Está buscando o que fazer em Verona? Esta cidade é umas das minhas cidades preferidas na Itália, é tudo muito lindo, verde, charmoso e romântico, é uma cidade para se deleitar e aproveitar! Sendo um destino menos pop que cidades como Roma, Veneza ou Florença, Verona ainda pode ser descoberta com calma e pouco tumulto, dependendo da época que você for. A cidade é palco de um dos festivais de ópera mais disputados do país (que ocorre anualmente em junho, na Arena de Verona) e tem muita coisa para conhecer! Seja bem vindo a Verona!

Onde fica Verona no mapa?

Fica no norte da Itália, entre Milão e Veneza. Fica na região do Veneto e é famosa por ser a cidade onde se passa a história de Romeu e Julieta, e há até uma casa onde supostamente se encontra a varanda da Julieta, e, ainda que a história seja uma ficção, vale a pena conhecer pelo romantismo! Como é uma cidade grande, há muitas conexões de trens e um aeroporto com vôos de toda a Europa.

Como chegar em Verona?

Se você vem do Brasil, a melhor forma de chegar em Verona é por Milão. Há vôos diretos entre São Paulo e Milão. De Milão, vale a pena pegar um trem e em aproximadamente 2 horas você chega lá. O trajeto de trem é bem bonito também. A estação principal de trens de Verona é um pouco longe do centro histórico, e se você estiver com muitas malas vale a pena pegar um táxi.

verona3

Minha Rota em Verona

Estive em Verona em setembro de 2013, um pouco antes do meu casamento, que foi em Gênova. Já falei para vocês que Verona é uma das minhas cidades favoritas, isso porque a cidade é uma rota repleta de história, arquitetura e paisagens indescritíveis. Andando pelas ruazinhas tortas você vai se sentir como se vivesse no período medieval ou estivesse dentro de um cenário de filme de época. Eu fiquei somente 2 dias pela cidade e foi pouco. Recomendo 3 dias em Verona e de lá você pode aproveitar para passear um pouco pelo Norte da Itália, entre eles, Veneza, Pádua e até mesmo Milão.

O que fazer em Verona?

Igrejas, templos e palácios fazem parte de um grande teatro ao céu aberto que formam um espetáculo arquitetônico em Verona. As praças, as esquinas, os lustres, tudo em Verona chama a atenção de quem passa por ali. É pequena, mas enche os olhos de qualquer pessoa – não conheço quem tenha achado Verona uma cidadezinha qualquer. Se perder por ali é divertido. Você andará em círculos, e provavelmente terá a sensação de que já passou por aquela esquina alguns minutos antes – mas pode ser pura ilusão de ótica. Portanto entre as coisas para fazer em Verona está: observe, caminhe e deguste! Quem quiser, pode contratar um guia privado em Verona para fazer um passeio a pé pelas principais atrações da cidade e conhecer mais sobre a história dos principais monumentos. Há tours em Português, informações aqui. Fora isso, vamos aos pontos mais turísticos de Verona:

Arena de Verona

É o Coliseo de Verona. Construída no século I, esta é uma das arenas mais bem preservadas do período romano e até hoje acontecem eventos no local. O festival de ópera de Verona acontece na Arena milenar e comporta 15mil pessoas em seu interior.

Verona

Piazza delle Erbe

É a praça de referência, muita coisa está ali ao redor, entre eles o Palazzo della Ragione e a Torre dei Lamberti. Esta é a maior torre da cidade e tem uma vista panorâmica bem legal. O blog Milão nas Mãos conta com mais detalhes como é a visita nesta torre e outras paradas importantes na Piazza delle Erbe.

verona13

Ali do lado também está o túmulo medieval da família Scaligeri, que governou a cidade na idade média.

verona7

Casa de Julieta

Bom, a fama da cidade gira ao redor da história de Romeu e Julieta, daí tem a casa da Julieta, a Janela da Julieta, o Túmulo da Julieta, tudo para distrair os turistas! Na casa da Julieta há uma estátua e muita gente para tirar foto com a moça. Também há um pequeno museu com móveis de cena e muita imaginação no ar!

