Conheci a Schilthorn em 2016, na minha viagem Calor Nos Alpes (que virou livro) e desde então, a montanha do 007 se tornou meu xodó. Tanto que resolvi escrever um guia completo para visitar a montanha, com todos os detalhes bonitinhos aqui pra vocês! 😀

Schilthorn Montanha 007

Onde fica a montanha Schilthorn no mapa?

Antes de mais nada, é bom dar uma olhadinha para entender onde fica esta montanha. Basicamente, ela está perto de Interlaken, mais pros lados de Lauterbrunnen, bem no meio dos Alpes Suíços. Ela é uma opção de passeio bem interessante seja no inverno ou no verão – e o melhor de tudo é que estará 100% inclusa no Swiss Travel Pass a partir de 2018.

Schilthorn Montanha 007

Leia também: Vale a pena usar o Swiss Travel Pass?

Como chegar na Schilthorn?

A melhor forma de chegar até Schilthorn é via Lauterbrunnen. Se você está usando o transporte público, basicamente terá que pegar um tem até Interlaken Ost e de lá, outro trem até Lauterbrunnen. Uma vez na cidade, você pode pegar um ônibus que leva até Stechelberg, que é o ponto de partida dos bondinhos até o topo da montanha do 007. Outra opção é caminhar de Lauterbrunnen até as cascatas da Trümmelbachfälle (que são cascadas dentro da rocha) e de lá pegar um ônibus até Stechelberg.

Schilthorn Montanha 007

Uma vez em Stechelberg, você tem acesso aos bondinhos que levam até o Schilthorn Piz Gloria, a 2970 metros de altitude.

Veja também: Passeio de helicóptero na geleira de Interlaken

Bondinhos da Schilthorn Piz Gloria

Bom, como são vários bondinhos e não tem muita informação fácil na internet sobre eles, resolvi deixar a coisa mais detalhadinha. A montanha se dividiu em 3 partes para estes bondinhos, conhecidas como “3 Chill“, “2 Thrill” e “1 View“. Esta é a parte mais importante desta montanha.

Note que você pode fazer coisas extras, como por exemplo, ir até Gimmelwald de bondinho também, saindo do mesmo ponto de partida Stechelberg. Porém, lembre-se que fazer tudo num único dia pode ser cansativo e bem caro.

Schilthorn Montanha 007

Schilthorn: 3 Chill

Neste ponto estaremos próximo a Mürren, a 1638m de altitude, ponto de partida para a Children’s Adventure Trail, a Flower Trail (inaugurada em 2016), a Northface Trail e a Mountain View Trail. Estas são trilhas de montanha com diferentes níveis de dificuldade, passeios interessantes se você gosta de caminhar. As duas primeiras trilhas são adequadas para ir com crianças.


Schilthorn 3 Chill

Imagens: Schilthorn

Se você quer ter somente uma experiência de trilha, pode pagar o bondinho até este ponto e fazer as caminhadas ali. Para voltar, pegue o mesmo bondinho no sentido contrátio até Stechelberg e de lá, o ônibus até Lauterbrunnen.

Em Mürren e em Allmendhubel há restaurantes, lugar para fazer churrasco e ponto de observação do panorama das montanhas. E se você não gosta de caminhar, ainda tem a opção de andar de funicular ou aquelas cadeirinhas de esqui a partir deste ponto.

Durante o inverno, toda essa região vira estação de esqui.

Schilthorn 2 Thrill

Neste ponto, você já estará em Birg, a 2677 metros de altitude. Lá, você vai notar um panorama bem diferente, já pertinho das montanhas com seus picos nevados e paisagens de tirar o fôlego.

Schilthorn Montanha 007

Em 2016 foi inaugurada a Thrill Walk, uma plataforma de caminhos ultra emocionantes em cima do penhasco. De lá você poderá olhar para baixo no piso vazado ou na plataforma de vidro e sentir a adrenalina correndo na veia. Se for ainda mais corajoso, poderá atravessar o túnel de metal ou andar na corda bamba bem em cima do desfiladeiro. Esses engenheiros suíços…

Também há várias trilhas saindo deste ponto, porém, são todas com dificuldade avançada e exigem equipamentos de montanha. No inverno, pistas de esqui de dificuldade azul, vermelha e preta estão neste ponto.

Schilthorn 2 Thrill

Schilthorn 1 View

Este é o ponto do Piz Gloria, o topo da montanha, a 2971 metros de altitude. Neste lugar, você poderá apreciar uma vista perfeita dos Alpes Suíços dentro da estrutura que eles fizeram, a Skyline View. Trata-se de uma plataforma enorme por onde você pode caminhar com segurança e observar todo o panorama das montanhas com a ajuda de binóculos instalados ao redor. Além disso, você se sentirá no filme do 007 – a Serviço Secreto de sua Majestade – isso porque o lugar foi cenário do filme e está cheio de referências a James Bond lá em cima.

Schilthorn Montanha 007

Falando em James Bond, é lá que está o Bond World, uma exposição permanente e interativa sobre o filme e o set de filmagem.

Schilthorn James Bond

Finalmente, lá no topo está o Restaurante 360 graus, um restaurante giratório que oferece a vista 360 graus. Eu pedi o hambúrguer do James Bond e aproveitei muito o momento lá no topo, super recomendo esta experiência!

Durante o inverno, corajosos podem esquiar na pista preta! Mas lembre-se de só ir se você realmente tem experiência!

Leia também: Um brasileiro na neve – tudo sobre esportes de inverno

Perguntas frequentes sobre a montanha Schilthorn

Como muita gente me procura para tirar dúvidas sobre este passeio, achei legal escrever as perguntas mais frequentes aqui. Se você tem alguma dúvida que não está listada, só comentar mais abaixo que eu respondo!

Schilthorn James Bond

Dá pra fazer a Schilthorn no mesmo dia que a Jungfrau?

Não, não dá. Cada montanha exige um dia inteiro de passeio, para ler o guia da Jungfrau, clique aqui.

Dá pra fazer a Schilthorn num bate-volta saindo de Zurique ou Lucerna?

Se você acordar bem cedo e sair antes das 7 da manhã, dá. Mas será um dia puxado e bem cansativo, recomendo fazer este bate-volta entre os meses de Abril a Outubro.

Dá pra fazer a Schilthorn no inverno?

Sim, dá pra fazer, porém, como no inverno os dias são mais curtos, você corre o risco de perder a visibilidade muito cedo. Dependendo das condições climáticas, a atração Thrill Walk pode estar fechada por motivos de segurança.

Posso deixar para comprar a Schilthorn na hora ou precisa reservar com antecedência?

Pode comprar na hora, não precisa fazer a reserva neste passeio. Porém, como esta montanha estará inclusa no Swiss Travel Pass a partir de 2018, recomendo que você compre o passe com antecedência e chegando na montanha, é só mostrar o passe na bilheteria de Stechelberg.

Schilthorn James Bond

Leia também: relato da minha experiência na montanha Schilthorn

Sugestão de hotéis em Interlaken

Eu sugiro que você faça a base em Interlaken, que é a cidade mais estruturada e mais próxima às atrações de montanha como a Jungfrau e a Schilthorn. Neste caso, há vários hotéis interessantes e um que me chama muito a atenção é o Hotel Derby.

Hotel Interlaken

Este é um hotel familiar, padrão 3 estrelas, localizado próximo ao centro e as zonas mais importantes de Interlaken, adorei quando estive por lá.

 

Hotel Derby
Endereço: Jungfraustrasse 70, Interlaken
Reserve direto pelo Booking.com

Faça a reserva deste hotel agora pelo Booking.com e pague somente na chegada

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.