O Eu Ando Pelo Mundo publica hoje um dos destinos mais pedidos em blogs de viagens: as ilhas britânicas. Conheça aqui o melhor da Inglaterra, Escócia e Irlanda segundo os ingleses, escoceses e irlandeses! 😀

Eu fiz este passeio em 20 dias, contando com a chegada e a saída. Mas se você tem menos tempo, pode fazer o mesmo roteiro em 15 dias. Para quem tem menos de 15 dias, eu recomendo um passeio mais curto, deixando de fora alguns lugares, assim dá pra aproveitar melhor cada passeio sem entrar naquela correria absurda. Confira!

Grã-Bretanha, Reino Unido ou Ilhas Britânicas?

Primeiro é importante entender a diferença entre cada lugar, é fácil, olha:

 Ok, entendi. Mas o que tem de bom lá? 3 Razões para visitar o UK e a Irlanda!

  1. Uma arquitetura espetacular: prepare-se para ver construções medievais, romanas e góticas ao mesmo tempo. E não é coisa simples. É construção de imperador, de rei absolutista, de disnastia Tudor, e por aí vai. É realmente fora do comum.
  2. Whisky e Cerveja de primeira: sabe a lenda do whisky  que é filtrado sabe-se lá quantas vezes e deixa a bebida mais encorpada, pura e com melhor sabor? Pois é, essa lenda existe, e corresponde aos melhores whiskeys do mundo. Você de quebra também pode conhecer ótimas marcas de cervejas, entre elas a Guinness que é produzida em Dublin.
  3. História: não importa o quanto você odiou a história na escola. A história deste lugar é tão fascinante que você vai acabar entrando no clima e se tornará um amante dela, sejam pelos temas de reis tiranos, guerras intermináveis,  lendas ou grandes heróis. Você provavelmente já ouviu falar dos filmes Coração Valente, Rainha Victória ou O discurso do Rei, certo? Pois é. São produções hollywoodianas que só ficaram famosas e ganharam prêmios pela quantidade de história deste lugar. Já ouviu falar de William Wallace? Wiston Churchill? Adam Smith? Oscar Wilde? Queen Elizabeth I? Só caminhar pelas ruas deste lugar e você entenderá cada personagem e vai voltar para casa louco para estudar história e entender tudo o que viu na sua viagem pelo Reino Unido e Irlanda.

Ok, me convenci. Qual o roteiro?

1. Londres

Desembarque em Londres. Seu primeiro dia DEVE ser lá. Aliás, Londres é uma cidade para passar tantos dias quantos forem possível. Tem tanta coisa para ver e conhecer que você não vai conseguir fazer tudo neste roteiro, se conforme desde já. Mas comece por lá. Além das atrações turísticas de Londres que estão disponíveis em qualquer guia de viagem, os londrinos indicam: vá em pelo menos um museu de arte – se possível o National Gallery. Vá a Camden Town, bairro loucaço que vai quebrar os seus paradigmas, e uma vez lá, encontre o Camley Street Natural Park, que fica aberto até as 17:00, os ingleses adoram. Vá a pelo menos um balada eletrônica como a Back Room do Aquarium Club e tome pelo menos um chá às 17:00, (ok, esta não é recomendação inglesa, é minha mesmo). Ah gente, quem nunca teve vontade de tomar o chá das cinco em Londres?!  Reserve entre 3 e 5 dias para Londres.

londres15

Onde ficar em Londres?

Não cometa a mesma burrada que eu. Eu quis economizar e achei um hostel baratinho, perto do metrô. Só que na zona 4!!! Só o bilhete do metrô custava a bagatela de 16 libras, e não tinha nada ali perto para fazer. E o hostel que eu fiquei foi uma das piores experiências que eu já passei na vida. Então, para evitar furadas, tente se hospedar nas zonas 1 ou 2. É lá que estão a maior parte das atrações para visitar e os melhores lugares para se hospedar.

