Gente talentosa tem em qualquer lugar do mundo, mas estes caras colocaram a Suíça como um dos países mais inovadores na arte reciclada. Mais que evitar o desperdício e o descarte de alguns materiais como correias velhas de bicicleta, pregos, parafusos usados, entre outros (coisa que a Suíça já é referência) o que eles fazem é encontrar uma nova função para tais peças, criando esculturas maravilhosas com elas. Eu já tinha visto alguns objetos feitos de metal reciclado, mas as peças destes caras estão em outro patamar artístico.

E o melhor, estes suíços conseguiram fazer do mundo seu próprio atelier. Eles recolhem materiais em várias cidades da Europa, América e Ásia e levam a matéria prima para o sudeste asiático, onde hoje está localizado o centro de produção dos artistas. O trabalho é dividido por toda a equipe (cerca de 20 pessoas), cada um é responsável pela produção e exposição das peças. Após 6 meses de montagem de cada esculutura, os artistas saem viajando o mundo para vender seus objetos! Não é incrível?! As lojas são sempre itinerantes e passam por várias cidades, normalmente na Europa e Estados Unidos.

Imagen

Dependendo do tamanho da escultura eles podem levar até 8 semanas fazendo uma única peça, o que deixa o trabalho realmente impecável. Como tudo é feito manualmente, o acabamento, os detalhes e as expressões chocam pela qualidade e pela criatividade. Os pequenos detalhes importam tanto quanto o resultado final, e não há discussão: se a escultura não agradar à todos, eles a refazem até que ela atinja a perfeição por eles buscada. O mais incrível é fazer de uma simples correia de bicicleta pode virar uma cauda de dragão, os dedos de uma boneca ou o rabo do burrinho do shrek! 😀

Você pode encontrar todas as informações sobre eles no site Recycleart . Em Zurique as lojas itinerantes serão nos dias 27 e 28 de setembro e depois 4 e 5 de outubro. As viagens pelo mundo normalmente acontecem no verão do hemisfério norte, e quando o frio começa a chegar, eles voltam para os estúdios para produzir mais peças! Pode-se dizer, portanto, que cada escultura é praticamente exclusiva, já que somente algumas unidades de cada peça são produzidas por vez.

Imagen

É ou não é uma ótima idéia para quem sonha em viver viajando e fazendo algo diferente?! O dia a dia deles envolve um trabalho de projeção dos esboços e soldagem das peças, até a chegada do verão, quando então eles viajam pelo mundo vendendo o resultado de seu esforço nos 6 meses anteriores. Com o lucro das vendas das peças eles pagam seus custos de produção, os artistas e as viagens! Para quem diz ser muito difícil viver de arte, tá aí uma prova de que com esforço, dedicação e uma idéia, tudo é possível! 🙂

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.