Roma é uma cidade mágica, encantadora. Um destino certo para todos que desejam ir à Itália alguma vez na vida. Ir para Roma é entrar em contato com a nossa história, uma parte importante da nossa civilização. E se você vai viajar para Roma, além de se programar para fazer os passeios certos, é importante que se sinta também confortável e em um bairro bem localizado. Pois as caminhadas são intensas e são muitas as coisas para se visitar. Quer saber onde se hospedar em Roma? A gente te ajuda!

Onde se hospedar em RomaImagem: Deivid Ribeiro

Opções para se hospedar em Roma

As opções para se hospedar em Roma são muitas. A cidade é grande e os preços variam de acordo com a localização. Se você está com a grana curta, tudo bem depender de transportes públicos para chegar até às atrações. Mas o ideal, estando em Roma, é buscar um local centralizado e também agradável.

A região de Termini, a estação central de trens em Roma, possui vários hotéis e é muito buscada para hospedagem. Ali você pode encontrar uma gama de hotéis mais em conta, com uma boa localização. Mas é uma zona que não é tão segura e muito menos limpa. Para padrões europeus, esta região está um pouco aquém do que se espera, portanto talvez seja melhor ir a outra zona.

O melhor bairro para se hospedar em Roma?

Trastevere é um bairro bem localizado, ao lado do rio Tibre e perto do centro. É um bairro boêmio, com ruelas de pedra e casarões antigos. Um bairro que, para mim, é a melhor representação do que é Roma. Tanto em suas cores, como sabores e arquitetura. A cor ocre das paredes de suas casas, as flores e roupas penduradas nas janelas, o barulho das buzinas e as ruas só de pedestres… Tudo isso faz de Trastevere um bairro muito charmoso e especial.

Onde se hospedar em RomaImagem: Tupungato stock.adobe.com

Trastevere nasceu para abrigar imigrantes que trabalhavam arduamente para o império e depois foi se tornando um bairro mais abastado. Ele, hoje, nos lembra atualidade e história. Um bairro muito buscado por seu ar antigo e atual. Uma combinação perfeita para quem quer a comodidade de fazer tudo à pé durante o dia e degustar da melhor vida e culinária italiana à noite.

Onde se hospedar em RomaImagem: Deivid Ribeiro

Opções de hotéis em Trastevere

Para facilitar a sua viagem, fizemos uma lista de alguns hotéis com bom custo/benefício para você se hospedar em Roma. Separamos também por faixa de preço para que você consiga se organizar melhor.

Entre 50 e 100 euros

Hotel Villa Rosa: Um hotel simples, porém charmoso. Perto da estação Trastevere, que te conecta a importantes pontos da cidade. Possui também fácil acesso ao aeroporto.

YHR Suite 51: Um hotel charmoso, elegante e super bem localizado. Próximo à Basílica de Nossa Senhora de Trastevere. Fica num prédio do século 19 e a 700 metros do rio Tiber.

Entre 100 e 150 euros

Hotel Parrasio: Quartos com varanda e vista para o jardim são a grande diferença deste hotel. Charmoso, num prédio de 1900, ao lado da famosa praça Santa Maria de Trastevere. Excelente localização.

Monteverde Holidays Home: Excelente opção para casais e para os dias de sol! Excelente localização. Com churrasqueira e cozinha disponíveis, com um delicioso jardim para descansar e aproveitar o clima da Itália.

Diária acima de 150 euros

Hotel La Rovere: Próximo à praça San Pietro e também ao rio Tiber, os quartos são acolhedores e confortáveis. Ideal para quem quer viajar para curtir.

BDB Luxury Rooms Trastevere Torre: Excelente localização e acomodações mais luxuosas no coração de Trastevere. Próximo aos melhores bares e restaurantes.

Links úteis para viajar pela Itália

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Itália. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Antes de mais nada, veja alguns roteiros interessantes escritos para quem vai pra Itália:

Além destes roteiros, aqui vai uma lista com dicas de algumas cidades:

Claro que tem muito mais posts, então para ler todos os posts sobre a Itália, é só clicar aqui neste link.

Se você vai viajar de carro pela Itália, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Lembre-se de que o trânsito na Itália é meio nervoso e talvez seja prudente olhar com antecedência as tarifas das locadoras e comparar seguros, preços e condições. Sugiro sempre comparar pelo site da Rental Cars que já coloca todas as locadoras de uma vez juntas.

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.

Procurar um hotel na Itália pode ser meio complicado, aqui vai uma lista com as melhores opções de hotéis para ficar em algumas cidades italianas:

Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português, como por exemplo, este tour completo do Vaticano.

Finalmente, quem estiver viajando pela Itália, não pode perder a oportunidade de comer um “Aperitivo“, que é tipo a nossa "happy hour" mas com comida grátis inclusa - ou quase grátis. E claro, ninguém pode deixar de provar a pizza na Itália, né?