Quem aí também ama um Mercado de Natal? Os Mercados de Natal são uma grande atração do inverno europeu há séculos! Na Suíça, a tradição envolve comidas típicas, artesanato local, barraquinhas decoradas, árvores enfeitadas e de preferência, muita neve! Convidamos vários blogueiros e produtores de conteúdo da Suíça para escrever sobre os 10 mercados de natal mais fabulosos do país e aqui vai o post mais esperado da estação! Din Gon Bel pra vocês e aproveitem!

1. Mercado de Natal em Berna

Por Renata Autran
As Viagens da Rê | Instagram | Facebook

Em dezembro, Berna brilha! Quando o cheiro de pão de gengibre, caramelo e vinho quente circula em todos os lugares, e as luzes de inverno cintilam em todos os cantos, é sinal que o Mercado de Natal está começando. Compre presentes e beba o famoso vinho quente (Glühwein) nas ruas medievais da cidade que é Patrimônio Mundial e tenha uma experiência maravilhosa. O mercado de Natal de Berna fica na Münster e Waisenhausplatz.

Ao pé da Catedral de Berna, a igreja com a maior torre na Suíça, os artesãos regionais oferecem seus itens únicos. Aqui você vai descobrir com muito amor caseiro, artístico, culinário e muito mais. Há também um rumor de que o vinho branco e quente no “Märitbeizli” é o melhor da cidade!

Mercado de Natal Berna

Da Münsterplatz você pode caminhar para o segundo local em poucos minutos. Há mais de 50 casas de madeira decoradas festivamente, os visitantes encontrarão uma grande variedade de lembrancinhas, artigos típicos de natal e itens para uso diário. Dica: O fondue do-it-yourself no “Märitbeizli” é uma experiência inesquecível!

Horário: 2 a 23 de dezembro de 2017
Segundas, Quartas e Sextas: 11h às 18h30
Quintas: 11h às 21h
Sábados e Domingos: 10h às 18h
Sábado, 23 de dezembro 10h às 16h

2. Mercado de Natal em Bremgarten

Por Monique Bianchi
Me Joguei no Mundo | Instagram | Facebook

O mercado de natal que acontece na cidade de Bremgarten se destaca entre os principais da Suíça. São mais de 320 estandes e a cidade se ilumina e se transforma para esta que é uma das épocas mais especiais do ano.

A cada ano a linda cidade de Bremgarten, que fica localizada no cantão Aargau, recebe cerca de 100.000 visitantes durante o mercado de natal! Apesar de ser uma cidade pequena, Bremgarten possui um centro histórico medieval e cheio de charme, o que torna o mercado de natal ainda mais único e especial.

Além de ser o maior e um dos mais bonitos mercados de natal na Suíça, em Bremgarten acontecem muitas atividades culturais exaltando as tradições natalinas no país como um desfile com o Samichlaus (a versão suíça do papai noel) e seu ajudante Schmutzli que se compara mais a um homem do saco responsável por pegar as crianças que não se comportaram bem durante o ano.

Mercado Natal Bremgarten

Bremgarten fica apenas 20km distante de Zurique e o mercado de natal por lá começa no primeiro final de semana de dezembro! Até hoje, de todos os mercados de natal que visitei pela Suíça, esse realmente foi o mais bonito e animado. Recomendo a visita!

Horário: 7 a 10 de dezembro de 2017
7 de dezembro: 13h30 às 22h
8 e 9 de dezembro: 11h às 22h
10 de dezembro: 11h às 19h

3. Mercado de Natal em Basel

Por Ana Luiza
Pelo Mundo Blog | Instagram | Facebook

Eu amo mercado de Natal e o de Basel é o meu preferido. Além dele ser o maior daqui da Suíça, ele tem um espaço todo especial para as crianças: o Märchenwald (que significa, floresta encantada).

Lá existem várias casinhas onde os pequenos podem fazer atividades como: velas decoradas, pinturas, lebkuchen (uma espécie de pão de mel), trabalhos em madeira, assar pão no fogo de chão… entre outras brincadeiras super divertidas.

O Märchenwald fica na Münsterplatz, do lado da Catedral de Basel. Alí também você vai encontrar muitas barraquinhas que vendem decorações de natal e comidas típicas desta época. Em Basel, o mercado de Natal também acontece na Barfüsserplatz, ao redor da  Barfüsserkirche (igreja Barfüsser).

