Bora pra Buxelas? A cidade é linda demais e com dicas de moradores locais ela fica melhor ainda. É que uma das minhas melhores amigas nasceu lá e me ajudou a construir este post insider sobre Bruxelas, com todas as dicas imperdíveis para quem quer visitar a cidade. Vamos lá responder tudo sobre o que fazer em Bruxelas!

Onde fica Bruxelas no mapa?

Fica bem no meio da Bélgica, que fica entre a França e a Holanda. Você pode reservar 2 dias para conhecer Bruxelas e um terceiro para ir até Bruges (post sobre Bruges aqui).

Bruxelas é a cidade onde está a sede da União Europeia, e apesar de estar localizada na região de Flandres, fala-se mais francês do que flamenco por lá. Talvez seja pelo fato de ser uma cidade tão internacional… Aqui vai o mapa da cidade para você se localizar melhor:

O básico de Bruxelas:

A cidade possui dois aeroportos, um é o Brussels Airport – BRU (também conhecido como Brussels National Airport, Brussels International Airport ou Zaventem Airport) e o Brussels Charleroi Airport – CRL (também conhecido como Brussels South Charleroi Airport). Para ler nosso post sobre como chegar dos aeroportos ao centro de Bruxelas, clique neste link aqui. Você também pode chegar de trem, na estação principal de Bruxelas, que é enorme e bem conectada. Leia este post aqui para mais informações.

O que fazer em Bruxelas?

Você vai querer andar na maravilhosa Grand-Place, já foi eleita várias vezes a praça mais bonita da Europa. No fim do dia você pode dar a sorte de ver o sol refletido em todas aquelas peças de outro que a praça tem, o que deixa a praça ainda mais deslumbrante. Cara, é lindo. Sempre há apresentações, feiras ou manisfestações por ali.

grand place bruxelas

Menneken Pis

Você também pode buscar o famoso Menneken Pis, uma fonte que um garotinho está fazendo xixi. Não sei porque ficou tão famoso, mas é atração da cidade.

bruxelas

Chocolate Belga

Ali perto há várias lojas de chocolates, uma especial é a La Belgique Gourmande, que vende gostosuras a um preço menos descarado. A Godiva também está lá perto, com preços um pouco mais “premium”, por assim dizer. Dizem que o chocolate Belga é o único que faz competição ao Suíço. Se você é fã de chocolates, prove os dois e me conte. Eu ainda não decidi qual o meu favorito.

bruxelas

Parlamento, Palácio e Museu de Quadrinhos

Você poderá ainda visitar o edifício do Parlamento Europeu, o Palácio Real e o Centre Belge de Bande Dessinée (centro de histórias em quadrinhos). A Bélgica é a terra onde foram criados os Smurfs, Tim Tim e alguns outros personagens menos populares, estes primeiros acho que todo o mundo conhece. Daí eles estão por toda a parte e qualquer ponto de informações turísticas te contam um pouco mais onde eles estão!

bruxelas parlamento europeu

bruxelas

Atomium

Você também pode visitar o Atomium, que é este prédio da foto abaixo. Ele foi construído para uma exposição e acabou ficando na cidade. É na verdade uma molécula em vez de um átomo, né?! Cada bolinha é uma sala com exposições diferentes enquanto que as ligações são escadas rolantes. Aqui neste site você pode comprar o ingresso antecipado para o Atomium, que durante a alta temporada faz uma fila considerável…

Pule a fila e compre aqui o ingresso antecipado para visitar o Atomium de Bruxelas, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade!

Mini-Europa

Por fim vale a pena conhecer a mini-europa (parque que tem as miniaturas de várias cidades da Europa), que fica muito próxima ao Atomium. Também é outro lugar que vale a pena comprar com antecedência os bilhetes para evitar a fila na entrada!

Compre aqui os ingressos antecipados para ir à mini-europa em Bruxelas.

Mini Europa Bruxelas

Bruxelas fora da rota

Para quem quer fugir da rota turística normal e fazer um dia à la belga, saiba que os Belgas são famosos por suas mais variadas cervejas. E que lá cerveja é um assunto sério. Entre as cervejas mais populares na Bélgica você pode pedir a Delirium, a Duvée e a Cuvée des Trolls. Mas há muito mais para experimentar! Só tenha cuidado porque há cervejas com mais de 10% de álcool, mesmo bons bebedores de cerveja poderão sentir o baque.

No centro histórico, o Delirium Cafe é frequentado por estudantes locais. É um local barulhento mas bem legal, e não serve apenas Deliriums, tem várias cervejas por lá!

bruxelas delirium

Endereço: Impasse de la Fidélité, 4 – Bruxelas

Um brunch diferente

Uma opção muito bacana é escapar o café da manhã do hotel para fazer um brunch em um dos restaurantes mais legais que eu já conheci, o cook and book.

Eles possuem vários ambientes temáticos e é super popular entre os moradores locais. Cada ambiente serve um tipo de comida de algum lugar do mundo, e há de tudo! Desde sanduíches típicos, passando por verdadeiras catástrofes para quem está de dieta. Como eu sempre furo minhas dietas, tudo bem…

Além disso você pode ler e comprar alguns livros edição limitada enquanto come! Achei um lugar super legal para arquitetos, designers, decoradores, ótimo para quem quer ver coisas diferentes e moderninhas no coração da Bélgica.

bruxelas

Endereço: Place du Temps Libre, 1

Pausa no parque

Quanto mais norte da Europa, maior o fascínio pelos parques em dias de sol. Eles apreciam ao máximo os dias de sol, principalmente no verão, já que no inverno é quase impossível estar do lado de fora sem se congelar pelo frio. Portanto, se você está passeando por Bruxelas em um dia de sol em que se pode estar horas do lado de fora, tente escapar para o parque do cinquentenário, onde também está o Arco do Triunfo. Para quem gosta de história, neste parque está o Museu do Cinquentenário, é um dos mais impressionantes museus de história do Mundo. É um dos maiores da Europa e conta com uma coleção gigante de peças e objetos históricos. Aqui vai o site para comprar o ingresso antecipado.

bruxelas

Bate-Volta para Leuven

A vida em Bruxelas pode ser agitada demais para o gosto destes Europeus e normalmente o que eles fazem é escapar para lugares mais tranquilos. Leuven é um cidade muito próxima à Bruxelas, adorada pelos moradores locais. Leuven tem um centro histórico tão lindo quando Bruxelas, com a diferença que está proibido usar carros por lá. Você pode chegar de trem e se for de carro deve deixá-lo estacionado em alguma zona permitida e caminhar um pouquinho. É a típica cidade medieval do norte, com arquitetura típicas e cheia de referências para quem gosta do tema sustentabilidade. Leuven é toda consciente e ambientalmente correta e dá pra fazer bate e volta no mesmo dia.

Imagen

Autora: Farah Serra. Foto do blog www.peloscamposdetrigo.com

Onde ficar em Bruxelas?

Se você reservar com antecência um hotel em Bruxelas, pode ser que não saia tão caro, já que a cidade não é tão turística quanto outras cidades da Europa.

A minha sugestão é sempre se hospedar em lugares centrais e com nota maior que 8 no booking. Eu gosto muito da rede de hotéis NH, que é uma rede espanhola com ótimo custo X benefício. Em Bruxelas recomendo o NH Hotel du Grand Sablon. 😉

Hotel Bruxelas

Endereço: Rue Bodenbroek 2-4, 1000 Bruxelas, Bélgica
Reserve agora o hotel NH du Gran Sablon com cancelamento grátis no site booking.com.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock