Se você pensa em viajar de trens panorâmicos na Suíça, este post é para você! Durante a viagem #CalorNosAlpes, tivemos a oportunidade de conhecer as rotas de trem panorâmico do Grand Train Tour of Switzerland, ou seja, as rotas de trens panorâmicos mais bonitas da Suíça! E não é que o assunto rendeu um post inteirinho? Se você também quer saber quais são as rotas de trens panorâmicos mais bonitas para se fazer na Suíça, dá uma lida neste post agora!

1. Bernina Express

Bernina

O Bernina Express faz a rota entre St. Moritz e Locarno, na Itália. Este trem é um espetáculo, primeiro, porque os vagões possuem janelões até o teto, o que permite uma visão completa da paisagem alpina na região. Segundo, é um dos trens mais confortáveis que eu já viajei, com poltronas amplas e lugar marcado, ou seja, ninguém vai ficar disputando lugar no trem. O trem oferece serviço de bordo e uma carta de souvenirs para quem quer levar mais do fotos de lembrança.

 

2. Glacier Express

glacier_express2

O Glacier Express é outro trem panorâmico cujos assentos requerem reserva antecipada, porém, que faz toda a diferença na sua viagem! A rota sai de Zermatt até St. Moritz, com paradas intermediárias em cidades como Chur, por exemplo. Aproveite para almoçar no trem, um menu completo com salada, prato principal e sobremesa! Nham! 😀

 

3. Luzern – Interlaken Express

calor_nos_alpes_lucerna_interlaken16

A rota entre Lucerna e Interlaken é sem dúvida uma das rotas mais lindas para se fazer de trem. No meio do caminho, paisagens de tirar o fôlego, passando por lagos de água azul turqueza e muitas montanhas. No verão, as montanhas estão verdinhas e no inverno, fica tudo branco de neve. Eu prefiro no verão – sinto frio até nos fios de cabelo – mas há quem desfrute do inverno também! De qualquer forma, o visual é lindíssimo!

4. Golden Pass Express

calor_nos_alpes_montreux_29

O Golden Pass Express faz a rota entre Zweizimmen e Montreux, você pode pegar a rota saindo de Interlaken sentido Zweizimmen e de lá, pega o trem panorâmico até Montreux. O Golden Pass Express é um trem vintage, confortável e mega charmoso, que faz a rota entre a suíça alemã e a suíça francesa. O trem possui serviço de bordo também e vende postais lindíssimos que vale a pena comprar para recordação!

5 . Zermatt – Gornergratt

zermatt_calor_nos_alpes6

O trem que sai de Zermatt sentido a Gornergratt é um dos trens panorâmicos na Suíça mais bonitos para se fazer. O trajeto vai revelando as paisagens da região de Valais, entre elas, a famosa montanha Matterhorn! Num dia ensolarado, você vai ter a certeza de que a montanha é sua! 😀

6. Rhaetian Railway

calor_nos_alpes_stmoritz13

O trajeto operado pela Rhaetian Railway entre Chur e St. Moritz é sem dúvida um dos trajetos de trens panorâmicos na Suíça mais bonitos! Tanto que os trens Bernina Express e Glacier Express promovem a rota como parte do seu itinerário. Porém, você pode fazer a rota de forma independente nos trens regionais e desfrutar do mesmo jeito as paisagens mais fantásticas da região!

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.