Mercado de Natal Basel

Estes dois lugares (Münsterplatz e Barfüsserplatz) são próximos um do outro e é possível fazer o trajeto entre eles caminhando. Basta seguir as placas que indicam por onde seguir e aproveitar tudo o que o mercado de natal oferece!

Horário: 23 Novembro a 23 Dezembro 2017
Aberto diariamente das 11h às 20h30, exceto dia 23 de dezembro.
23 Dezembro 2017, Münsterplatz: 11h às 18h
23Dezembro 2017, Barfüsserplatz: 11h às 20h

4. Mercado de Natal em Lucerna

Por Juliana Guimarães
Eu Ando Pelo Mundo | Instagram | Facebook

Lucerna já é linda em qualquer época do ano. No Natal então, é um encanto para nossos olhos! A cidade fica inteira decorada durante o Natal e suas ruas charmosas nos envolvem numa atmosfera de brilho e músicas Natalinas emocionantes. Festividades tradicionais acontecem ao longo do mês, em diversas partes da cidade. O mercado mais tradicional acontece na Franziskanerplatz, de 1 a 23 de dezembro. Já na Mühlenplatz, 20 barraquinhas apresentam itens de natal tradicionais em vários países do mundo, enquanto na estação principal ocorre o Christ Child Market, também com comidas típicas e a pista de patins no gelo. Para as crianças, é uma excelente atividade (ainda que adultos também arrisquem alguns movimentos no gelo e é bem divertido ver a galera brincando por ali).

Você pode aproveitar a época do Mercado de Natal em Lucerna e visitar alguns dos restaurantes mais famosos da cidade, que certamente estarão decorados com as luzes de Natal. Um dos meus preferidos é o Pfistern, famoso por seu menu nada modesto com mais de 100 tipos de fondue de queijo! Vale a visita!

Mercado de Natal Lucerna

Mercado de Natal Lucerna

Horário Christ child market: 23 de Novembro a 23 de dezembro de 2017, das 10h às 21h
Mühlenplatz: 14 a 17 de dezembro, terça à sexta de 11h às 21h, Sábado de 10h às 21h e Domingo de 10h às 19h
Franziskanerplatz: 1 a 20 de dezembro, das 11h às 21h

5. Mercado de Natal em St. Gallen

Por Bruna Aeppli
Do Outro Lado do Mundo | Instagram | Facebook

St. Gallen, a maior cidade do ‘Ostschweiz’ (leste suíço), ganha um ar mágico e romântico durante o tempo do Advento. Com uma linda feira de Natal, uma árvore enorme em frente à Catedral e uma programação especial, o Natal muda a cara da cidade. Mas com certeza o auge da festa fica por conta da decoração no centro, onde 700 estrelas luminosas são espelhadas pelas ruas.

 Passear pelo Mercado de Natal é uma festa para os sentidos, pois essas ‘barraquinhas’ de madeira bem no estilo suíço vendem de tudo, desde enfeites natalinos, brinquedos feitos à mão passando pela mais tradicional culinária suíça até chegar às doces delícias locais. Mas quem vem pela 1a vez não pode deixar de experimentar uma autêntica Olma Bratwurst, a salsicha típica da cidade. E o cheirinho da barraquinha de Glühwein, a versão suíça do nosso quentão brasileiro, será irresistível e é um convite à uma xícara, afinal nesse frio de inverno europeu uma bebida quente cai muito bem!

Mercado de Natal St. Gallen

Se você quiser conhecer melhor o Mercado de Natal de St. Gallen, fiz um vídeo mostrando esse lugar mágico, disponível no meu canal do youtube.

Horário: de 30 de novembro a 23 de dezembro, às 11h

6. Mercado de Natal em Montreux

Por Fernanda Diniz
Viagens de Mãe | Instagram | Facebook

Em Montreux, a magia toma conta do Mercado de Natal. As barracas são montadas às margens do Lac Lèman e oferecem itens de decoração, artesanato e comidas típicas. No centro do mercado, há uma casinha onde as pessoas deixam sua cartinha para o Papai Noel. Pedidos ou agradecimentos, cada cartinha guarda uma história, uma crença. Algumas cartinhas parecem até uma oração ao bom velhinho.