Faça o Download das zonas de metrô de Londres

Tem mais, dormir em Londres é caro. Não há opção barata (nem mesmo a opção baratinha horrorosa que eu fiquei era lá baratinha), portanto, aceite o fato que será o mais caro de Londres. Eu depois de muito procurar ainda não achei o cantinho ideal para me hospedar em Londres, mas há algumas opções mais econômicas, estilo pousadinha, nota 7 no booking. Dá uma olhada neste link.

2. Interior da Inglaterra

Depois de Londres, faça um tour no interior da Inglaterra. Eu fui a York, cidade onde se encontram os ingleses mais ingleses de toda a Inglaterra. Vai por mim, é lá que concentra quase tudo o que há de mais tradicional de todo o país. Se quiser saber mais sobre York, clique aqui. Também vale conhecer qualquer uma destas cidades: Birmingham, Leeds, Liverpool, Newcastle, Cambridge. Em qualquer uma destas cidades, coma o fish and chips, que nada mais é que peixe frito com batata frita, mas os ingleses adoram. Também tente encontrar o yorkshire pudding, que é um bolinho de farinha de trigo, que serve para acompanhar tanto doces como pratos salgados. Para beber, cerveja inglesa, nem invente de pedir Guinness aqui! Para chegar lá você pode usar tanto o trem como o ônibus, o país é pequeno, em poucas horas você conhece de norte ao sul da Inglaterra, e é muito seguro viajar por lá. Reserve entre 2 e 3 dias para o interior da Inglaterra.

york

3. Edimburgo

Edimburgo é uma das cidades mais interessantes de toda a Grã-Bretanha. É cheia de monumentos, castelos antigos e construções medievais. Os escoceses são muito simpáticos e adoram receber viajantes. A comida é baseada em tortas e bolinhos fritos com alguns vegetais cozidos, é bastante pesada, inclusive a sobremesa, e eles recomendam gastar tempo na comida. Experimente o exótico Haggis, prato típico de lá bastante famoso, na minha opinião uma versão mais trabalhada da nossa “buchada”, ao menos o conceito é bem parecido.  Só lá eu vi o que eles chamam de “deep fried mars bars” ou seja, barra de chocolate empanada e frita! Oi? O Whiskey é realmente muito saboroso, mas a cerveja é também uma bebida bastante apreciada por eles.

edimburgo3
A Universidade de Edimburgo, fundada em 1582, produziu gênios como Charles Darwin, David Hume e Peter Higgs, para citar alguns, e está entre as melhores do mundo. E finalmente, Edimburgo tem paisagens de tirar o fôlego. Reserve 2 dias para Edimburgo.

Hospedagem em Edimburgo?

Em Edimburgo eu dormi em um hostel muito legal. Adorei a experiência, muito diferente da experiência em Londres. Neste caso eu escolhi um lugar bem localizado e com melhores referências – O High Street Hostel, com quarto compartilhado e banheiro coletivo. Confesso que eu já passei da idade de fazer mochilão assim, então eu prefiro os B&B que te oferecem um mínimo de conforto (banheiro dentro do quarto privado)!

4. Highlands

As Highlands são a região noroeste da Escócia onde, se encontram as montanhas, lagos e paisagens espetaculares. É pouco povoada, possui sua própria identidade cultural de influência celta e eles falam o gaélico, além do inglês. É ainda uma região agrícola e produtora do Highland Cattle, uma espécie de boi típico e originário de lá. É ainda nas Highlands que fica o famoso Lago Ness, com a lenda do monstro e tudo mais. A capital é a charmosa Inverness, com cerca de 50mil habitantes, cercada pelo Rio Ness. As Highlands são orgulho escocês, e se conseguir conhecer alguém de lá, peça que lhe conte alguma lenda celta. É de arrepiar. Eu gostei tanto das Highlands que fiz um post só sobre elas. Se quiser ler mais sobre as Highlands Escocesas, clique aqui. Reserve entre 2 e 3 dias para as Highlands.

