida num bar, você ganha um petisco. A famosa tapa. Não se preocupe, você não pagará nada a mais por isso. E uma vez em Granada, não deixe também de provar as azeitonas e o jamón serrano! Produtos típicos da região e que possuem um sabor inigualável!

Quanto tempo ficar e onde se hospedar em Granada?

Granada é uma cidade pequena e eu diria que duas noites são suficientes para explorar com calma todos os pontos principais. E a minha recomendação é se hospedar no centro, bem perto de tudo e fácil de se locomover, como por exemplo conceituado Eurostars Catedral e o NH Granada Centro.

Reserve aqui o seu hotel com cancelamento grátis em Granada.

NH Granada CentroImagem: Booking.com

NH Granada Centro
Reservar no Booking.com

3. Barcelona

Barcelona é linda. Aquela cidade de deixar o queixo de qualquer um caído. Uma cidade encantadora para visitar em qualquer estação do ano. Há quem prefira no verão, mas eu, sinceramente, acho que fica muito tumultuada e caótica. Portanto, o outono acaba sendo a minha estação preferida para visitar os encantos de Barcelona, como o Parque Güel, a Sagrada Família e a Casa Milà. Quer saber mais sobre o que ver e fazer em Barcelona? Damos todas as dicas aqui.

Barcelona

Como chegar em Barcelona?

A melhor forma de ir a Barcelona desde Granada é de avião. Mas há quem prefira e queira viajar de ônibus, então fica ai também uma opção. Por ter mais opções de vôo, você pode conseguir passagens acessíveis se fizer a sua reserva com antecedência. Portanto, não deixe para o último momento…

Quantos dias ficar e onde se hospedar em Barcelona?

Eu diria que três dias é o mínimo recomendável para aproveitar Barcelona. Se você tiver mais tempo, ótimo. E para se hospedar, o mais recomendável é o centro da cidade ou no bairro Eixample que é bem localizado e menos tumultuado que o centro. Uma das melhores opções é o NH Collection Gran Hotel Calderón, para quem quer algo mais romântico.

Reserve aqui o seu hotel com cancelamento grátis em Barcelona.  

NH Calderon BarcelonaImagem: Booking.com

NH Collection Gran Hotel Calderón
Reservar pelo Booking.com

4. Roma

Roma, na minha opinião, é a minha cidade preferida no outono. Primeiro, porque é muito agradável de se caminhar por ela com as temperaturas mais amenas. Segundo, porque ela não fica tão abarrotada de turistas, como costuma ser no verão. Terceiro, porque a luz de outono deixa qualquer cenário mais romântico. Ainda mais na Itália. Portanto, se você está planejando viajar para a Itália, considere Roma como um destino da rota do outono na Europa.

3 dias em Roma

Como chegar em Roma?

Desde Barcelona há voos diretos para Roma. O trajeto é rápido e se você se programar com antecedência, pode conseguir bons preços com as empresas de voo low cost.

O que visitar em Roma?

Aproveite a rota de outono na Europa e o clima ameno para caminhar bastante pela cidade. É a hora de conhecer o Coliseu e o Museu Vaticano e seus jardins. Essas são as atrações imperdíveis de Roma, mas temos aqui uma lista com todos os detalhes do que conhecer nessa cidade de tirar o fôlego.

Quantos dias ficar e onde se hospedar em Roma?

Três dias é o tempo ideal para aproveitar Roma e ver as principais atrações na rota de outono na Europa. Novamente digo, se tiver mais tempo, melhor. Mas se você conseguir 3 dias, ótimo! E, para hospedagem, você tem opções com um bom custo benefício na região da estação central de trem ou algo um pouco mais refinado na região de Trastevere, como por exemplo o BDB Luxury Rooms Trastevere Torre. Nesse post aqui damos algumas dicas de hospedagem por lá.

Hotel em RomaImagem: Booking.com

BDB Luxury Rooms Trastevere Torre
Reserve pelo Booking.com

5. Florença

Florença também não pode ficar de fora da lista da rota do outono na Europa. A ponte Vecchio, o mercado central, a catedral, tudo isso fica com uma atmosfera especial nessa estação do ano. Na verdade, na minha opinião, Itália e Espanha são os melhores países para se visitar no outono. E você vai entender isso quando for para Florença nessa época.

Florença

Como chegar em Florença?

Desde Roma, a melhor forma para chegar em Florença é de trem. Você pode pegar um trem expresso e direto que te deixa na cidade em menos tempo. Ou também escolher uma opção mais barata, que vai parando por várias cidadezinhas. O que eu posso te garantir é que o caminho será lindo! Outra opção é alugar um carro, o que te dá mobilidade e oportunidade de ir conhecendo melhor os arredores.

O que visitar em Florença?

A Ponte Vecchio é a atração principal da cidade, junto ao Duomo, a Catedral de Florença. Mas não deixe de provar um gelato (qualquer um italiano já vale muito a pena) e a famosa bisteca fiorentina. E não perca as exuberantes obras de arte Renascentistas da Galeria Uffizi e do Palácio Vecchio, por favor! Temos aqui um post dedicado sobre Florença, com várias dicas sobre o que ver e fazer na cidade.

Quantos dias ficar e onde se hospedar em Florença?

Se você é daqueles que gosta de aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, eu recomendaria ficar 3 noites em Florença. Assim você conseguirá ver tudo com uma relativa calma, além de tirar um dos dias para visitar os arredores da cidade.

Para se hospedar, o ideal é buscar hotéis mais cêntricos, para não precisar andar muito ou depender de transporte público. Aqui temos um post sobre recomendações de hotéis em Florença que pode te ajudar nessa busca.

Links úteis para viajar pela Itália

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Itália. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Antes de mais nada, veja alguns roteiros interessantes escritos para quem vai pra Itália:

Além destes roteiros, aqui vai uma lista com dicas de algumas cidades:

Claro que tem muito mais posts, então para ler todos os posts sobre a Itália, é só clicar aqui neste link.

Se você vai viajar de carro pela Itália, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Lembre-se de que o trânsito na Itália é meio nervoso e talvez seja prudente olhar com antecedência as tarifas das locadoras e comparar seguros, preços e condições. Sugiro sempre comparar pelo site da Rental Cars que já coloca todas as locadoras de uma vez juntas.

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.

Procurar um hotel na Itália pode ser meio complicado, aqui vai uma lista com as melhores opções de hotéis para ficar em algumas cidades italianas:

Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português, como por exemplo, este tour completo do Vaticano.

Finalmente, quem estiver viajando pela Itália, não pode perder a oportunidade de comer um “Aperitivo“, que é tipo a nossa "happy hour" mas com comida grátis inclusa - ou quase grátis. E claro, ninguém pode deixar de provar a pizza na Itália, né?

Imagem destacada: @neirfy