O mercado tem também apresentações musicais. É uma verdadeira festa. E a iluminação instalada nas redondezas é simplesmente encantadora. Um destaque especial à decoração em frente ao famoso Cassino de Montreux.

Mercado de Natal Suíça

Além de tudo isso, o mercado de Montreux guarda uma surpresa: ao anoitecer, Papai Noel sobrevoa a margem do lago em seu trenó iluminado. De hora em hora as pessoas param para ver o bom velhinho passar acenando para todos. Momento de puro encantamento, tanto para crianças quanto para adultos.

Uma boa pedida para curtir o mercado de Natal de Montreux é combinar com um passeio na Casa do Papai Noel, que fica em Rochers-de-Naye, uma montanha da região. Mais detalhes sobre esse passeio aqui no blog Viagens de Mãe.

Horário: de 24 de novembro a 24 de Dezembro de 2017
Domingo a quinta: das 11h às 22h
Sexta e Sábado: das 11h às 23

7. Mercado de Natal em Lugano

Por Michel P. Zylberberg
Rodando pelo Mundo | Instagram | Facebook

Muita gente nem cogita a possibilidade de viajar pela Europa durante o inverno, mas depois de 11 anos morando na Suíça não posso negar é uma estação bem charmosa com várias atrações e atividades. Uma das mais tradicionais é, sem dúvida, o mercado de natal, quando muitas praças do país se enchem de luzes, sons e cores, envolvidas pelo perfume do vinho quente e das saborosas castanhas torradas na hora.

Lugano, no sul (parte italiana) da Suíça é uma cidade com alma turística, e nessa época de inverno fica ainda mais acolhedora, pois todas as ações entre natal e reveillón acontecem nas mais famosas praças da cidade, à beira do belíssimo lago Ceresio.

Mercado Natal Lugano

O mercado de natal começa dia 23 de novembro e dura um mês, mas as atividades se estendem até pelo menos dia 7 de janeiro. As famosas “Piazza Riforma” e “Via Nassa” ficam tomadas de barracas com produtos de artesanato e decoração, até especialidades gastronômicas. As barracas se espalham pela Piazza Dante, Piazzetta San Carlo, Piazza Manzoni, Via Pessina, Piazzetta Maraini, Via Magatti e Via Soave todos os dias de 11h até as 19 horas.

Mercado de Natal Lugano

Além do mercado, existe também uma pista de patinação no gelo, o “Villaggio per i bambini” com atrações para as crianças, shows, animação e a grande festa da virada. A Piazza Riforma ganha ainda mais charme com a tradicional árvore de natal, que é iluminada em uma cerimônia no dia primeiro de dezembro.

Horário: 23 de novembro a 7 de janeiro de 2018
23 de novembro a 20 de dezembro: de 11h às 19h
24 de dezembro: de 11h às 17h, Centro da cidade
23 de novembro a 7 de dezembro: Piazza della Riforma e Via Nassa
8 de dezembro a 24 de dezembro: Centro da cidade

8. Mercado de Natal em Seegräben

Por Adriana Bailoni
Instagram

A maioria de nós conhece e acompanha todos os anos as decorações feitas com abóboras na Jucker Farm, em Seegräben, no Kanton Zürich. O que talvez nem todos saibam é que exatamente ali acontece todo final do mês de novembro a Winterzauber. Com o tema “Winter Magic in Seegräben” a oitava edição do evento acontece nos dias 25 e 26 deste mês, na Dorfstrasse, com diversas atrações para adultos, crianças e turistas de toda a parte do mundo.

Para quem gosta de uma “feirinha” a Winterzauber é o lugar ideal para estar nesta época do ano. E na verdade é uma grandíssima feira! São mais de 100 estandes, entre vendedores de comida, produtos típicos, presentes e souvenirs. Uma estrutura com 400 assentos “quentinhos”, ideais para dias gelados, foi organizada numa vila ambientada para a ocasião. Mais de 10 mil visitantes são esperados nos dois dias de evento. A estrutura conta ainda com a loja de produtos BIO e um restaurante com suas comidas e doces caseiros.

