Sempre que me perguntam sobre qual das montanhas na Suíça vale a pena conhecer, eu fico com uma dúvida enorme! Na verdade as montanhas na Suíça são bem diferentes em termos de altura, beleza e de atrações para se fazer lá em cima. Os preços, por outro lado, são quase sempre a mesma coisa: caros! Subir uma das montanhas na Suíça usando a infra-estrutura do país pode pesar um  pouco no orçamento, portanto, é importante saber um pouco sobre cada montanha antes de decidir qual delas conhecer.

Hoje resolvi fazer uma lista com as melhores montanhas na Suíça para se conhecer (eu sei, todo mundo junto: “valeeeeeeu ju”) e de quebra te ajudar a decidir qual é a mais legal para a sua viagem.

Montanhas na Suíça: Rigi

Rigi é Rainha das Montanhas, localizada nos arredores de Lucerna. Foi a primeira das montanhas na Suíça a receber a infra estrutura necessária para chegar ao topo com um mínimo de conforto. Alguns personagens ilustres já passaram por lá, entre elas a Rainha Vitória, da Inglaterra! Uau!

Bom, você precisa saber algumas coisas sobre a Rigi, a primeira delas é que esta é a montanha suíça com menor altitude (1797m) entre as listadas aqui… e por isso é a montanha mais barata na Suíça! Aeeee!!! Aliás, se você comprar o Swiss Pass, por exemplo, a subida está incluída no seu bilhete! Ponto pra Rigi!

Montanhas na Suíça

Como chegar em Rigi?

Para subir em Rigi, você tem 3 opções, usando vários meios de transporte disponíveis lá:

  • Opção 1: Ir de trem até uma cidadezinha chamada Arth-Goldau e lá pegar o funicular (outro trenzinho, só que com uma tecnologia diferente) até o topo da montanha Rigi.
  • Opção 2: Pegar um barco em Lucerna até uma cidadezinha chamada Vitznau e lá pegar o funicular até o topo da montanha Rigi.
  • Opção 3: Pegar um barco em Lucerna até uma cidadezinha chamada Weggis, lá pegar o bondinho até Rigi Kaltbad e ali fazer a baldeação para o funicular e seguir até o topo da montanha Rigi.

É claro que você pode fazer a ida por um caminho e a volta por outro, por exemplo, o que eu recomendo! O caminho mais legal na minha opinião é fazer a ida por (1) Arth-Goldau e volta por (2) Vitznau, voltando de barco até Lucerna, o que eles chamam de “Magestic Trip”. A “Classic Trip” é fazer a ida por (2) Vitznau e volta por (3) Weggis, usando o barco em ambos os trajetos.

Melhor época para subir a Montanha Rigi?

Tem passeios até lá o ano inteiro, mas eu só recomendo a subida se o dia estiver claro. Do contrário, você perde a melhor parte do passeio: a paisagem! Escolha um dia ensolarado para subir, e estes dias serão mais frequentes no verão.

Preços para subir a Montanha Rigi?

  • Preço com Swiss Pass: Grátis
  • Preço Magestic Trip: CHF 107,80
  • Preço Classic Trip: CHF113
  • Preço Day Trip (ida e volta pelo mesmo percurso) CHF 68

Se quiser, pode fazer um tour até Rigi saindo de Zurique, aqui neste link tem mais informações.

Montanhas na Suíça: Pilatus

Pilatus é uma das mais populares montanhas na Suíça, e fica nos arredores de Lucerna! São 2132 metros de altitude e uma infra um pouco mais renovada que a Rigi. Por outro lado, é uma montanha um pouco mais cara… Diz a lenda que Dragões viviam em Pilatus na idade média, e era ali que o fantasma de Poncio Pilatus descansava! Teve uma época que era proibido escalar a montanha, devido ao perigo de encontrar com os Dragões e ser devorado na montanha, atrapalhando o descanso do fantasma. Daí exorcizaram a montanha e voilá, os Dragões foram embora! 😀

Montanhas na Suíça

Como chegar a Pilatus?

O passeio completo até o topo do Pilatus pode ser feito de duas maneiras:

  • Opção 1: Vá de busão até uma cidadezinha chamada Kriens e lá, pegue os bondinhos até o topo.
  • Opção 2: Pegue o barco até Alpnachstad e suba de funicular até o topo da montanha.

Eu fiz a opção (1) por Kriens e curti bastante, porque é bem prático para quem está em Lucerna. Você pode fazer a ida de um jeito e a volta por outro, para passear um pouco de barco, chamada Golden Roundtrip. Se não quiser ir de barco até Alpnachstad, pode ir de trem, daí é a Silver Roundtrip.

Melhor época para subir a Montanha Pilatus?

Aqui vale a mesma dica, só suba se o céu estiver ensolarado. Dias encobertos são uma perda de dinheiro, porque chegando lá você não vê nada! Se resolver subir no inverno, prepare-se para o frio! A temperatura na montanha está sempre uns 15 graus abaixo da temperatura na cidade, ou seja, se lá embaixo estiver próximo a zero, já sabe.

