Sabe quando você vai num lugar e a beleza é tanta que a fotografia fica impecável, independente da câmera que você tem? Pois é, na Suíça há muitos lugares assim, mas eu separei uma listinha com cinco lagos perfeitos para quem ama fotografia! <3 Na minha opinião, estes são os lugares onde eu fiz as minhas fotos mais bonitas de lagos na Suíça!

É difícil escolher somente cinco lagos para esta lista! Como há centenas de lagos na Suíça (são mais de 7.000 na verdade), fico aguardando comentários de quem já foi a outros lugares também para agregar à lista, ok? Vamos lá!

5. Lago Crestasee

Conheci este lago quando fui para outro lago! Hehe E ele se revelou uma linda descoberta, ao menos durante o outono que é uma época tão poética e cheia de cores na Suíça. Este lago fica no cantão de Graubünden, próximo à cidade de Flims.

Crestasee

Para chegar lá, você precisa fazer uma pequena trilha de aproximadamente 25 minutos. Há um estacionamento público no local que funciona com base no parquímetro, mas você também pode chegar usando o ônibus local, descendo na parada Trin, Felsbach / Crestasee.

Eu fiz estas fotos no fim de outubro, entre 4h e 5h da tarde, horário que o sol vai se pondo ali no fundo das montanhas e você vê bem o reflexo das árvores no lago.

Tem um restaurante que funciona entre maio e outubro, onde você pode também alugar o barco a remo ou standup paddle. É permitido nadar no local, e na alta temporada é cobrada uma taxa de entrada no valor de CHF7. Eu estive no fim de outubro, e a entrada foi gratuita.

4. Lago Schwarzsee Matterhorn

Conheci o Lago Schwarzsee (ou Lago Negro, mais fácil) durante a viagem #CalorNosAlpes, que virou livro! Pra comprar o livro, é só clicar neste link aqui. Este lago fica próximo a Zermatt, no caminho para a Matterhorn, uma das montanhas mais imponentes da Suíça.

Lago Schwarzsee Matterhorn

Foi realmente mágico estar neste lago, que rende fotografias únicas e incrivelmente belas próximo à montanha Matterhorn. Para chegar lá, você precisa comprar o trajeto de bondinho que sai de Zermatt e leva até o Schwarzsee. Nem sempre a parada está aberta, muitas vezes ela está fechada por causa do tempo. Então só vale ir pra lá em dias completamente azuis como os destas fotos!

Eu fiz esta foto num dia super lindo, no meio de agosto, entre 9h e 10h da manhã. Neste horário o sol começa a fazer o reflexo das montanhas no lago, fica lindo!

O valor do bondinho até o Schwarzsee é de CHF50 por pessoa, se você tiver o Swiss Travel Pass tem direito a 50% de desconto.

3. Lago St. Moritzersee

O Lago de St. Moritz é um dos mais belos lugares para fazer fotografias na Suíça. Como é um lago urbano, no meio de uma cidade, o encanto se dá pela mistura entre as casas e a natureza. Fica em St. Moritz, cidade também localizada no cantão de Graubünden, famosa pelo inverno rigoroso, onde os amantes do esqui se esbanjam de montanhas nevadas e resorts luxuosos.

Lago St. Moritz

Para chegar lá, vá de trem até a estação de St. Moritz ou direto em carro. A cidade é ponto de partida para o trem panorâmico Bernina Express, que também é um arraso de lindo!

Esta foto eu fiz durante o verão também, no meio de agosto, como parte da viagem Calor Nos Alpes. O sol estava ainda baixo, era aproximadamente 7h30 da manhã quando eu fiz esta foto, mais tarde o reflexo já não fica tão lindo.

2. Lago Seealpsee

O Seealpsee fica no cantão de Appenzell, perto da montanha Ebenalp, famosa por apresentar um dos lugares mais intrigantes do país, o restaurante Aescher-Wildkirchli (aquele do restaurante cravado na montanha). Para chegar a este lago é necessário subir pela trilha saindo de Wasserauen, cidade base com acesso por trens ou de carro. A trilha de Wasserauen até o lago Seealpsee é bem inclinada, dura aproximadamente 1h30 de subida brava!

Lago Seealpsee

Ou então você sobe de bondinho até o topo da Ebenalp e faz a trilha descendo a montanha depois – foi o que eu fiz e foi bem mais fácil! 😛 Neste caso, são aproximadamente 2h30 de caminhada até o Lago, mas como diz o ditado, pra baixo todo santo ajuda!

Eu fiz essa foto em Agosto, entre 3h e 4h da tarde. O verão é a melhor época para visitar o lago Seealpsee na minha opinião, porque ele é gelado que chega a doer a espinha! Nadar é para os fortes!

1. Lago Caumasee

Na minha opinião, O Caumasee é o lago mais fotogênico da Suíça! A cor é de um azul turquesa de babar, seria uma paisagem quase caribenha, se houvesse mar na Suíça! Para chegar lá, você precisa ir até a cidade de Flims, também no cantão de Graubünden e de lá fazer uma trilha de 15 minutos até chegar no funicular que leva até o lago. Outra opção é fazer a trilha a pé, são mais ou menos 30 minutos de caminhada morro abaixo.

Caumasee

Estas fotos eu fiz no final de outubro, entre 12h e 14h. Nesta hora o sol está a pino e costuma fazer um efeito muito bonito na água, que fica exatamente neste tom de azul, sem brincadeira. É permitido nadar neste lago durante o verão, e há um restaurante que funciona entre junho e outubro. Nesta época também é cobrada uma entrada no valor de CHF 12 por pessoa.

Algumas dessas fotos foram tiradas com o próprio celular e outras com a minha câmera DSLR, uma Nikon D3300. Eu amo fotografia e levo a minha câmera comigo pra tudo que é lugar, em breve quero me aprofundar mais sobre o assunto fotografia! Quem sabe um bom tema para conversarmos aqui no blog? 😉

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.