Se você está passeando pela Suíça e quer visitar as Montanhas em Interlaken – as mais famosas do país – mas tá meio que na dúvida sobre onde ir, bem vindo a este post! Você e 99,99% dos turistas que visitam a Suíça ficam meio perdidos na hora de decidir qual a melhor montanha em Interlaken para visitar. Tem várias opções e todas elas são lindas, então decidi dar uma força aí pra sua viagem e fazer este guia das montanhas em Interlaken. Bora lá!

Leia também: Dicas de Interlaken: guia sobre a cidade

Mapa Montanhas Interlaken

Imagem: LonelyPlanet

Lista das melhores montanhas em Interlaken

Pra começar, nesta listinha não estão todas as montanhas em Interlaken (são muitas, sério), mas sim, todas as montanhas com infraestrutura para subir usando bondinhos, trens ou funiculares. Tirei da lista montanhas selvagens, só pra facilitar.

Jungfraujoch
Schilthorn
First
Schynige Platte
Pfingstegg
Harder Kulm

Ufa. E estas são só algumas das montanhas em Interlaken! Mas ok, vamos falar um pouquinho mais de cada uma, há posts aqui no blog sobre várias delas, e espero com este guia você possa decidir qual montanha subir!

Jungfraujoch 3554m

Montanha mais famosa da região, conhecida como Top of Europe. Recebe este nome porque lá em cima está a estação de trens mais alta de toda a Europa. É a única destas montanhas com neve o ano inteiro, já que ela fica no topo de uma geleira. Também é a montanha mais cara de todas. Só ela, tarifa cheia, custa mais de CHF200 por pessoa. Quem tem o Swiss Travel Pass consegue 50% de desconto para subir nela, mas convenhamos, é um baita investimento pra subir na Jungfraujoch. Recomendo a subida em dias de sol ou com poucas nuvens.

Jungfrau Montanha

No topo da montanha, além de restaurantes, há algumas atrações menores, provavelmente para distrair aos turistas em dias nublados, mas nada que compense a subida somente por elas. Portanto, avalie bem a previsão do tempo antes de investir nesta montanha. Recomendo comprar o Swiss Travel Pass com antecedência e decidir subir na Jungfrau no dia anterior, há trens para a montanha saindo a cada 30 minutos e sempre tem lugar disponível. Lembre-se que você levará cerca de 2 horas de trajeto desde Interlaken Ost até o topo da Jungfrau.

Schilthorn 2960m

É a montanha onde gravaram um dos filmes do 007 e recentemente investiram bastante nela, tanto que a montanha está chamando a atenção de muitos turistas ao redor do mundo. Diferentemente da Jungfrau, a Schilthorn é acessível de bondinho, portanto, a subida é mais emocionante. Se você tem medo de altura, melhor evitá-la.

Schilthorn Montanha Interlaken

Há várias atrações nas paradas intermediárias entre os bondinhos da Schilthorn, e a que mais me chamou a atenção é a Thrill Walk, uma estrutura de aventura a 2600 metros de altitude. No topo, há um restaurante giratório bem interessante, conceito bem inovador, bom para comer um hambúrguer por lá. Os preços custam menos que Jungfrau, mas ainda assim são salgados (aprox. CHF 100 por pessoa). A grande vantagem desta montanha é que ela estará 100% inclusa no Swiss Travel Pass em 2018. Ou seja, ponto para ela!

First 2168m

Uma montanha mais acessível e mais baixa, costuma ter neve somente nas estações mais frias do ano. A subida é feita de bondinho, saindo de Grindelwlad. Entre as atrações estão a Cliff Walk, plataforma bem tensa para caminhar na montanha, e a First Flieger, uma espécie de tirolesa no topo, que pode servir de transporte para baixar a montanha até certo ponto. Também há muitas trilhas para fazer no verão, a mais famosa é a que leva até o lago Bachalpsee.

First Montanha

Imagens: Jungfraubahnen

No inverno, a montanha atrai esquiadores e também é possível fazer trenó, se você não é da turma do esqui/snowboard. Também há um hotel no topo da montanha que funciona entre o final de abril e fim de outubro durante a temporada quente, e entre o fim de dezembro e começo de abril na temporada fria.

Schynige Platte 2068m

Este é um dos lugares onde você terá o melhor panorama das montanhas em Interlaken. Um trenzinho tipo cremalheira leva visitantes até lá desde 1893 e só opera entre o final de maio até o fim de outubro. Você vai conseguir visualizar bem os lagos Brienz e Thun de um lado, e do outro, as montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.

Schynige Platte

Imagens: Jungfraubahnen

Há um hotel e restaurante no topo da montanha, entre as atrações está a apresentação de música típica com o Alphorn, instrumento musical tradicional nas montanhas suíças. Lá em cima há várias trilhas acessíveis de curta duração, mas há quem vá até lá para fazer a trilha mais famosa de 6 horas (sem pausas), que vai até Faulhorn, depois até o lago Bachalpsee e a seguir, First.

Pfingstegg 1391m

Esta montanha só funciona entre o fim de maio e fim de outubro e basicamente é o lugar ideal para curtir do RodelBahn, ou melhor, um tobogã na montanha. Para as crianças é a melhor atividade da região em dias ensolarados e os preços são bem mais acessíveis. Adultos também podem brincar, cada descida de trenó custa CHF 5,50 por pessoa e para chegar até a montanha, custa CHF24 ida e volta por pessoa. Não funciona em dias chuvosos.

Pfingestegg

Imagem: My Switzerland

Também há trilhas para fazer na região, caso você não queria brincar com o tobogã. A maior parte das trilhas é de aproximadamente 1h30, ou seja, dá pra encarar. Exceto a trilha que leva até o abrigo Schreckhornhütte, que dura mais de 4 horas só pra chegar.

Harder Kulm 1332m

Uma plataforma bem pertinho de Interlaken de onde se pode avistar todo o panorama alpino e das mais altas montanhas em Interlaken: Eiger, Mönch e Jungfrau, junto dos lagos de Thun e Brienz. Há um restaurante lá no alto e tem um cenário perfeito para fotografias únicas. Ver o pôr do sol lá de cima é uma experiência como poucas. Funciona do fim de Abril até o fim de outubro e entre junho e outubro há sempre uma programação bacana de música folk lá em cima.

Harder Kulm

Imagens: Jungfraubahnen

Custa 30CHF ida e volta, e tem desconto para o o Swiss Travel Pass. Aos domingos, eles servem o Breakfest Buffet, que te dá a opção de tomar um belo café da manhã bem servido lá no alto da montanha, bom para começar o dia! E há pouco foi inaugurada a Theme Trail, uma trilha com painéis informativos sobre a ferrovia com mais de 100 anos de idade que leva até o topo de Harder Kulm.

Qual montanha decidir?

Espero que com estas dicas, você tenha uma ideia mais geral sobre as montanhas em Interlaken e consiga tomar a melhor decisão. Eu sei que é difícil, para fazer todas estas montanhas você teria que tirar uma semana de férias só em Interlaken – e ter à disposição alguns milhares de euros extras, já que o custo para tudo isso pode sair bem caro. De qualquer forma, você pode economizar comprando o Swiss Travel Pass, que oferece desconto para todas as montanhas desta lista.

Veja também: tudo sobre o livro mais completo da Suíça, o guia Calor Nos Alpes

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.