Entre as praias que eu mais recomendo no litoral do Nordeste, sem dúvida Pipa está no meu top 5. Isso porque Pipa não é somente uma linda praia, mas é um lugar com uma energia diferente! Não é à toa que Pipa recebe o apelido carinhoso de “Piparaíso”!

Pipa

Quem conhece Pipa sabe que a cidade, além de ser um vilarejo típico de pescadores, é um lugar que oferece muitas opções de lazer para todos os gostos, como passeios de jangada, escaladas e caminhadas nas falésias e penhascos (TOP!), mergulho nas águas cristalinas, e claro, botecos na beira da praia para quem adora cervejar! Fora da praia também há muitos bares, restaurantes, lojas com artigos locais, artesanato e inúmeras pousadinhas lindas para descansar!

Pipa é também uma das praias mais badaladas do litoral do Rio Grande do Norte, perfeita para quem gosta de aproveitar os agitos norturnos e conhecer gente nova, entre eles, muitos gringos! Em pipa se fala mais espanhol que português, há muitos argentinos passeando e vivendo por lá! A maioria dos garçons, por exemplo, são argentinos! E tá cheio de hippie latinoamericano fazendo massagens, vendendo artesanatos, pinturas e shows ao vivo! Se você conversar com eles, te dirão: a coisa tava feia na Argentina, um amigo veio e me indicou vir também, resolvi arriscar e hoje não saio mais daqui! #inspiração #piparaíso

Onde fica Pipa no mapa?

Vamos lá, pra facilitar o mapa, fica entre as cidades de Natal e João Pessoa, só que um pouco mais perto de Natal. Muitos moradores destas capitais vão à Pipa de dia, quando o assunto é praia, e à noite, quando o assunto é festa. Eu já fiz ambas as coisas e garanto que tanto praia como balada são igualmente incríveis em Pipa. A coisa é tão séria que a praia já virou até verbo no nordeste: “bora pipar?” É quando os locais resolvem sair das cidades ao redor e parar em Pipa!

Como chegar em Pipa?

De carro, saindo de Natal ou João Pessoa. Se você não mora nessas cidades, planeje chegar lá de avião e lá alugue um carro por 1 dia, pelo menos, para chegar em Pipa. Você pode sair cedinho, dirigir até Pipa, estacionar o carro lá, passar o dia e voltar. Também pode ir de noite para Pipa e voltar no dia seguinte.

Pipa

Recomendo que você passe 2 dias em Pipa, assim conhece bem a cidade e aproveita a noite também! Meu conselho é que você chegue em pipa de manhã e vá pra praia. Daí conhece a cidade melhor à tarde, quando o sol já não é tão forte. Depois, você sai para um pouco de vida noturna, dorme e passa desde o dia seguinte até o meio da tarde em Pipa, depois volta para a base ou segue a viagem pelo Nordeste!

O que fazer em Pipa?

Primeiro, tem as praias! Escolha entre a Praia do Amor, Praia do Madeiro e Praia do Centro, todas são excelentes! Na Praia do Amor, recomendo que busque a Barraca 4:20 ou Piratas Beach Club, que têm ótimo atendimento e breja sempre gelaaaada! Na Praia do Madeiro, busque a Barraca do Jegue e se ficar na Praia do Centro, qualquer barraca serve! Experimente o pastel de caranguejo!!!

Tem também o passeio de Pau-de-Arara, um jipe 4X4 com carroceria, onde ficam os turistas! O passeio começa no Chapadão, sobre as falésias e segue para o Santuário Ecológico de Pipa, com trilhas e mirantes. Depois passa nas piscinas naturais da praia de Simaúma em Barra do Cunhaú, com almoço em uma fazenda de cultivo de camarão. Uma descida emocionante de esquibunda acontece em frente à praia de Cambicinhas e finaliza com o pôr-do-sol na lagoa de Guaraíras. Massa né?

Imagem

Para madrugadores (ou baladeiros até o sol raiar) há o chapadão, que é literalmente uma chapada de onde se vê o nascer do sol de um jeito espetacular! Atenção que lá pelas 5:30 o sol começa e às 6:00 já tá claro, maior solão!

Para quem curte, dá pra fazer o SUP (Stand Up Paddle) com o John (Jhonatan Abreu), da Evolution Surf School, custa 20 reais e muito suor para cada hora de exercício. No mar a coisa é tensa!!! E ainda na onda do esporte, tem o Surf com Golfinhos, também 20 reais por hora o aluguel da prancha. Tem o  Slackline, que é a tal da corda bamba que o povo caminha sobre ela, agora isso é esporte também, é só chegar lá no bar 4:20 que tem! E que tal uma massagem na praia? Hippies por toda parte oferecem o serviço!

Entre os passeios há um passeio de barco com golfinhos que é bem tradicional e para ver o pôr-do-sol, vá ao Mirante Sunset Bar ou ao Píer na Baía dos Golfinhos.

Imagem

Baladas e Restaurantes em Pipa

A rua das baladas é a Av. Baía dos Golfinhos.  A partir das 21:00 até às 2:00 da manhã, há vendedores ambulantes pela rua vendendo cerveja, muita gente fica pela rua mesmo esquentando, até decidir onde ir! Há dois bares (um de frente para o outro) que competem o som, ali é onde está o “fervo” de pipa!

Seus planos podem seguir pelo Ágora Lounge Bar, um lugar bacana para ouvir música e dançar! Funciona de segunda a quinta, toca salsa, samba, forró e reagge, cada dia é um cardápio musical diferente! Fica na Av. Baia dos Golfinhos, 795 , próximo à descida da praça principal. Se ainda estiver na pilha, a boate Calangos é a mais tradicional, no verão ferve! Tem desde DJs a shows ao vivo, o movimento começa aumentar a partir das 2:00 da manhã. Outra opção é o Ânima Pipa, a boate nova da cidade, também funciona das 2:00 em diante e se você estiver animado até as 6hs da manhã, poderá ver o nascer no sol na praia!

ImagemFoto: Deivid Ribeiro

 Comidas

Vou fazer um resumão, é que tem muita coisa em Pipa, mas os que eu mais curto são:

Onde dormir em Pipa?

Acho que o melhor em Pipa é um lugarzinho estilo pousada, simples, com carinha de praia, acolhedor, sabe? Cantinho gostoso para que você se sinta em casa!

Recomendo duas pousadas, a primeira é a Pipa’s Ocean Flat, um flat com café da manhã e vista pra praia do centro. A segunda é a Pousada Cavalo Marinho, uma pousada simples, estilo casa de vó, perto da avenida principal. O ideal é que seu hotel ou pousada seja perto do centro, para que seu carro fique no estacionamento e a noite você possa rodar a pé pela cidade.

ImagemRuim a vida lá, né? Sério, pensando seriamente em mudar os planos e viver em Pipa!

Últimas dicas sobre Pipa

Os estacionamentos costumam ser caros em Pipa, mesmo nos locais públicos, porque há vários guardadores por ali, que cobram entre 10 e 20 reais o dia. Durante o dia, na maior parte dos lugares você precisará comprar o bilhete zona azul e ficar de olho para estar sempre dentro do horário certo no local estacionado. Nunca deixe objetos de valor dentro do seu carro! Beba muita água e passe muito protetor solar porque né, é o Nordeste!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com