highlands12

5. Dublin

Para chegar em Dublin, só de avião. Não há conexão por baixo da água, como o caso do Eurostar (aquele que liga Paris a Londres). Desde Edimburgo até Dublin há vôos pela Ryanair, mas se você tem mala grande é melhor buscar outra companhia aérea, porque a Ryanair te cobra a mais pela mala que você for despachar. Em Dublin você pode visitar os museus e castelos antigos, há um museu particularmente divertido sobre a história da Irlanda que é o Dublinia, que recria Dublin do século 12. Outro forte são as igrejas, as fábricas Guinness Brewery e Old Jameson Distillery e claro, os Pubs Irlandeses. Se há tempo, aproveite para visitar Howth, no subúrbio de Dublin, originalmente uma vila de pescadores e que hoje concentra várias casas de veraneio, onde os donos dos veleiros se divertem aos finais de semana.   Reserve entre 2 e 3 dias para Dublin.

dublin

Onde dormir em Dublin?!

Eu dormi em um hostel bem localizado, com banheiro privado, apesar do quarto des compartilhado. Lá eu conheci umas francesas que me contaram boas histórias sobre vinhos e queijos franceses. É o lado bom de dormir em Hostel. Eu fiquei no Ashfield Hostel – que incluía o café da manhã (esquema hostel!)

6. Cliffs of Moher

As Cliffs são a parte da costa oeste da Irlanda, onde se encontram os lindíssimos penhascos Cliffs of Moher, perto da cidade Galway, uma recomendação Irlandesa. Alguns penhascos chegam a ter 220 metros de altura, dá um medo gigante chegar lá perto. Desde Dublin são mais ou menos 2 horas para chegar lá, e é possível fazer o passeio num bate e volta, há várias companhias de turismo que fazem a rota saindo de Dublin cedinho e chegando na cidade à noite. Se quiser fazer a rota independentemente, há vários horários de ônibos que saem de Dublin para Galway, diariamente. Para conhecer as Cliffs, 1 dia é suficiente. Reserve 1 dia a mais, caso queira conhecer Galway, que é uma cidade super bonitinha, paraíso de verão dos Irlandeses. Para reservar um hotel em Galway, clique aqui.

cliffs_moher

Incrível?

Esta foi a minha primeira viagem para a Europa. Voltei pro Brasil decidida a me mudar, e poucos meses depois já estava em território europeu outra vez, agora para ficar. Então posso dizer que esta foi a viagem que mudou a minha vida. Além disso, fiz a viagem sozinha. Mulher, viajando sozinha e sem nem um arranhão, Brasil. Claro, cuidados são necessários, mas não desencorajam uma aventureira que queira passar uns dias consigo mesma e com estas paisagens maravilhosas. Se você também está pensando em viajar sozinha, digo uma coisa: VÁ!!! E depois me conta como foi! 😀

Links úteis para a sua viagem pela Inglaterra e Reino Unido

Separei uma lista de links úteis para você que está preparando a sua viagem para a terra da rainha. Aqui vai um post com dicas para quem vai a Londres pela primeira vez. Por via das dúvidas, vale ler também outro post sobre Londres, com dicas para quem vai passear pela segunda vez em Londres. Se voce quiser passear pelo interior da Inglaterra, sugiro ler este post rápido sobre York, uma cidade linda e fora da rota, bem bacana de conhecer também!

Se você quiser dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, tem uma volta por Bath e Stonehenge, passeio para visitar os estúdios do Harry Potter, e uma excursão até a charmosíssima Oxford. Tem muitas excursões de um dia saindo de Londres, vale a pena conhecer todas as opções aqui neste link.

Aqui vai o link com a rota que eu fiz pelo Reino Unido e Irlanda. E outro link com dicas sobre as Highlands Escocesas (cara, não perca a Escócia, o país é fantástico, juro!)

Por fim, aqui vão os links com a lista de hotéis mais legais para se hospedar nas cidades mais pop do Reino Unido:

Melhores hotéis para ficar em Londres Melhores hotéis para ficar em Liverpool Melhores hotéis para ficar em York Melhores hotéis para ficar em Glasgow Melhores hotéis para ficar em Edimburgo Melhores hotéis para ficar em Inverness

Se ainda assim precisa de ajuda, eu fiz este post com algumas dicas para economizar na hora de reservar um hotel. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa.

E recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Achei os preços deles ótimos e eles dão 5% de desconto para os leitores do blog se você fizer o seguro através deste link aqui.