Buscando dicas sobre o Porto? Chegou no lugar certo! Na verdade, vamos falar de Porto e de Vila Nova de Gaia, duas jóias portuguesas que merecem a sua visita! Mas, antes de mais nada, deixa eu contar que as dicas deste post foram um presente de uma amiga que conhece muito bem a região, junto com um pouco da minha experiência. 😉

Para quem não sabe, Porto e Gaia são separadas pelo belíssimo rio Douro e estão ficando cada vez mais procuradas pelos turistas do mundo inteiro. Além dos famosíssimos Vinho do Porto e do Bacalhau, há muitas maravilhas arquitetônicas, muita comida boa e uma natureza magnífica para explorar. Ah, a cidade do Porto é sempre no masculino, tipo o Recife, o Goiás, o Alegrete! Então já vai entrando no clima Do Porto, e não estranha, vou falar no masculino para que a coisa fique mais local!

Porto e Vila Nova de Gaia

Onde fica o Porto no mapa?

Fica no norte de Portugal, no litoral do Atlântico, às margens do Rio Douro e possui conexão com várias cidades do mundo, devido ao aeroporto Internacional do Porto. Ou seja, se você quiser fazer um vôo direto para o Porto, pode, mas como Portugal é um país bem pequenucho, dá pra fazer uma viagem começando por Lisboa e passando por Porto e Vila Nova de Gaia, e de repente você ainda consegue explorar a Espanha, já pensou?

Como chegar no Porto?

Para aproveitar preços aéreos mais em conta, chegue em Lisboa e de lá pegue um trem ou um carro para Porto. Se decidir chegar de avião diretamente, também pode, mas daí perde o passeio terrestre que é lindo!

Em Lisboa, pegue o trem de alta velocidade – Alfapendular – na Estação de Comboios (jeito português de chamar os trens) Santa Apolônia e vá direto ao Porto (Estação De Comboios Campanhã).

Uma vez no Porto, visite Gaia que é bem do lado. Outra opção é alugar um carro em Lisboa e ir dirigindo até lá! Super passeio! Aqui no Link do Rental Cars você pode verificar as melhores tarifas de aluguel de carro na Europa e já reservar antecipadamente o carro em Portugal (recomendo).

O que fazer no Porto?

Dentro da rota turística os passeios mais populares são bem numerosos. Veja tudo o que dá pra fazer numa primeira viagem ao Porto e à Vila Nova de Gaia.

1. Conhecer a Sé Catedral

A Sé Catedral é imponente e de rara beleza em seu interior. É para ser vista e admirada sem pressa, bem como seu claustro, no lado Sul. Na ampla praça da catedral, conhecida como Terreiro da Sé, se tem uma visão privilegiada da cidade, do rio Douro e parte da Ribeira. Pertinho da Sé Catedral, estando no Terreiro da Sé, à esquerda, desça uma escadaria e vá conhecer a Igreja de São Lourenço (Séc. XVI), também conhecida como Igreja dos Grilos, em estilo maneirista.

2. Visitar as Igrejas

Igreja dos Grilos
Lá dentro você ficará deslumbrado com a riqueza de detalhes e o belíssimo retábulo de Nossa Senhora da Purificação, em talha dourada. É chamada de Igreja dos Grilos por ter sido, após a expulsão dos Jesuítas (primeiros proprietários), vendida aos Eremitas Descalços de Santo Agostinho, conhecidos como “Frades Grilos”, que ali permaneceram até 1.832.

Igreja de Santa Clara
Esta igreja apresenta um grande contraste entre a extrema simplicidade de sua fachada e o luxuoso interior de entalhes em ouro. Impressiona pela suntuosidade e beleza! Fica junto às Muralhas Fernandinas (Séc. XIV), estando bem próxima do Funicular dos Guindais, que liga o bairro da Batalha à Ribeira, na parte baixa da cidade.

Igreja do Carmo e Igreja das Carmelitas (lado a lado), no bairro da Cordoaria
A Igreja do Carmo possui um imenso painel de azulejos na sua lateral externa e a Igreja das Carmelitas, antes anexa ao Convento (convertido em parte de um quartel) também é muito bonita.

Igreja de São Francisco
Impressiona pela riqueza de detalhes recobertos com mais de 200 kg de ouro e a maravilhosa obra “Árvore de Jessé”.

Outras igrejas:
Igreja e Torre dos Clérigos
Igreja de Santo Ildefonso (na Praça da Batalha)
Igreja de São Nicolau (quase em frente à de São Francisco).

3. Passear na Ribeira

Ribeira é uma região que fica perto do Rio Douro, no centro histórico de Porto. De lá se pode ver as caves de vinho e a ponte D. Luís, duas atrações bem populares em Porto. O charme são as casas coloridas que disputam espaço, no meio das ruas estreitas, com lojas, restaurantes e gente caminhando.

Se quiser uma dica de restaurante ali mesmo na Ribeira, vá ao  “Chez Lapin” e peça o “Bacalhau com Natas”, ou “Polvo Assado”, ou quem sabe um “Novilho com Vinho do Porto”. Comida boa demais e farta, pode pedir uma mesa na “esplanada” vendo o rio Douro, ou então na parte interna do restaurante, é um lugar para ir comer devagarinho, degustando!