Castelvecchio e Ponte Scagliero

Dois monumentos antigos e importantes da cidade. O Castelvecchio foi construído em 1354 e fica às margens do rio Ádige. Hoje o castelo é também um museu municipal que apresenta obras de arte medievais, renascentistas e modernas. O lugar em si impressiona pela imponência e a ponte é uma das passagens mais importantes do rio Ádige e é belíssima!

verona11

verona12

Observe que em todo o passeio a cidade é um museu a céu aberto, mesmo que você não queria entrar em nenhum museu, tudo terá muita história e suas fotografias serão dignas de exposição de arte.

verona10

O rio Ádige

Talvez um dos grandes protagonistas da cidade seja o rio Ádige. Você pode caminhar pelas inúmeras pontes, entre elas a Ponte Pietra, para observar a cidade de um lado a outro e notar alguns monumentos interessantes como o Teatro Romano e o Castel San Pietro. Tem uma galera que faz um Rafting pelo rio e de repente pode ser algo legal para você fazer na sua viagem! Informações sobre como fazer um Rafting no rio Ádige aqui.

verona4

verona2

Para saber mais sobre Verona, os blogs Milão nas Mãos, Guia de Milão e Turista Profissional possuem ótimas referências também e foram fonte de consulta para este post, que já fazia tempo precisava de uma revião! Nestes blogs você vai encontrar as informações sobre os monumentos religiosos, outros museus e mais lugares interessantes sobre a linda cidade de Verona! Tem um passeio legal que eu adoro que é o Tour de Bicicleta por Verona, onde você conhece a cidade de bike! Este link aqui tem mais informações.

Onde ficar em Verona?

Nós ficamos hospedados no Hotel Leon D’oro, um bom hotel mas era meio longe do centro. Levávamos sempre uns 20 minutos de caminhada para chegar até a Arena, o Coliseo de Verona, e de lá fazíamos os passeios mais turistões. O bom deste hotel é que por não ser na zona turística, custava mais barato, pra gente compensou a relação custo X benefício e caminhar ajudava a queimar as caloridas do dia (Afinal, é a Itália né gente!)

Imagem Booking.com

Imagem Booking.com

Onde comer em Verona?

Na praça da Arena estão alguns restaurantes turísticos, mas eu recomendo passear e encontrar algum lugarzinho mais aconchegante. Os preços e a qualidade da comida valerão a pena. Lembre-se que, em Verona, assim como em toda a Itália, a maioria das cozinhas fecha às 15h , ou seja, se quiser almoçar, garanta logo o lugar entre 12:00 e 14:00. Se quiser um prato típico, peça a Pastissada de Caval – é a carne de cavalo! – ou o gnocchi al burro (esse burro significa manteiga, se quiser comer burro mesmo, tem que pedir a”sino”) ou a polenta, que parece um purê, mas ainda assim é delicioso. O vinho, vá de Valpolicella que você acerta, até os mais baratinhos são ótimos.

Últimas dicas sobre Verona

A dica de Verona é: perca-se!

Mapas não vão te levar a estes lugarzinhos escondidos, então, localize o básico para não se desesperar e vá passear. O ideal é ir na primavera ou no outono. Eu fui no final de setembro, era começo de outono e estava lindo, a temperatura era agradável, e não tinha tanta gente. ERA PERFEITO!

verona9

Links úteis para viajar pela Itália

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem pela Itália. E se pintar alguma dúvida, já sabe, mande uma mensagem aqui no blog que será um prazer te responder!

Antes de mais nada, veja alguns roteiros interessantes escritos para quem vai pra Itália:

Além destes roteiros, aqui vai uma lista com dicas de algumas cidades:

Claro que tem muito mais posts, então para ler todos os posts sobre a Itália, é só clicar aqui neste link.

Se você vai viajar de carro pela Itália, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Lembre-se de que o trânsito na Itália é meio nervoso e talvez seja prudente olhar com antecedência as tarifas das locadoras e comparar seguros, preços e condições. Sugiro sempre comparar pelo site da Rental Cars que já coloca todas as locadoras de uma vez juntas.

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.

Procurar um hotel na Itália pode ser meio complicado, aqui vai uma lista com as melhores opções de hotéis para ficar em algumas cidades italianas:

Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português, como por exemplo, este tour completo do Vaticano.

Finalmente, quem estiver viajando pela Itália, não pode perder a oportunidade de comer um “Aperitivo“, que é tipo a nossa "happy hour" mas com comida grátis inclusa - ou quase grátis. E claro, ninguém pode deixar de provar a pizza na Itália, né?