Uma das minhas últimas descobertas na Suíça foi o lago Caumasee, sem dúvida um dos lagos mais bonitos para se conhecer no país. Com uma água tão cristalina quanto as paisagens do Caribe, o lago tem atraído visitantes locais e alguns turistas que buscam sossego, natureza e visuais deslumbrantes. E aqui vão as dicas explicadinhas para que você também possa aproveitar o melhor do Lago Caumasee na Suíça.

Caumasee

Onde fica o Lago Caumasee no mapa?

Fica na cidade de Flims, que está próxima a Chur, capital do Cantão de Graubünden. É uma área bem pouco explorada pelos turistas internacionais, sendo mais frequentada por moradores locais da região.

Endereço: Via Dil Lag (nearest road), Caumasee, 7017 Flims
Site oficial do restaurante Caumasee

Como chegar no Caumasee?

Para chegar de carro, você precisa colocar Caumasee ou Lake Cauma no GPS. Se ele não aceitar, busque por Flims e então, Via Dil Lag. Há vários estacionamentos na entrada do parque, que costumam lotar bem rápido no verão. Se não encontrar vaga, tente estacionar no “Sportzentrum” ou em Flims, a 15 minutos de caminhada da entrada do parque.

Você pode alugar um pelo site da RentCars que compara os preços das locadoras locais e oferece as melhores tarifas para quem aluga o carro com antecedência. Clique aqui para saber mais.

Caumasee

Se você não quiser alugar um carro, também é possível chegar ao Lago Caumasee usando os transportes públicos. Neste caso, pegue um trem até Chur, e de lá, um ônibus até Flims Waldhaus. O trajeto é feito de ônibus e está 100% coberto dentro do preço do Swiss Travel Pass.

Quando chegar na entrada do parque, você vai precisar seguir uma trilha de aproximadamente 10 minutos até a entrada do funicular, que leva até o lago.

Caumasee

A minha rota pelo Caumasee

Eu saí cedo de Zurique e fui de trem até Chur, onde peguei um carro para ir até Flims. Devolvi o carro no fim do dia e depois voltei de trem para Zurique. Achei mais fácil fazer assim e evitar ter que esperar os ônibus que saem de Chur sentido Flims a cada 30 minutos. Você pode consultar os horários dos trens no Google Maps que está bem sincronizado ou no aplicativo da SBB que já informa os trens e ônibus para fazer na sua rota.

Caumasee

Assim que chegamos em Flims, buscamos as placas que informam onde fica o lago Caumasee. Há várias formas de chegar lá e estacionamentos por todas as partes. Nós encontramos uma vaga próximo à entrada do parque e de lá saímos para a trilha até o funicular do lago Caumasee. São aproximadamente 10 minutos caminhando até o funicular e daí você escolhe se prefere descer até o lago pela trilha (mais 30 minutos de caminhada) ou de funicular (2 minutos). Nós subimos e descemos de funicular. 😛

Optamos por caminhar na beira do Lago em vez de fazer a trilha. É que eu queria ainda aproveitar o fim do dia para conhecer outro lago, o Crestasee, que em breve vira post aqui também.

Caumasee

Passamos a tarde no Caumasee caminhando, fazendo muitas fotos e um piquenique na beira da água. Era começo do outono, havia alguns malucos na água mas nós não nos atrevemos a nadar. Estava quente, mas nada que justificasse entrar na água gelada!

Caumasee

O lugar é realmente um encanto e propicia momentos de paz, com direito a muito ar puro nos seus pulmões! Estar em contato desta forma com a natureza quase virgem é realmente um privilégio. Para mim, este tipo de passeio funciona como uma bomba de energia para encarar a vida na cidade depois!

O que fazer no Lago Caumasee?

Bom, como todo passeio de lago na Suíça, o principal objetivo é apreciar a natureza. Não tem parquinho, roda gigante ou edifícios por perto. Há somente o som dos animais, o barulho da água e o silêncio das montanhas. Coisa que eu realmente adoro na Suíça.

Caumasee

Há um restaurante no Lago Caumasee que funciona somente entre os meses de junho a outubro. Para quem gosta de um pouco mais de conforto, é bem legal. Nos demais meses do ano, o parque fica aberto, porém você precisa levar lanches e bebidas na mochila.

Caumasee

Durante o verão, é cobrada entrada de 12CHF por adulto e 6CHF para crianças de 6 a 16 anos. Se você está hospedado na região, peça um GuestCard no hotel, que dá 50% de desconto para adultos e as crianças possuem entrada grátis.

Caumasee

É possível alugar caiaque, pranchas de stand-up paddle e pedalinho, e os preços são razoáveis. Leve dinheiro em cash para este tipo de atividade e divirta-se!

Caumasee

Onde ficar no Caumasee?

Se você quer aproveitar bem a região e explorar outros lagos, talvez seja interessante de hospedar nas redondezas. O lugar mais interessante na minha opinião é a cidade de Chur, onde há realmente muitas atrações lindas para se fazer ao redor. Quando fomos a Chur, ficamos no hotel Ibis Chur, que está um pouco afastado do centro histórico, mas com carro isso não fazia muita diferença.

Hotel Ibis Chur
Endereço: Richtstrasse 19, Chur, Suiza
Reserve pelo Booking.com

Chur

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.