Outra dica: o restaurante Fish Fixe, que também tem comida boa, farta, deliciosa e um ambiente super legal ali na Ribeira também.

Aproveite que estará ali perto e faça o Cruzeiro das Seis Pontes. É um cruzeiro no rio Douro, nestes barcos chamados Rabelo. Eles partem do cais da Ribeira, passando pelas seis pontes que ligam o Porto à Gaia, vão até as proximidades da foz e retornam à Ribeira, lindo!

Porto e Vila Nova de Gaia

4. Ver o Palácio da Bolsa

Este palácio foi construído no lugar do antigo Mosteiro de São Francisco, resultando numa edificação belíssima!

5. Andar de Bonde

Tá aí uma coisa que você precisa fazer é andar de bonde elétrico, que em Porto são retrôs e absolutamente lindos!

5. Conhecer a Fundação Serralves e o Museu de Arte Contemporânea

A fundação cultural é uma das mais importantes de Portugal e o museu é o mais visitado em todo o país. O prédio mistura arquitetura contemporânea com Art Decò e toques de modernismo.

6. Casa da Música

É a principal sada de concertos de Porto, em que se apresentam as três orquestras principais da cidade. O prédio foi projetado por Rem Koolhaas sendo finalizado em 2005.

Porto e Vila Nova de Gaia

 

7.Café Majestic (no calçadão da Rua Santa Catarina)

Este Café está na lista dos 10 melhores cafés do mundo! Além da comida deliciosa, o atendimento é excelente e a decoração é linda!

8. Passear em Vila Nova de Gaia

Desde Porto, você pode cruzar a ponte Luis I à pé! Vá para Vila Nova de Gaia pela parte superior (por onde vai o metrô) e aproveite para fazer fotos fantásticas! Chegando em Gaia, do lado esquerdo, vê-se, em destaque, o Mosteiro da Serra do Pilar, outra visita inesquecível. Neste mosteiro tem um capela circular, lindíssima, com visitação paga e que dá direito a conhecer o claustro circular belíssimo e subir escadarias (acompanhados de um soldado – pois lá, agora, é um quartel da Artilharia) até o alto da cúpula da capela, de onde se tem uma visão estonteante.

Porto e Vila Nova de Gaia

9. Provar vinho e comer bacalhau!

As famosas caves de vinho do Porto ficam em Vila Nova de Gaia e merecem uma visita, pois são  muitas e de excelente qualidade, como a “Sandeman”, “Ramos Pinto”, “Croft”, “Ferreira”, “Taylor”, etc. Na margem do rio Douro, em Gaia, também se come excelentes pratos de bacalhau, camarões, peixes diversos, polvo e muito mais, tudo muito farto e apetitoso. E quando for retornar de Gaia (andando, para fazer a digestão…) use a parte inferior da Ponte Luis I (onde passam os carros). Pode-se usar os taxis, ônibus de turismo, etc., mas à pé é uma delícia!

Porto e Vila Nova de Gaia

10. Forte de São Francisco Xavier

(“Castelo do Queijo” devido ao seu formato), fica bem na beira do Oceano Atlântico, na Pérgola da Foz, Praia do Ourigo, e, na parte do centro da cidade, o “Mercado do Bolhão”.

Passeios fora da rota no Porto?

A cidade do Porto tem praças lindas, avenidas largas e uma infinidade de lugares para se ver, joalherias (com as famosas filigranas portuguesas) e um comércio de ótima qualidade.

Se estiver no calçadão da rua Santa Catarina, vá conhecer o “Mengos – Pastelaria e Restaurante”, onde os mais deliciosos risóis (risoles) de camarão, pastéis (bolinhos) de bacalhau e infinitas outras delícias certamente serão maravilhosas surpresas. Isto sem falar num “Fino” geladinho (chope), um suco de frutas e doces de enlouquecer qualquer um! (Rua Santa Catarina nº 161).

Outra sugestão é o Café Santiago, na rua Passos Manuel nº 198, próximo à Praça da Batalha. Lá a tentação se chama “Francesinha”… Não dá para descrever… Só vendo e comendo! E o cachorro quente no prato? Perfeito! Que molho é aquele, mamma mia!!!

Para comer um sorvete tão delicioso quanto os italianos, vá para a “Sorveteria Amorefrato”, na rua Passos Manuel nº 69. Uma infinidade de sabores, além de tantas outras delícias. Ali pertinho do calçadão da Santa Catarina e da região de comércio.

Onde dormir no Porto?

No Porto, o melhor é procurar se hospedar num hotel próximo às regiões da Baixa, do Centro, da Ribeira, nas proximidades do centro histórico, pois facilita bastante para bons passeios e descobertas à pé. Um hotel que eu recomendo é o Hotel Quality Inn que tem uma ótima relação custo X benefício, com bons preços e bons serviços, além de estar numa localização excelente, perto de tudo!

6711511_orig.jpg

*** Hotel Quality Inn Porto ***
Praça da Batalha,127-130, Santo Ildefonso
4000-102 Porto, Portugal

Aproveita e faz uma boa viagem, coma muito e divirta-se!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com