Já me perguntaram se Pilatus é neve o ano inteiro, e a real é que não. No verão derrete tudo, ficam só as pedras e grama verdinha. Dá para avistar, por outro lado, outras montanhas com neve o ano inteiro, que ficam na zona mais alta dos Alpes.

Preços para subir a Montanha Pilatus?

  • Preço com Swiss Pass: 50% de Desconto
  • Preço Day Trip (ida e volta pelo mesmo percurso): CHF 72
  • Preço Golden Rountrip: CHF 106
  • Preço Silver Roundtrip: CHF 83,20

Tours saindo de Zurique até Pilatus, neste link aqui.

Montanhas na Suíça: Jungfrau

Uma das Montanhas na Suíça mais procuradas pelos brasileiros. É uma atração bem popular para quem está na região de Interlaken, um dos lugares mais procurados pelos turistas em todas as estações. Ela tem 4158 metros e uma vista de tirar o fôlego! É ela que tem neve o ano inteiro, e dá para passar o dia fazendo as baldeações em diferentes pontos da montanha e outros vilarejos.

O trajeto até o topo passa por um túnel feito dentro da montanha! É também uma das mais caras montanhas na Suíça, para subir e, como as montanhas anteriores, também há várias formas de chegar até o topo.

Montanhas na Suíça

Como chegar na Jungfrau?

Há também duas formas de chegar até ao topo da Jungfrau. Uma é por Lauterbunnen, e outra é por Grinelwald. Você também pode subir por um lado e voltar por outro, que é o que todo mundo faz. Mas perca um tempo nas paradas intermediárias, visite os vilarejos das montanhas e faça muitas fotos por lá, você vai amar a visita!

  • Opção 1: Saia de Interlaken e faça a baldeação em Lauterbrunnen. Lá pegue um trenzinho até Kleine Scheidegg e finalmente, o trem até Jungfraujoch.
  • Opção 2: Saia de Interlaken e faça a baldeação em Grinelwald. Lá pegue um trenzinho até Kleine Scheidegg e finalmente, o trem até Jungfraujoch.

Melhor época para subir a Montanha Jungfrau?

A alta temporada em Jungfrau é no verão. Se você for no verão, vai ver paisagens lindas e conseguir aproveitar mais tempo na montanha. No inverno há muita gente que faz esportes de neve, e se for o seu caso, é uma ótima época também.

Preços para subir a Montanha Jungfrau?

  • Preço com Swiss Pass: 50% de Desconto em alguns trechos;  25% em outros. Com o Swiss Pass a conta vai sair uns 100 CHF.
  • Day Trip: CHF 204,40

Tours de Zurique para a Jungfrau, aqui.

Montanhas na Suíça: Matterhorn

Entre as Montanhas na Suíça, esta é o clichê da Suíça! É daí que vem a logomarca dos chocolates Toblerone, por exemplo. Para subir, primeiro você vai de bondinho, faz algumas baldeações até encontrar o bondão, onde você terá que se dividir com os esquiadores, que desde outubro já vão para lá brincar de esqui. Lá tem neve o ano inteiro, mas para esquiar no verão tem que ir cedinho, porque pela tarde o sol começa a derreter o gelo.

Recomendo que você faça paradas estratégicas nas baldeações do seu passeio, quando você estiver voltando do topo. Isso porque pela manhã você vai ter a melhor vista do topo e terá mais energia para aguentar o friozão que faz lá em cima. Leve luvas, gorro, sapatos impermeáveis, roupas impermeáveis (ou ao menos um par de roupas secas na mochila), cachecol e corta-vento. FAZ MUITO FRIO LÁ EM CIMA!!! Em outubro, o topo da montanha já estava a -5 graus. Prepare-se muito bem para este passeio.

Montanhas na Suíça

Como chegar na montanha Matterhorn?

Matterhorn fica em Zermatt, no sul da Suíça. A única forma de chegar em Zermatt é de trem, já que está proibido circular carros particulares na cidade. Para subir ao Matterhorn só há um trajeto direto, mas você pode fazer algumas paradas intermediárias ou ir direto ao topo, chamado de Glacier Paradise. É preciso tomar alguns bondinhos e pronto, chega até lá em cima! É bem sinalizado, não tem como se perder!

  • Opção 1: Em Zermatt, pegue um bondinho até Furi. De lá, faça baldeação para Trockener Steg e finalmente, siga para Matterhorn glacier paradise

Melhor época para subir a Montanha Matterhorn?

Está aberto o ano todo, e tem uma estação de esqui funcionando até no verão! Aconselho ir no verão, para aproveitar a paisagem e caminhar na montanha. Se for esquiar, entre outubro e maio é a melhor época. É o ponto mais alto da Europa, portanto, o mais frio! Leve muita roupa de frio pesado para te proteger!

Melhor época para subir a Montanha Matterhorn?

  • Preço com Swiss Pass: 50% de Desconto
  • Glacier Paradise Round Trip: CHF 100

Tour privado em Matterhorn, aqui.

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.