As atrações são para lá de diferenciadas e as crianças vão amar: passeio em camelos, escola de equitação, passeio em burro e até uma carruagem puxada por cachorros siberianos. A família ainda se diverte fazendo suas próprias velas (aliás, uma tradição que cresce a cada ano entre nós estrangeiros), grelhando wurst e cervelas em fogueiras e ainda se deliciando com o famoso Foundue de queijo. Inclusive, um dos lugares inusitados para se comer o típico prato suíço é dentro de uma pequena piscina, mesmo abaixo de 0 graus.

Em tempo: Todos os anos, os organizadores têm a difícil tarefa de selecionar pela rede social do Facebook felizardos que desfrutarão do espaço Fondü-Hüttli. Uma espécie de cabana de madeira – a Holz Box – com vista para a feira e capacidade para 16 pessoas. Infelizmente, este ano nem eu nem você conseguiremos uma vaga. Segundo os organizadores, após uma hora do comunicado centenas de pessoas já tinham se inscrito. Mais Informações: http://winterzauber.ch/

Horário: 25 e 26 de novembro de 2017
25 de Novembro: das 11h às 21h
26 de Novembro: das 11h às 18h
Endereço: Dorfstrasse 1 – 8607 Aathal-Seegräben

9. Mercado de Natal em Einsiedeln

Por Liana Soares
Ela é Americana | Instagram | Facebook

A cidade de Einsiedeln não está entre as mais populares da Suíça. Porém é o lugar mais importante de peregrinação dedicada à Virgem Maria no país. Faz parte do caminho de Santiago (na rota de Santiago de Compostela) há séculos. Fica no cantão de Schwyz e é conhecida na comunidade cristã também pelo monastério que existe lá, a imponente Abadia de Einsiedeln. Einsiedeln fica a mais ou menos 1 hora de trem de Zurique.

O mercado de Natal da cidade fica na praça onde está a abadia, é lindíssimo, um dos mais tradicionais e o maior da Suíça central. Infelizmente ele só acontece durante uma semana no ano, este ano acontece de 02 a 10 de dezembro de 2017. Então se você se programar para ir lá, se agasalhe bastante porque mesmo com um Glühwein o frio é intenso!

Mercado de Natal Einsiedeln

Horário: 2 a 10 de Dezembro de 2017
Domingo a Quinta: 11h às 19h30
Sextas e Sábados: 11h às 21h

10. Mercado de Natal em Zurique

Por Juliana Guimarães
Eu Ando Pelo Mundo | Instagram | Facebook

Zurique se enche de cores e luzes na época do Natal. Por todo o centro histórico, a cidade incorpora o estilo natalino que contagia a todas as pessoas, de todas as idades. A começar pelo tradicional mercado de Natal na estação principal, a Hauptbahnhof. Além das barraquinhas de comidas típicas e artesanato, a árvore de Natal gigante, toda feita com cristais Swarovski, ilumina os olhos e já nos permite ter uma ideia da grandiosidade do mercado de Natal na cidade.

 Em seguida, caminhando pela Bahnhofstrasse, as luzes da avenida te guiarão o olhar para outras atrações natalinas, antes de chegar ao grande Mercado de Natal. Entre elas, a tradicional árvore cantante, onde crianças se apresentam num coral natalino emocionante, em várias horas do dia. Logo ali há um mini-mercado onde você pode aquecer o corpo com o tradicional Glühwein, antes de continuar a visita até a Niederdorfstrasse, onde acontece o tradicional mercado de Natal do Centro histórico. Finalmente, dedique algumas horas até ir à Opernhaus, onde está o mercado principal da cidade.

Todos os anos, de frente à ópera de Zurique, este mercado atrai visitantes de todo o país seja para comer as guloseimas de Natal, seja para comer um fondue de queijo ou uma deliciosa raclette, seja para patinar no gelo, na sua pista iluminada!

Mercado de Natal Zurique

Mercado de Natal Zurique

Horário: 23 de Novembro a 24 de dezembro de 2017
Ópera: Segunda a Sábado: das 11h às 22h Domingos: das 11h às 20h (termina 23/12)
Hauptbahnhof: Domingo a Quarta: das 9h30 às 21h, Quinta a Sábado: das 9h30 às 22h (termina 24/12 às 16h)
Centro Antigo: Segunda a Sábado: das 11h às 21h, Domingos: das 11h às 19h (termina 23/12)

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.