Que o Brasil é lindo, todo mundo sabe! Que as praias do Brasil são incríveis, também. Então chegou a hora de falar de uma das regiões mais bonitas deste nosso país, aqui no blog. O  tema de hoje é Natal, capital do Rio Grande do Norte, dona de praias inacreditáveis, olha que demais!

Natal

Para começo de conversa, Natal é uma capital relativamente pequena, com pouco mais de 800.000 habitantes. Isso faz com que a cidade não tenha lá tantos problemas quanto as megalópoles de outras grandes capitais vizinhas, como Recife ou Fortaleza. Apesar disso, é bom ficar sempre atento, principalmente nas zonas mais movimentadas da cidade, onde sempre tem batedor de carteira e menos segurança.

Tirando essa parte chata, as paisagens são de matar. Natal não perde em nada para paraísos no Caribe ou Ilhas do pacífico sul – e está bem mais perto da gente no Brasil, né!

Natal

Como chegar em Natal?

Para chegar em Natal pode ser de carro, ônibus ou avião. Dependendo da sua viagem, chegando lá pode valer a pena alugar um carro, isso porque há várias praias nos arredores da cidade que são gostosas de visitar e com um carro fica mais fácil conhecer. Entre elas a mais famosa é Pipa, que atrai turistas e viajantes do mundo inteiro e você pode saber mais clicando neste post completo sobre Pipa aqui. Para alugar um carro em Natal, recomendo a visita no site da Rent Cars, que simula as melhores tarifas das locadoras e dá preços muito bons, sempre alugo com eles.

Pipa

Dicas Gerais sobre Natal

Conhecida como a cidade do sol, Natal é uma cidade quente! A localização próxima à linha do equador a torna ensolarada quase o ano todo, alternando temperaturas entre 25 e 30 graus durante todos os meses. Chato, hein? Sempre dá pra pegar praia em Natal!

Natal

O melhor mês para visitar a cidade é novembro, época em que chove menos e ainda está na baixa temporada. Entre dezembro e fevereiro é a alta temporada, daí tudo fica lotado, os passeios são mais caros e sempre tem muito turista, o que significa filas intermináveis e menor atenção por parte dos estabelecimentos. Abril e maio são os meses em que mais chove, ainda que a média de temperatura fique ao redor dos 26 graus.

Natal

Além de Pipa, outras praias que recomendo visitar são Pirangi,  Maracajaú, Genipabu, e claro, Ponta Negra, talvez a praia urbana mais famosa do Brasil, depois de Copacabana. É em Ponta Negra que está o morro do careca, duna com cerca de 107 metros de altura que fica no sul da praia.  Búzios e Tabatinga, são as praias mais frequentadas pela minha amiga Bebel, que mora lá há muitos anos e recomenda a visita!

Natal

Se você ainda não conhece esta parte do Brasil, eu recomendo tirar cerca de 5 dias para desfrutar o melhor de Natal. No primeiro dia eu faria um tour histórico, Natal preserva vários monumentos, igrejas, santuários que valem a pena visitar. Um deles é a Fortaleza dos Reis Magos, com mais de 400 anos de construção. É o marco inicial de Natal e tem muito da nossa história por lá.

No segundo dia eu faria um passeio de praias do litoral sul, passando pelo maior cajueiro do mundo em Pirangi – uma árvore com 125 anos de idade e que produz 80 mil cajus por ano. OMG!!!

Eu deixaria as dunas do litoral norte para o terceiro dia, fazendo um passeio de buggy “com emoção”, entre paredões de areia e piscinas naturais.

No quarto dia um mergulho em Maracajaú ou um passeio em Pipa são boas pedidas.

Natal

No quinto dia você descansa em Natal, caminhando por Ponta Negra e relaxando por ali até a hora do forró.

O que me encanta em Natal é viver na boa companhia do sol!!!
Por Maria Isabel, natalense de coração

Turistando de Buggy em Natal

Uma boa forma de turistar por Natal e praias dos arredores é utilizar os serviços dos famosos Buggueiros: guias de buggy. São eles quem dominam as dunas do litoral potiguar e possuem vários roteiros para agradar cada turista. Mas é preciso estar atento: como a oferta de buggueiros é grande, vale chamar um buggueiro de confiança e recomendado – evitando stress ou preços abusivos.

Natal

O nosso buggueiro foi o Bel, que é credenciado e trabalha há vários anos como na cidade. Para entrar em contato com ele  ligue no (84) 9981-1399.  Eu recomendo!

Fizemos um passeio completo passando pelas dunas e praias principais do litoral norte, com direito a paradas estratégicas no esquibunda, aerobunda e kamikase – diversão garantida se você curte um pouco de adrenalina. O Bel nos levou ainda para almoçar um balde de lagosta e camarão (eu sei, muita ostentação), e claro, depois da comilança, nem aero nem esquibunda. A gente queria era uma redebunda.

Natal

Onde comer em Natal?

Além das praias e do esquibunda, você vai adorar saber que em Natal há um restaurante em que se come o melhor camarão da cidade, numa porção generosíssima! O nome não podia ser mais apropriado: Restaurante Camarões,  que fica na Av. Engenheiro Roberto Freire , 2610.

Cada prato serve para 2 pessoas, mas que 3 pessoas comeriam tranquilamente, caso a gula não fosse tão grande. Custa em média 90 reais o prato (preços de 2014, talvez já esteja diferente), fora a bebida e todo o resto. Se você gosta de camarão, vale cada centavo! Nossa que fome que me deu… Além deste, há o restaurante Fogo e Chama (churrascaria) o Agaricus (comida internacional) e o Bongustaio, todos os três recomendados por quem mora lá. 🙂

Fora isso, outros restaurantes recomendados localmente são:

Barzinhos

Nós não tivemos muito tempo para botecar em Natal, mas aqui vai a lista que a @bebel, moradora de Natal e minha amiga de infância, montou especialmente para o blog! Obrigada, Bebel!!!

Férias em Natal, é bom saber:

Natal é sem dúvida uma cidade para férias. Aliás, quem mora lá tem o privilégio de dizer que vive onde o Brasil passa as férias, e é muito certo. Os natalenses são muito orgulhosos de sua cidade e sua cultura, que está estampada na conversa e no sorriso do pessoal de lá.

O artesanato pode ser admirado nas feirinhas dos centros de turismo, shopping do artesanato e na antiga Cadeia Pública de Natal, que hoje apresenta lojas onde ficavam as celas. A arte do forró também é um patrimônio potiguar, e é lá que a sanfona, a zabumba e o triângulo encontram uma representante de peso do forró brasileiro.  Aliás, olha o que eu encontrei na internet! Forró com Turista, todas as quintas no Centro de Turismo de Natal.

E não pára por aí! Para quem está pensando em dar uma voltinha (ou quem sabe largar tudo e ir viver lá gente, pra quê esperar a aposentadoria meu povo) Natal é uma ótima escolha. E já sabe, precisando de mais dicas, só falar.

Natal

 

Natal

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com