Quando o restaurante promove uma experiência que vai além do saboroso menu e surpreende outros sentidos que não o paladar, pode escrever, é sucesso na certa. Que Barcelona é uma cidade sensorial, todo mundo sabe. Ela enche os olhos de cores e formas que mal podemos acompanhar. Seus sons se transformam em música nas esquinas das ruas mais movimentadas. E numa movimentada Passeig de Gràcia, o El Nacional faz muito bem o seu papel barcelonês: arte gastronômica para todos os sentidos.

El Nacional

Era dezembro, já perto do Natal quando a Mônica me mostrou este lugar. Ela vive há anos em Barcelona e me contou que o El Nacional seria a escolha certa para uma ocasião especial. Ora, uma viagem a Barcelona é uma ocasião especial e eu não tive dúvidas, fui comer ali naquela mesma tarde, já que a recomendação da Moni vale ouro. Para quem não a conhece, ela tem um blog dedicado às confeitarias e cafés por Barcelona, ou seja, ouro!

El Nacional

A comida em Barcelona não tem horário. O almoço costuma ser servido a partir das 12h, mas há fome até meia noite no El Nacional. Há quatro espaços de restaurantes com diferentes temas, La Braseria, La Llotja, La Tapería e La Paradeta. Cada um especializado em um tipo de comida: Carnes, Peixes, Tapas e Lanches. Também há barras de cervejas com conservas, vinhos com queijos, cavas com ostras e coquetéis. Como o El Nacional fica aberto diariamente até as 2h da manhã, as barras de alcóolicos agradam aos notívagos de Barcelona.

Eram pouco mais de 15h e optamos pela La Tapería, para provar as Tapas, sempre campeãs nas viagens à Barcelona. E as tapas vêm ao canto: quando o garçom grita o sortido de tapas que acaba de sair da cozinha, levante o braço ou cante de volta. Você será agraciado com alguma seleção saborosa que te fará soltar um ‘Madre Mia’, assim que o bocado for mordiscado.

Também dá pra pedir as suas tapas favoritas no menú. Jamón Pata Negra, Croquetas de Bacalao e Papas Bravas e Pan con Tomate foram algumas das nossas seleções. Cerveja e Vinho regaram a comilança, arrematada com Crema Catalana de sobremesa. Mesmo que você não saiba o que é tudo isso, peça.

El Nacional

O ambiente estava iluminado com as luzes de Natal e a decoração retrô fez a gente se perder no tempo. Talvez seja esta a intenção, esquecer das horas e mergulhar no mundo da culinária que agrada a todos os paladares. E depois da orgia gastronômica,  Passeig de Gràcia vai ser o melhor lugar para estar mareado, como dizem os locais. Buen Provecho!

El Nacional

Endereço do El Nacional

Passeig de Gràcia, 24 Bis.
+34 93 518 50 53
www.elnacionalbcn.com

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com